Pular para o conteúdo principal

Mari-PB do século XXI

Desde a fundação de Mari, antiga Araça, data de 1875, com a construção da rede ferroviária a mando do Imperador Dom Pedro II, entendia-se que o progresso era questão de tempo.
Depois de sua emanicipação política, o município viveu outros ares, e sua economia girando em torno principalmente da agricultura, pois o progresso estava se confirmando nas décadas de 60,70 e 80. Na década de 90 Mari, acompanhou o momento do país, que vivia o impeachment de Collor e em seguida o plano real de FHC.
No século XXI, Mari começa viver um verdadeiro drama em sua história, o fechamento do hospital Santa Cecilia. Desde o fechamento da maior unidade médica da cidade, não se têm mais registro de mariense nascidos na cidade.
Outro fato que retrata bem o momento, é a inércia do poder público, levando a um clima de " Deus nos acudas" com falta de serviço público, que inclusive são garantidos por lei aos cidadãos.
"Ponto firme da atual gestão, construção de um hospital de pequeno porte, pavimentação de vias,  esses foram os principais investimentos que minimizam os problemas de parte da população".
"Ponto negativo da atual gestão, é a saúde que mesmo com os repasses do SUS, não consegue oferecer um serviço eficiênte".
Nos últimos anos Mari, perdeu o rótulo de cidade tranquila, onde todos gostariam de envelhecer, sua violência tomou conta dos quatro cantos da cidade, com assassinatos á luz do dia e, crimes sem respostas, o medo espalhou-se por cada esquina antes povoadas.
Mari hoje está sem ordem e, sem ordem não há progresso, mas o que fazer? Parece não existir uma solução para isso. A população mariense parece viver dentro de um sistema que não se importa com o rumo que as coisas tomam; os dominantes mandam e os dominados obedecem o que lhe propõe. Dominantes inoperante e dominados sem saída, esta talvez seja a única proposta para cidade neste século.

Comentários

As Mais Visitadas

Mari - Imagem traduz a letra de Maria Anuciada Dias/União e Trabalho

Esta imagem que tem a igreja de fundo traduz a letra de Maria Anuciada Dias, da primeira parte do hino da cidade de Mari PB. Hino:                                I Minha terra hospitaleira tem um lindo céu de a nil campos vastos e verdejantes Sol e luar primaveris é Mari , cidade amada que guardo no coração és por Deus abençoada pedaço do meu Brasil Oh !  Mari terra adorada Eu te tenho grande amor És cidade do trabalho Terra do agricultor O teu povo Bravo e forte tem por ti veneração segue o lema da tua bandeira União e Trabalho Hino de Mari/ PB Letra e música: Maria Anuciada Dias Criado em: 22/08/1989 FOTO: via Facebook 

FLA: Thiago Santos rompe ligamento do joelho e será operado no próximo sábado(14)

Revista Páginas - Nesta quarta-feira (11) o Flamengo anunciou uma lista otimizada com 32 jogadores para a pré-temporada 2017. E o nome do paraibano natural da cidade de Marí, Thiago Santos, apareceu na lista do técnico Zé Ricardo. Porém o Flamengo notificou no início da noite desta quarta-feira (11) a imprensa que o atacante de 21 anos sofreu uma lesão no joelho e será operado já no próximo sábado (14). Esta é a primeira lesão grave do jovem atleta do rubro-negro carioca. O Flamengo busca dois jogadores para posição. 

Câmara Municipal de Sapé/PB realiza entrega de Títulos de Cidadão para autoridades

Na manhã de hoje (29) o Vereador Wilson Nascimento realizou a entrega de Títulos de Cidadão Sapeense as respectivas autoridades: Abimadabe Vieira- Diretora do Departamento de Educação do Trânsito DETRAN, Coronel Júlio César- do Sétimo Batalhão de Polícia Militar, Coronel Macena- da Terceira Cia de Bombeiro Militar, Dr. Frederico Magalhães- Delegado de Polícia Civil de Sapé, Capitão M. Lima-Comandante da Terceira Cia de Polícia Militar com Sede em Sapé, Capitão Amorim- Subcomandante da Terceira Cia em Sapé, e Dr. Claudio Lima-Secretário de Segurança Pública do Estado da Paraíba.  Estiveram presente o Vice-prefeito de Sapé Sr.Edson Figueiredo, o Prefeito da Cidade de Sobrado Sr. George Coelho, o Presidente da Câmara Sr. Pedro Ramos, a Vereadora da Cidade de Sapé Sra.Graça, Sr. Célio Presidente da ANDRAE (Associação Nordestina de Resgate e Administração de Emergência), que estava acompanhado de membro da Associação, Empresários  da cidade de Sapé, e também Conselheiros Tutelares do Municí