Pular para o conteúdo principal

Feira livre de Mari/PB, e sua influência sociocultural

A feira livre de Mari/PB, é uma das principais atividades econômicas do município, mesmo com o grande avanço dos supermercados. A feira ainda continua sendo a preferência dos Marienses.

A feira livre de Mari, não é apenas um local de compra e venda de produtos, é um anbiente de distração, sendo uma tradicão regional. Os consumidores além de encontrar, produtos, frescos e de excelente qualidade, eles podem ainda, socializar, trocar experiências, encontar amigos e parentes.

Realizada uma vez por semana, aos sábados, e estando localizada, num ponto de fácil acesso, estratégicamente no coração da cidade(centro). Sua estrutura física é invejável! Estima-se que tenha aproximadamente 150 bancos e barracas, separadas de acordo com o tipo de produto. A feira ainda conta com três galpões, sendo um para grãos, outro carnes e outro para farinhas.

Os feirantes e clientes, chegam logo cedo à feira, para usufruírem do que há de melhor na qualidade e diversidade de produtos. O normal é encontrar roupas coloridas, calçados com preços popular e bares e barracas, que oferecem uma variedade de pratos, como: buchada, a carne de bode, galinha de capoeira, macaxeira, inhame e a tapioca.

"Não tenho dúvidas que a feira é a modalidade popular e mais tradicional, que resiste aos tempos modernos. Com isso digo sem medo de errar, que à feira livre de Mari, é o maior patrimônio sociocultural deste município, e à única prática cultural em atividade na cidade".

A feira livre de Mari, tem uma profunda, importância social, econômica e cultural. Mesmo apesar das dificuldades enfrentadas, é imprecindível que a mesma seja preservada! Não só por sua contribuição econômica, mas também, por ela fazer parte de nossa identidade sociocultural.

RETRATAÇÃO: Meus amigos, estou pedindo desculpas à jovem, JEYSELLE GONÇALVES, por ter usado como fonte, seu ótimo trabalho de faculdade. Como base para uma matéria, que tentei explicar o momento sociocultural da feira livre de Mari. E retomo meu pedido de desculpa para jovem, que tem todos os créditos absoluto do texto.

CRÉDITOS: Jesyelle Gonçalves

Por: Aldoberg Ivanildo da Silva
Fonte: UEPB - Departamento de Geografia


Comentários

As Mais Visitadas

Vereadora eleita de cidade do Maranhão faz sexo dentro de Cartório Eleitoral com amante

Fernanda Hortegal, a vereadora recentemente eleita de Dom Pedro/MA que ficou conhecida em todo o Brasil por trair o marido médico Sansão Hortegal, transando com o seu amante na portada da casa do casal e motéis. Realizou uma fantasia ousada: fazer sexo dentro do Cartório Eleitoral, onde trabalha o pé-de-pano (seu amante). O vídeo viralizou na cidade em Dom Pedro e Região do MA. Dos 20 vídeos que o marido encontrou no celular da vereadora, a transa no Cartório Eleitoral é o que mais chama a atenção, no dia de expediente. É mole isso? Fernando Cardoso / Bastidores de Notícias

Mari/PB: Estádio Pedro Thomé de Arruda e o seu triste fim!

O Estádio Pedro Thomé de Arruda , localizado no bairro Vermelho na cidade de Mari, pertencente ao já extinto Cruzeiro E C . Vive momentos de adeus. O charmoso e aconchegante estádio foi palco de grandes espetáculos do futebol amador da cidade e da região por quase cinco décadas. Construído pelo prefeito Pedro Thomé de Arruda na década de 60. Hoje o estádio vive seus últimos momentos. Com sua estrutura totalmente abalada pelo tempo, e a falta de manutenção e sem investimentos o estádio pede socorro! A procura pelo estádio são pouquíssimas. As equipes de futebol amador da cidade, não mandam mais suas partidas no velho estádio. O velho conhecido vai deixar saudades. Aldoberg Silva Foto: Facebook e Fabio Morzart 

Mulher sequestrada após assalto aos Correios é encontrada; gerente segue desaparecido

Foi encontrada, na manhã desta terça-feira (29), a mulher sequestrada após assalto na agência dos Correios de Juarez Távora (Agreste paraibano, a 75 km de João Pessoa) nessa segunda-feira (28). O gerente da instituição, que também foi levado pelos bandidos, segue desaparecido. Segundo o comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar, major Oscar Beuttenmüller, a mulher foi encontrada em uma escola na zona rural de Juripiranga. A vítima informou que ela, o gerente dos Correios e os bandidos passaram a noite no local. Ao amanhecer, os criminosos empreenderam uma nova fuga. Ela foi abandonada na escola, enquanto o gerente continuou refém do grupo. Ainda conforme o major, a mulher está bastante assustada e não apresenta sinais de agressão. Ela será levada para a delegacia de Polícia Civil para prestar depoimento. A polícia segue mobilizada e várias viaturas realizam buscas na regi...