Pular para o conteúdo principal

Governo do Estado da Paraíba abre 2ª Conferência Estadual de Ater

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (SEAFDS), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), abriu ontem (06/04) a 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural Da Agricultura Familiar e Reforma Agrária da Paraíba - CEATER, no Garden Hotel em Campina Grande, que fica localizado no bairro do Mirante. O secretário de Estado Lenildo Morais participou do evento representando o governador Ricardo Coutinho.

Trabalhando o lema “Ater, agroecologia e alimentos saudáveis", a 2ª CEATER que transcorrerá nesta quinta-feira (07) e sexta-feira (08) buscará mostrar a importância da Assistência Técnica e Extensão Rural como fomentadora da transição agroecológica e, consequentemente, da melhoria e qualidade dos alimentos consumidos no país. Para o secretário Lenildo Morais a conferência é um compromisso para garantir a implementação de políticas públicas como a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER), Programa de Apoio à Infraestrutura nos Territórios Rurais (Proinf), dentre outros. “Esse é o momento de dialogar e refletir sobre o quanto ainda é necessário fortalecer mecanismos que permitam um serviço de ATER integrado com os governos federal, estadual e municipal, contribuindo para potencializar as diferentes políticas setoriais no meio rural”, concluiu.

A 2ª CEATER, que conjugada com outras 15 conferências territoriais já realizadas no Estado, representa continuidade de um compromisso firmado entre governos federal, estaduais e municipais e sociedade civil organizada, em prol dos serviços de assistência técnica e extensão rural para a promoção do desenvolvimento rural sustentável com base na agricultura familiar e reforma agrária. Segundo o presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar na Paraíba (FETRAF), Ednaldo Leite esse momento serve para as entidades cobrarem dos poderes públicos mais apoio para a infraestrutura de produção dos pequenos agricultores paraibanos como estradas, saneamento, investirmos para comercialização, distribuição de terras e para isso lembra que é necessária mais organização dos agricultores como estamos fazendo nessa 2ª CEATER que abrimos hoje.

De acordo com o delegado do MDA na Paraíba Gonzaga Júnior essa segunda CEATER, é fruto de um amplo trabalho desenvolvido em conferências territoriais no Estado que reuniram mais de 1,5 mil pessoas que buscaram nessa quinta e sexta em Campina Grande durante a conferência estadual estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da assistência técnica e extensão rural pública e de qualidade aos agricultores familiares e assim ampliar a produção de alimentos saudáveis para todos. “Eventos como esse se torna possível construir um modelo de desenvolvimento rural mais justo, sustentável e solidário, com qualidade de vida, de renda e ambiental”, disse.

Fizeram parte da mesa de honra o diretor técnico da Gestão Unificada Emater, Imterpa e Emepa, Sr. Wlaminck Paiva; o presidente da FETRAF na Paraíba, Ednaldo Leite; representando a Articulação do Semiárido Brasileiro (Asa), Maria Elza; o representante dos Colegiados e Fóruns Territoriais, Humberto Cavalcante; o delegado do MDA, Gonzaga Júnior; o presidente da Assembleia Legislativa da PB, Deputado Estadual Adriano Galdino, a Secretaria Executiva da SEAFDS, Mali Trevas e o secretário da SEAFDS Lenildo Morais.

Da Redação
Via: PB Agora

Comentários

As Mais Visitadas

Corinthians monta mosaico 3D para celebrar o hexa brasileiro antes do clássico

Corinthians monta mosaico 3D para celebrar o hexa brasileiro antes do clássico BRASILEIRÃO O clássico deste domingo contra o São Paulo marcou o primeiro jogo do Corinthians como campeão oficial do Campeonato Brasileiro 2015. E para comemorar o hexa nacional, o alvinegro, jogando em casa, ergueu um gigantesco mosaico em 3D nas arquibancadas da Arena Corinthians para recepcionar os atletas e festejar o título. Mas como tudo que está ligado ao novo hexacampeão sempre acirra ânimos de torcedores e dos 'antis', como o Corinthians chama os adversários, a arte dividiu opiniões nas redes sociais. Paineis brancos erguidos pela própria torcida traziam a palavra Hexa separada por um brasão erguido por cabos de aço descendo do teto da arena. Segundo imagens que vazaram na internet durante os ensaios, o emblema deveria mesmo ficar pela metade. Mas para alguns internautas, a "arte" ficou incompleta. Da Redação Via: UOL Esportes

Super Sam: a crítica social em Chapolin Colorado, em 1973

Além de satirizar os heróis norte-americanos, Chapolin trazia uma grande crítica social da América Latina. Afinal, ele era um herói “sem dinheiro, sem recursos, sem inventos sensacionais, fraco e tonto”, nas palavras do seu próprio criador. Mas por outro lado, mesmo sendo um grande covarde, o Chapolin também é valente por ser capaz de superar seu medo para ajudar a quem precisa. No seriado, a hegemonia dos países industrializados no mundo subdesenvolvido é simbolizada por meio de Super Sam, interpretado por Ramón Valdéz. O personagem é o paradigma do poderio norte-americano: uniforme semelhante ao do Superman, com direito ao famoso símbolo no peito do traje azul, e cartola com as cores da bandeira estadunidense. Como nunca fora chamado para ajudar alguém, suas aparições na série eram fruto da intromissão nas ações do Chapolin. Enquanto o herói mexicano tem sua marreta biônica como arma, o Super Sam carrega consigo "a arma mais poderosa" (um saco de dinheiro) e diz “Time i

Tubarão-martelo é capturado por pescador na Paraíba

Revista Páginas - Na praia de Lucena, litoral norte da Paraíba a 56,2 km da capital João Pessoa, um pescador conseguiu capturar, na última sexta-feira (25) um tubarão-martelo (Sphyrna spp.) Que é um gênero de tubarão, característico pelas projeções existentes em ambos os lados da cabeça, onde se localizam os olhos e as narinas.  O animal após capturado foi exposto no solo como "troféu" e atraiu centenas de  populares. Vejam as polêmicas fotos divulgadas nas redes sociais.