Pular para o conteúdo principal

Feira livre de Mari/PB, e sua influência sociocultural

A feira livre de Mari/PB, é uma das principais atividades econômicas do município, mesmo com o grande avanço dos supermercados. A feira ainda continua sendo a preferência dos Marienses.

A feira livre de Mari, não é apenas um local de compra e venda de produtos, é um anbiente de distração, sendo uma tradicão regional. Os consumidores além de encontrar, produtos, frescos e de excelente qualidade, eles podem ainda, socializar, trocar experiências, encontar amigos e parentes.

Realizada uma vez por semana, aos sábados, e estando localizada, num ponto de fácil acesso, estratégicamente no coração da cidade(centro). Sua estrutura física é invejável! Estima-se que tenha aproximadamente 150 bancos e barracas, separadas de acordo com o tipo de produto. A feira ainda conta com três galpões, sendo um para grãos, outro carnes e outro para farinhas.

Os feirantes e clientes, chegam logo cedo à feira, para usufruírem do que há de melhor na qualidade e diversidade de produtos. O normal é encontrar roupas coloridas, calçados com preços popular e bares e barracas, que oferecem uma variedade de pratos, como: buchada, a carne de bode, galinha de capoeira, macaxeira, inhame e a tapioca.

"Não tenho dúvidas que a feira é a modalidade popular e mais tradicional, que resiste aos tempos modernos. Com isso digo sem medo de errar, que à feira livre de Mari, é o maior patrimônio sociocultural deste município, e à única prática cultural em atividade na cidade".

A feira livre de Mari, tem uma profunda, importância social, econômica e cultural. Mesmo apesar das dificuldades enfrentadas, é imprecindível que a mesma seja preservada! Não só por sua contribuição econômica, mas também, por ela fazer parte de nossa identidade sociocultural.

RETRATAÇÃO: Meus amigos, estou pedindo desculpas à jovem, JEYSELLE GONÇALVES, por ter usado como fonte, seu ótimo trabalho de faculdade. Como base para uma matéria, que tentei explicar o momento sociocultural da feira livre de Mari. E retomo meu pedido de desculpa para jovem, que tem todos os créditos absoluto do texto.

CRÉDITOS: Jesyelle Gonçalves

Por: Aldoberg Ivanildo da Silva
Fonte: UEPB - Departamento de Geografia


Comentários

As Mais Visitadas

Mari - Imagem traduz a letra de Maria Anuciada Dias/União e Trabalho

Esta imagem que tem a igreja de fundo traduz a letra de Maria Anuciada Dias, da primeira parte do hino da cidade de Mari PB. Hino:                                I Minha terra hospitaleira tem um lindo céu de a nil campos vastos e verdejantes Sol e luar primaveris é Mari , cidade amada que guardo no coração és por Deus abençoada pedaço do meu Brasil Oh !  Mari terra adorada Eu te tenho grande amor És cidade do trabalho Terra do agricultor O teu povo Bravo e forte tem por ti veneração segue o lema da tua bandeira União e Trabalho Hino de Mari/ PB Letra e música: Maria Anuciada Dias Criado em: 22/08/1989 FOTO: via Facebook 

FLA: Thiago Santos rompe ligamento do joelho e será operado no próximo sábado(14)

Revista Páginas - Nesta quarta-feira (11) o Flamengo anunciou uma lista otimizada com 32 jogadores para a pré-temporada 2017. E o nome do paraibano natural da cidade de Marí, Thiago Santos, apareceu na lista do técnico Zé Ricardo. Porém o Flamengo notificou no início da noite desta quarta-feira (11) a imprensa que o atacante de 21 anos sofreu uma lesão no joelho e será operado já no próximo sábado (14). Esta é a primeira lesão grave do jovem atleta do rubro-negro carioca. O Flamengo busca dois jogadores para posição. 

Câmara Municipal de Sapé/PB realiza entrega de Títulos de Cidadão para autoridades

Na manhã de hoje (29) o Vereador Wilson Nascimento realizou a entrega de Títulos de Cidadão Sapeense as respectivas autoridades: Abimadabe Vieira- Diretora do Departamento de Educação do Trânsito DETRAN, Coronel Júlio César- do Sétimo Batalhão de Polícia Militar, Coronel Macena- da Terceira Cia de Bombeiro Militar, Dr. Frederico Magalhães- Delegado de Polícia Civil de Sapé, Capitão M. Lima-Comandante da Terceira Cia de Polícia Militar com Sede em Sapé, Capitão Amorim- Subcomandante da Terceira Cia em Sapé, e Dr. Claudio Lima-Secretário de Segurança Pública do Estado da Paraíba.  Estiveram presente o Vice-prefeito de Sapé Sr.Edson Figueiredo, o Prefeito da Cidade de Sobrado Sr. George Coelho, o Presidente da Câmara Sr. Pedro Ramos, a Vereadora da Cidade de Sapé Sra.Graça, Sr. Célio Presidente da ANDRAE (Associação Nordestina de Resgate e Administração de Emergência), que estava acompanhado de membro da Associação, Empresários  da cidade de Sapé, e também Conselheiros Tutelares do Municí