Pular para o conteúdo principal

Mari comemora 57 anos de emancipação política

Localizada na microrregião de Sapé, a 60 km de João Pessoa, o município de Mari, festeja seus 57 anos de emancipação política.
Mari, que foi elevada à categoria de cidade, por meio do decreto de lei n 1862/1958 pelo governador da época Pedro Moreno Gondim em 19 de setembro de 1958.
A cidade tem um clima tropical chuvoso com verão seco. Sua população é estimada em 21.173 habitantes   (IBGE/2010).
A sua economia gira em torno da agricultura;  mandioca, abacaxi, milho  feijão.
No turismo a cidade realiza dois eventos de expressão; Festa de São Sebastião  - em Janeiro, Festa de Emancipação Política- em setembro esta última seguida do Festival da Mandioca.
A cidade tem forte potencial na cultura com artistas de destaques; Adriano Alexandre artista plástico, Ramiro (Miro do Babau), Heleno Boca-de-Rosa artista popular, China Locutor, Beba do Violão músico.
Na comunicação o município, é uma referência revelando nomes de peso na comunicação do estado; Célio Alves, Marcelo José, Heraldo Luiz, Jota Alves, Fabiano Lima, e muitos. A cidade tem importantes veículos de comunicação; Rádio Araça FM, Revista Expresso e ExpressoPB, Farol e o Porta Umarí.
No esporte o município teve bons nomes no futebol à exemplo de Bibiu atleta do Cruzeiro clube que marcou época no estado da Paraíba nos 60, 70 e 80. Atualmente a maior referência é o atleta profissional de futebol Dudu Paraíba que atua no futebol da Europa.
Parabéns!!

Aldoberg Silva

Comentários

As Mais Visitadas

Mari - Imagem traduz a letra de Maria Anuciada Dias/União e Trabalho

Esta imagem que tem a igreja de fundo traduz a letra de Maria Anuciada Dias, da primeira parte do hino da cidade de Mari PB. Hino:                                I Minha terra hospitaleira tem um lindo céu de a nil campos vastos e verdejantes Sol e luar primaveris é Mari , cidade amada que guardo no coração és por Deus abençoada pedaço do meu Brasil Oh !  Mari terra adorada Eu te tenho grande amor És cidade do trabalho Terra do agricultor O teu povo Bravo e forte tem por ti veneração segue o lema da tua bandeira União e Trabalho Hino de Mari/ PB Letra e música: Maria Anuciada Dias Criado em: 22/08/1989 FOTO: via Facebook 

Cruzeiro E C de Mari-PB, o mais querido do brejo.

O saudoso Cruzeiro Esporte Clube de Mari-PB, uma equipe de futebol amadora, que figurou no cenário do esporte paraibano nas décadas de 70, 80 e começo de 90. Mesmo não fazendo atuações no campeonato da elite do estado, a simpatica equipe de Mari sempre orgulhou os filhos da terra, sagrando-se campeão da Copa Matutão , em 1980 - (espécie de segunda divisão do paraibano de hoje). Devido a essa alegria, a forte equipe ganhou o apelido de " O mais querido do brejo" . O Cruzeiro de Mari, foi um adversário á altura para as principais equipes do futebol paraibano, enfrentando; Treze, Campinense, Botafogo, Guarabira e o também extinto Confiança de Sapé. Possível escalacão de uma das fotos, em pé: Guri, Adroaldo, Nozinho, Lula, Mison, Alcídes, agachados: Bibiu, Ribeiro, Nêgo, Romeu e Gordo. FONTES: Federação Paraibana de Futebol CRÉDITO: Aldoberg Ivanildo da Silva

Campeão Brasileiro com o Palmeiras, goleiro já jogou em clube da PB

Revista Páginas - Depois de 22 anos o Palmeiras volta a conquistar o Campeonato Brasileiro. Invicto no gol do Palmeiras no campeonato, Jaílson já vestiu a camisa de um clube paraibano. "O Campinense Clube parabeniza seu ex goleiro, Jaílson Marcelino dos Santos, pela conquista do maior título do futebol Brasileiro". Frisou o clube paraibano. Jaílson vestiu pela primeira vez o manto Rubro-Negro no início da carreira, em 2003, e teve atuações de destaque nos jogos que atuou pelo Campinense de Campina Grande na PB.