Pular para o conteúdo principal

Saiba a verdade sobre a suposta carta do deputado Tiririca que é sucesso nas redes sociais


Uma carta atribuída ao deputado e palhaço Tiririca (PR-SP) faz sucesso na internet. O documento, que, segundo a assessoria do parlamentar, não é de sua autoria, critica indiretamente o vice-presidente Michel Temer (PMDB). O peemedebista escreveu recentemente uma carta destinada a presidente Dilma Rousseff (PT) demonstrando a relação frágil entre os dois e o seu partido, o poderoso PMDB. 

No texto que circula sob a autoria de Tiririca, o palhaço diz que, caso assumisse a Presidência da República, estaria envergonhado. Na carta de Temer, ao contrário, que não existe menção direta ao impeachment, mesmo ele sendo beneficiado diretamente com o afastamento da petista. “Assumirei com tristeza este cargo que nunca imaginei que um dia viesse ocupar. Penso que o voto que deve levar as pessoas aos cargos políticos, não estes atalhos que existem em nosso sistema político” diz a carta atribuída ao deputado conhecido por seu slogan do “pior que está, não fica”.

Na carta, o palhaço também questiona os valores da política. Sob o discurso da humildade, fala da relação entre pais e filhos e reforça que não utiliza o termo “impeachment” em inglês, e, sim, impedimento, em português. “Não me orgulho de ser ficha limpa. Ser honesto não é nenhuma vantagem. Ser honesto é obrigação de todos. É o mínimo que alguém precisa para exercer qualquer cargo público”, diz um trecho.

A carta de Michel Temer teve um pacto de grandes proporções no mundo político no momento em que a presidente Dilma Rousseff (PT) é ameaçada com a abertura de um processo de impeachment. O documento do peemedebista sinaliza um possível rompimento do PMDB com o governo, ampliando a crise política. “A carta de Tiririca”, no entanto, é mais uma crítica informal, que circula nas redes sociais, mas que também conquistou seus leitores na internet.

Confira a carta de Tiririca:

"Brasília, 08 de dezembro de 2015.

Na última semana nas redes sociais apareci em muitas postagens que apontavam meu nome como possível substituto da presidenta Dilma em caso de impedimento. Sim, eu escrevo impedimento porque eu sou brasileiro e não sou obrigado a escrever em inglês.

Em primeiro lugar quero dizer que não me orgulho de ser o único ficha limpa na linha sucessória. Não me orgulho de ser ficha limpa. Ser honesto não é nenhuma vantagem. Ser honesto é obrigação de todos. É o mínimo que alguém precisa para exercer qualquer cargo público. Não envergonharia a memória de minha mãe nem trairia a admiração dos meus filhos por causa de dinheiro ou poder.

Em segundo lugar digo aos brasileiros, e em especial aos meus eleitores que se por acaso acontecer o impedimento eu não fugirei a esta responsabilidade que a situação política pode trazer. Assumirei com tristeza este cargo que nunca imaginei que um dia viesse ocupar. Penso que o voto que deve levar as pessoas aos cargos políticos, não estes atalhos que existem em nosso sistema político. Se for a vontade de Deus eu estar ali, eu estarei. Pedirei ao nosso Senhor a orientação para fazer dos próximos três anos um período de paz e esperança para todos os brasileiros.

Em terceiro lugar quero dizer algo muito especial aos adversários e preconceituosos que disseram que minha pequena escolaridade não me habilitaria a ser um representante do povo; Os humilhados serão exaltados.

Fiquem com Deus. Mantenham-se em oração para que o melhor aconteça para nosso Brasil. Feliz é a nação cujo Deus é o Senhor. Enquanto os homens brigam pelo poder, a gente luta pela esperança no Brasil melhor para todos.

Francisco Everardo Oliveira Silva

Deputado Federal"

Da Redação
Via: Folha do Sertão

Comentários

As Mais Visitadas

Mari - Imagem traduz a letra de Maria Anuciada Dias/União e Trabalho

Esta imagem que tem a igreja de fundo traduz a letra de Maria Anuciada Dias, da primeira parte do hino da cidade de Mari PB. Hino:                                I Minha terra hospitaleira tem um lindo céu de a nil campos vastos e verdejantes Sol e luar primaveris é Mari , cidade amada que guardo no coração és por Deus abençoada pedaço do meu Brasil Oh !  Mari terra adorada Eu te tenho grande amor És cidade do trabalho Terra do agricultor O teu povo Bravo e forte tem por ti veneração segue o lema da tua bandeira União e Trabalho Hino de Mari/ PB Letra e música: Maria Anuciada Dias Criado em: 22/08/1989 FOTO: via Facebook 

FLA: Thiago Santos rompe ligamento do joelho e será operado no próximo sábado(14)

Revista Páginas - Nesta quarta-feira (11) o Flamengo anunciou uma lista otimizada com 32 jogadores para a pré-temporada 2017. E o nome do paraibano natural da cidade de Marí, Thiago Santos, apareceu na lista do técnico Zé Ricardo. Porém o Flamengo notificou no início da noite desta quarta-feira (11) a imprensa que o atacante de 21 anos sofreu uma lesão no joelho e será operado já no próximo sábado (14). Esta é a primeira lesão grave do jovem atleta do rubro-negro carioca. O Flamengo busca dois jogadores para posição. 

Câmara Municipal de Sapé/PB realiza entrega de Títulos de Cidadão para autoridades

Na manhã de hoje (29) o Vereador Wilson Nascimento realizou a entrega de Títulos de Cidadão Sapeense as respectivas autoridades: Abimadabe Vieira- Diretora do Departamento de Educação do Trânsito DETRAN, Coronel Júlio César- do Sétimo Batalhão de Polícia Militar, Coronel Macena- da Terceira Cia de Bombeiro Militar, Dr. Frederico Magalhães- Delegado de Polícia Civil de Sapé, Capitão M. Lima-Comandante da Terceira Cia de Polícia Militar com Sede em Sapé, Capitão Amorim- Subcomandante da Terceira Cia em Sapé, e Dr. Claudio Lima-Secretário de Segurança Pública do Estado da Paraíba.  Estiveram presente o Vice-prefeito de Sapé Sr.Edson Figueiredo, o Prefeito da Cidade de Sobrado Sr. George Coelho, o Presidente da Câmara Sr. Pedro Ramos, a Vereadora da Cidade de Sapé Sra.Graça, Sr. Célio Presidente da ANDRAE (Associação Nordestina de Resgate e Administração de Emergência), que estava acompanhado de membro da Associação, Empresários  da cidade de Sapé, e também Conselheiros Tutelares do Municí