Pular para o conteúdo principal

Laudo médico atesta que Hitler não tinha um dos testículos

Documento revela que líder nazista não desenvolveu o órgão genital completamente

Adolf Hitler em uma foto oficial de 1937 - Agência O Globo

BERLIM — Uma das lendas em torno do líder alemão nazista Adolf Hitler reza que ele não teria um dos testículos. Nunca se soube ao certo por que — as especulações davam conta de que ele havia sido atingido por estilhaços de granada durante a Batalha do Somme, na Primeira Guerra Mundial. Mas, ontem, um documento médico revelou que Hitler na verdade sofreu de criptorquidia, uma das anomalias congênitas mais comuns no órgão genital masculino, quando um testículo não migra normalmente do interior do abdômen para o saco escrotal, durante os últimos meses de gestação.

O documento é resultado de um exame médico realizado em Hitler quando ele estava preso, após a fracassada tentativa do Golpe de Munique, em 1923, quando o Partido Nazista tentou tomar o poder do governo da Baviera. Segundo o laudo feito pelo doutor Josef Brinsteiner, oficial médico da Penitenciária de Landsberg, em 12 de novembro daquele ano, o “preso número 45, Adolf Hitler, artista, recente escritor” sofre de “criptorquidia no lado direito”, enquanto, ao mesmo tempo, se apresentava “saudável e forte”.

As anotações médicas eram dadas como perdidas, mas reapareceram em um leilão de cerca de 500 documentos atribuídos ao nazista, na Bavaria, em 2010, e foram confiscadas pelas autoridades governamentais. E apenas recentemente foram minuciosamente estudadas pelo historiador Peter Fleischmann, da Universidade de Erlangen-Nuremberg, que acaba de publicar, na Alemanha, o livro “Hitler como prisioneiro en Landsberg – 1923/24”.

— O experiente médico imediatamente reconheceu a condição médica de Hitler — contou Fleischmann ao jornal alemão “Bild”.

Diretor dos arquivos estatais de Nuremberg, Fleischmann analisou os documentos por anos. Segundo ele, mesmo atrás das grades, Hitler pôde desfrutar de luxos graças a simpatia que tinha do diretor da prisão. Era tratado por “senhor”, tinha uma cela com benfeitorias em relação às outras, e a comida que lhe serviam era preparada fora das cozinhas da cadeia. Foi na Penitenciária de Landsberg que Hitler escreveu parte do livro “Mein kampf” (“Minha luta”), onde expôs seu pensamento político e condensou as bases racistas e antissemitas da ideologia nacional-socialista.

Da Redação
Via: O Globo

Comentários

As Mais Visitadas

Corinthians monta mosaico 3D para celebrar o hexa brasileiro antes do clássico

Corinthians monta mosaico 3D para celebrar o hexa brasileiro antes do clássico BRASILEIRÃO O clássico deste domingo contra o São Paulo marcou o primeiro jogo do Corinthians como campeão oficial do Campeonato Brasileiro 2015. E para comemorar o hexa nacional, o alvinegro, jogando em casa, ergueu um gigantesco mosaico em 3D nas arquibancadas da Arena Corinthians para recepcionar os atletas e festejar o título. Mas como tudo que está ligado ao novo hexacampeão sempre acirra ânimos de torcedores e dos 'antis', como o Corinthians chama os adversários, a arte dividiu opiniões nas redes sociais. Paineis brancos erguidos pela própria torcida traziam a palavra Hexa separada por um brasão erguido por cabos de aço descendo do teto da arena. Segundo imagens que vazaram na internet durante os ensaios, o emblema deveria mesmo ficar pela metade. Mas para alguns internautas, a "arte" ficou incompleta. Da Redação Via: UOL Esportes

Tubarão-martelo é capturado por pescador na Paraíba

Revista Páginas - Na praia de Lucena, litoral norte da Paraíba a 56,2 km da capital João Pessoa, um pescador conseguiu capturar, na última sexta-feira (25) um tubarão-martelo (Sphyrna spp.) Que é um gênero de tubarão, característico pelas projeções existentes em ambos os lados da cabeça, onde se localizam os olhos e as narinas.  O animal após capturado foi exposto no solo como "troféu" e atraiu centenas de  populares. Vejam as polêmicas fotos divulgadas nas redes sociais.

Vereador da cidade de Mari, Léo Texeira chama parte da imprensa local de "cara de pau e mentirosos"

O clima esquentou na cidade de Mari (60km da capital João Pessoa) entre o vereador Léo Texeira e parte da imprensa local. Tudo começou devido uma publicação do parlamentar Léo, no seu Facebook, onde se mostrou a favor da retirada da emissora comunitária Araça FM do prédio onde a mesma já oculpa há quase 18 anos, conforme, veiculado na imprensa no dia de ontem(23). O caso voltou as redes sociais e o vereador Léo Texeira, rebateu as acusações dizendo que o problema não é Araça FM e sim os que fazem Araça. Veja o recado do parlamentar para parte da imprensa: " Publique tudo , que o povo vai entender quem são vocês . A questão não é a rádio que é um patrimônio do povo . E sim vocês que vivem mentindo todos os dias , o prefeito Marcos , não processa vocês direto porque vocês são caras de pau e estão querendo mídia , " bando" de mentiroso , ele(Marcos Martins), vai continuar trabalhando por Mari/PB . Que vocês em 1 ano no governo do ex-prefeito(Antônio Gomes) , quase destr