Pular para o conteúdo principal

Xuxa é chamada de lésbica por fãs e se revolta em seu programa: Estou sem saco já!

Criticada na internet por trocar visual dito feminino por outro considerado masculino, apresentadora põe em xeque as convenções de gênero na moda

Xuxa faz seu primeiro programa na Rede Record (Foto: Divulgação)

Com mais de 30 anos de TV e figurinos de causar vergonha - nos anos 1980, ela vestiu peças verdadeiramente tenebrosas -, Xuxa enfrenta pela primeira vez uma forte oposição ao seu guarda-roupa. Isso porque, além de copiar o programa da americana Ellen DeGeneres, a brasileira resolveu replicar a imagem da apresentadora, adepta de cabelos curtos, terninhos e gravatas. Para parte dos fãs, Xuxa deixou de ser "feminina" e essa mudança seria um erro. 

Ela deveria, dizem esses mesmos fãs, abandonar o terninho e voltar ao vestido e às saias. A pressão sobre a apresentadora é tão grande que levou até Silvio Santos, no palco do Teleton deste ano, a dar pitaco contra as suas escolhas. Tamanha ingerência fez Xuxa desabafar no palco de seu programa, na última segunda-feira. "Não aguento mais", disparou, em conversa com a atriz Luana Piovani, a quem disse invejar a maneira - curta e grossa - como responde a comentários inconvenientes.

É verdade que um artista é uma espécie de produto, consumido por pessoas que com ele se identificam, seja lá por que razão. Mas até onde vai a liberdade, e mesmo o direito, do fã de opinar e sugerir mudanças - alguns têm sido agressivos com Xuxa, lançando mão de ofensas para impor seu gosto - e se há algum limite para a autonomia do artista são questões que podem e devem ser discutidas. Ainda que produto, uma figura pública é, antes de tudo, uma pessoa.

Também é verdade que Xuxa não foi original ao adotar o visual - e o formato do programa - de Ellen DeGeneres. A atração que apresenta desde agosto na Record é uma cópia piorada do talk-show comandado por Ellen na TV americana. Recém-saída da Globo, a apresentadora também acenou e fez reverência, na sua estreia em nova emissora, a Hebe Camargo e Silvio Santos, do SBT, embora seu programa não mostre a força da atração de nenhum desses pares. Xuxa pode, portanto e sem dúvida, ser acusada de falta de criatividade. E seu novo visual pode, de fato, ser dito de inspiração masculina. Mas daí a ofendê-la por isso, como alguns chegam a fazer, vai uma boa distância.

Além de ter o direito de se vestir como bem entende e de querer ser julgada não pela embalagem, mas pelo conteúdo que oferece, este sim bastante questionável, Xuxa vem dando uma contribuição, talvez de forma involuntária, a uma discussão que está quente nos últimos tempos: a dos papéis atribuídos aos gêneros. Como expressão da população, a moda é, afinal, um terreno perpassado por questões sociais, e nesse caso não seria diferente. Em um mundo em que Thammys e Caitlyn Jenners lutam pela legitimidade de suas redefinições de gênero, para o assombro de uma parcela do público, e que estrelas de Hollywood põem na ordem do dia a briga pela equidade salaria entre homens e mulheres, por que Xuxa não poderia usar terninhos? Por que usar uma gravata faria dela um protótipo de homem? E, se ela desejasse isso, por que seria um problema?

Xuxa acerta em se manter firme na sua decisão e não aposentar o traje à la Ellen DeGeneres. Pode não demonstrar aquela personalidade toda, já que copia a americana, mas colabora para um debate bastante atual.

Da Redação
Via: Veja

Comentários

As Mais Visitadas

Mari - Imagem traduz a letra de Maria Anuciada Dias/União e Trabalho

Esta imagem que tem a igreja de fundo traduz a letra de Maria Anuciada Dias, da primeira parte do hino da cidade de Mari PB. Hino:                                I Minha terra hospitaleira tem um lindo céu de a nil campos vastos e verdejantes Sol e luar primaveris é Mari , cidade amada que guardo no coração és por Deus abençoada pedaço do meu Brasil Oh !  Mari terra adorada Eu te tenho grande amor És cidade do trabalho Terra do agricultor O teu povo Bravo e forte tem por ti veneração segue o lema da tua bandeira União e Trabalho Hino de Mari/ PB Letra e música: Maria Anuciada Dias Criado em: 22/08/1989 FOTO: via Facebook 

Corinthians monta mosaico 3D para celebrar o hexa brasileiro antes do clássico

Corinthians monta mosaico 3D para celebrar o hexa brasileiro antes do clássico BRASILEIRÃO O clássico deste domingo contra o São Paulo marcou o primeiro jogo do Corinthians como campeão oficial do Campeonato Brasileiro 2015. E para comemorar o hexa nacional, o alvinegro, jogando em casa, ergueu um gigantesco mosaico em 3D nas arquibancadas da Arena Corinthians para recepcionar os atletas e festejar o título. Mas como tudo que está ligado ao novo hexacampeão sempre acirra ânimos de torcedores e dos 'antis', como o Corinthians chama os adversários, a arte dividiu opiniões nas redes sociais. Paineis brancos erguidos pela própria torcida traziam a palavra Hexa separada por um brasão erguido por cabos de aço descendo do teto da arena. Segundo imagens que vazaram na internet durante os ensaios, o emblema deveria mesmo ficar pela metade. Mas para alguns internautas, a "arte" ficou incompleta. Da Redação Via: UOL Esportes

Tubarão-martelo é capturado por pescador na Paraíba

Revista Páginas - Na praia de Lucena, litoral norte da Paraíba a 56,2 km da capital João Pessoa, um pescador conseguiu capturar, na última sexta-feira (25) um tubarão-martelo (Sphyrna spp.) Que é um gênero de tubarão, característico pelas projeções existentes em ambos os lados da cabeça, onde se localizam os olhos e as narinas.  O animal após capturado foi exposto no solo como "troféu" e atraiu centenas de  populares. Vejam as polêmicas fotos divulgadas nas redes sociais.