Pular para o conteúdo principal

ESCORPIÕES FAZEM SETE VÍTIMAS POR DIA NA PARAÍBA


Epidemia nas cidades está relacionada à falta de saneamento e infra-estrutrua e ao  desequilíbrio ambiental. Informação e cuidados podem evitar acidentes.

O Centro de Assistência Toxicológica da Paraíba (Ceatox) registrou 1.914 atendimentos em 2015, em João Pessoa, e 92,7% foram de pessoas picadas por escorpiões. Em Campina Grande, foram 1.009 casos, sendo 736 vítimas de escorpiões. Mas, esse número pode ser maior, pois os dados ainda não foram fechados e muita gente também não procura assistência especializada.

No interior, as serpentes ficaram em segundo lugar no ranking dos animais que mais causam acidentes: 160 ocorrências. Em seguida, vem os himenópteros (abelha, vespa e maribondos), responsáveis por 89 casos. As aranhas tiveram 24 casos.

“A epidemia de escorpiões tem relação direta com a alteração da vegetação em todos os centros urbanos do Brasil e ao aquecimento do clima, se comparado há dois anos. Isso facilita a reprodução. Ele se adapta ao ambiente urbano, se reproduz em lugares úmidos e escuros, como entulhos, telhas, tijolos, construções e lixo”, revelou a enfermeira do Ceatox em Campina, Mayrla Coutinho.

Hemerson Iury Magalhães, coordenador do Ceatox, na Capital, observou que a presença de escorpiões vem aumentando nos últimos três anos. “Além da questão do lixo, há a ocupação de áreas com o crescimento imobiliário. Eles procuram as áreas habitadas”, destacou.

Ele afirmou que Mangabeira, Valentina e José Américo são os que registram mais casos de picadas. Áreas com lixo são mais favoráveis. “Os entulhos atraem insetos que servem de alimento, a exemplo de baratas”, explicou.

O escorpião amarelo tem atividade mais intensa no estado, mas não causa problemas graves. Porém, as reações dependem muito do organismo de cada pessoa. O soro só é aplicado quando há alteração de moderada a grave. Ele explicou que, se puder capturar, é interessante para que o Ceatox possa identificar a espécie.

Da Redação
Via: Correio da Paraíba

Comentários

As Mais Visitadas

Mari - Imagem traduz a letra de Maria Anuciada Dias/União e Trabalho

Esta imagem que tem a igreja de fundo traduz a letra de Maria Anuciada Dias, da primeira parte do hino da cidade de Mari PB. Hino:                                I Minha terra hospitaleira tem um lindo céu de a nil campos vastos e verdejantes Sol e luar primaveris é Mari , cidade amada que guardo no coração és por Deus abençoada pedaço do meu Brasil Oh !  Mari terra adorada Eu te tenho grande amor És cidade do trabalho Terra do agricultor O teu povo Bravo e forte tem por ti veneração segue o lema da tua bandeira União e Trabalho Hino de Mari/ PB Letra e música: Maria Anuciada Dias Criado em: 22/08/1989 FOTO: via Facebook 

Corinthians monta mosaico 3D para celebrar o hexa brasileiro antes do clássico

Corinthians monta mosaico 3D para celebrar o hexa brasileiro antes do clássico BRASILEIRÃO O clássico deste domingo contra o São Paulo marcou o primeiro jogo do Corinthians como campeão oficial do Campeonato Brasileiro 2015. E para comemorar o hexa nacional, o alvinegro, jogando em casa, ergueu um gigantesco mosaico em 3D nas arquibancadas da Arena Corinthians para recepcionar os atletas e festejar o título. Mas como tudo que está ligado ao novo hexacampeão sempre acirra ânimos de torcedores e dos 'antis', como o Corinthians chama os adversários, a arte dividiu opiniões nas redes sociais. Paineis brancos erguidos pela própria torcida traziam a palavra Hexa separada por um brasão erguido por cabos de aço descendo do teto da arena. Segundo imagens que vazaram na internet durante os ensaios, o emblema deveria mesmo ficar pela metade. Mas para alguns internautas, a "arte" ficou incompleta. Da Redação Via: UOL Esportes

Tubarão-martelo é capturado por pescador na Paraíba

Revista Páginas - Na praia de Lucena, litoral norte da Paraíba a 56,2 km da capital João Pessoa, um pescador conseguiu capturar, na última sexta-feira (25) um tubarão-martelo (Sphyrna spp.) Que é um gênero de tubarão, característico pelas projeções existentes em ambos os lados da cabeça, onde se localizam os olhos e as narinas.  O animal após capturado foi exposto no solo como "troféu" e atraiu centenas de  populares. Vejam as polêmicas fotos divulgadas nas redes sociais.