Pular para o conteúdo principal

Comércio no Centro de João Pessoa enterra empregos em 'cemitério de lojas fechadas'


Jornalista e comerciante registra indignação com crise econômica e ganha repercussão nas redes sociais; Caged confirma desemprego recorde em fevereiro em todo o estado
Economia | Em 24/03/16 às 07h16, atualizado em 24/03/16 às 07h28 | Por Hermes de Luna
ImprimirEnviar notícia
Reprodução/Facebook/Chico Pinto Neto
Empresários desistem de negócios em JP
Empresários desistem de negócios em JP
A crise econômica afetou de vez o comércio de João Pessoa. Grandes redes de lojas fecharam filiais e pequenos negócios não se sustentaram e também encerraram atividades. Segundo a Confederação Nacional do Comércio, 294 lojas fecharam em João Pessoa. O jornalista Chico Pinto, que também é empresário no ramo de colchões, publicou numa rede social sua indignação. A postagem, onde ele cita que o Centro está virando "um cemitério de lojas fechadas", recebeu 172 curtidas, 69 comentários e 2,3 mil compartilhamentos.

Ele fez um registro fotográfico de 13 lojas, de pequeno, médio e grande porte, que cerraram as portas. "Este registro foi captado apenas no quadrante entre o Shopping Tambiá e a avenida Padre Meira, no Centro da cidade", alertou.

O jornalista chamou a atenção de que as lojas tradicionais fechadas eram responsáveis por centenas de empregos. "Elas se vêem obrigadas à cerrar suas portas, em face da insensatez e irresponsabilidade daqueles que deveriam gerir com parcimônia e honestidade nossa economia", afirmou. "A tão falada imprensa 'golpista', criticada por divulgar o descompasso deste governo, precisa prestar atenção neste fato, sob pena de omissão", arrematou.
O presidente do Clube dos Diretores Lojistas, Eronaldo Maia, explicou que a crise foi a grande responsável por esses fechamentos. "Sem vender, não tem como pagar funcionário e cobrir despesas. No caso das filiais das grandes redes, houve fusão de lojas. Onde existiam duas ou três filiais, ficará apenas uma. Só foram aproveitados os melhores funcionários", afirmou.

A Paraíba perdeu 6.672 empregos no mês de fevereiro, uma queda de 1,61% com relação a janeiro deste ano. É o maior índice de desempregados para o mês desde fevereiro de 2008, quando 6.060 pessoas haviam sido demitidas.

Os dados foram divulgados nessa terça-feira (22) pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho. Os principais setores de atividade responsáveis pelos números negativos foram a Indústria de Transformação (-3.282 postos) e a Agropecuária (-1.886 postos).

De acordo com o Caged, nos últimos 12 meses, a Paraíba teve queda de 4,73% no nível de emprego, o que representa perda de 20.210 postos de trabalho.

Ainda segundo os dados do Caged, o único mês de fevereiro em que se viu um saldo positivo de empregos foi em 2014, quando foram gerados 1.385 postos de trabalho. Fora esse período, o saldo tem sido somente negativo desde 2003.

Da Redação
Via: Portal Correio

Comentários

As Mais Visitadas

Mari - Imagem traduz a letra de Maria Anuciada Dias/União e Trabalho

Esta imagem que tem a igreja de fundo traduz a letra de Maria Anuciada Dias, da primeira parte do hino da cidade de Mari PB. Hino:                                I Minha terra hospitaleira tem um lindo céu de a nil campos vastos e verdejantes Sol e luar primaveris é Mari , cidade amada que guardo no coração és por Deus abençoada pedaço do meu Brasil Oh !  Mari terra adorada Eu te tenho grande amor És cidade do trabalho Terra do agricultor O teu povo Bravo e forte tem por ti veneração segue o lema da tua bandeira União e Trabalho Hino de Mari/ PB Letra e música: Maria Anuciada Dias Criado em: 22/08/1989 FOTO: via Facebook 

Corinthians monta mosaico 3D para celebrar o hexa brasileiro antes do clássico

Corinthians monta mosaico 3D para celebrar o hexa brasileiro antes do clássico BRASILEIRÃO O clássico deste domingo contra o São Paulo marcou o primeiro jogo do Corinthians como campeão oficial do Campeonato Brasileiro 2015. E para comemorar o hexa nacional, o alvinegro, jogando em casa, ergueu um gigantesco mosaico em 3D nas arquibancadas da Arena Corinthians para recepcionar os atletas e festejar o título. Mas como tudo que está ligado ao novo hexacampeão sempre acirra ânimos de torcedores e dos 'antis', como o Corinthians chama os adversários, a arte dividiu opiniões nas redes sociais. Paineis brancos erguidos pela própria torcida traziam a palavra Hexa separada por um brasão erguido por cabos de aço descendo do teto da arena. Segundo imagens que vazaram na internet durante os ensaios, o emblema deveria mesmo ficar pela metade. Mas para alguns internautas, a "arte" ficou incompleta. Da Redação Via: UOL Esportes

Tubarão-martelo é capturado por pescador na Paraíba

Revista Páginas - Na praia de Lucena, litoral norte da Paraíba a 56,2 km da capital João Pessoa, um pescador conseguiu capturar, na última sexta-feira (25) um tubarão-martelo (Sphyrna spp.) Que é um gênero de tubarão, característico pelas projeções existentes em ambos os lados da cabeça, onde se localizam os olhos e as narinas.  O animal após capturado foi exposto no solo como "troféu" e atraiu centenas de  populares. Vejam as polêmicas fotos divulgadas nas redes sociais.