Pular para o conteúdo principal

Universidades públicas têm melhor desempenho na OAB, na Paraíba

As universidades públicas foram as instituições paraibanas que tiveram melhor desempenho no XVIII exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Unificado. O ranking das instituições de ensino que tiveram alunos submetendo-se ao certame foi divulgado nesta terça-feira (5) pela Comissão de Estágio e Exame da OAB-PB.

Os primeiro e segundo lugares ficaram com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com os campi de Santa Rita e João Pessoa, respectivamente. Apenas esses dois campi conseguiram mais de 50% de aprovação de seus estudantes: 56,14% e 55,32%.

Na terceira colocação, aparece o campus de Sousa da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com 40% de aprovação. Em seguida, está a Universidade Estadual da Paraíba, nas quarta e quinta posições, com os campi de Guarabira (33,33%) e Campina Grande (30%).

A instituição privada com o melhor desempenho foram as Faculdades Integradas de Patos (FIP), com 24,66% de aprovação. As últimas colocações foram ocupadas pelo Instituto Paraíba de Educação e Cultura (IPEC) e pelo Instituto Paraibano de Ensino Renovado (Inper), ambas em João Pessoa, com 9,09% e 6,82% de aprovação, respectivamente.

Segundo o presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem, Gabriel Honorato, a relação de candidatos leva em consideração apenas os presentes, ignorando os faltosos. “É de extrema importância a divulgação do desempenho das instituições de ensino superior para que tanto estas, como os estudantes e pais, tenham consciência da necessidade de aprimoramento e evolução”, afirmou.

Honorato pontuou, ainda, que encaminhou os dados completos da planilha para a Comissão de Ensino Jurídico e o Núcleo de Apoio aos Estagiários da OAB-PB, para que tomem as decisões que entenderem pertinentes.

O XVIII Exame de Ordem Unificado se iniciou em 29 de novembro de 2015, com a realização da primeira fase das provas, e finalizou em 14 de março de 2016, com a resposta dos recursos e o resultado definitivo.

Veja o ranking:

1º Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Campus Santa Rita (Santa Rita): 57 candidatos – 56,14% de aprovação;
2º Universidade Federal da Paraíba – UFPB (João Pessoa): 47 candidatos – 55,32% de aprovação;
3º Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, Campus II (Sousa): 105 candidatos – 40% de aprovação;
4º Universidade Estadual da Paraíba – UEPB (Guarabira): 54 candidatos – 33,33%;
5º Universidade Estadual da Paraíba – UEPB (Campina Grande): 90 candidatos – 30% de aprovação;
6º Faculdades Integradas de Patos – FIP (Patos): 146 candidatos – 24,66% de aprovação;
7º Instituto de Educação Superior da Paraíba – IESP (João Pessoa): 179 candidatos – 24,02% de aprovação;
8º Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas – FACISA (Campina Grande): 218 candidatos – 23,39% de aprovação;
9º Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras – FAFIC (Cajazeiras): 114 candidatos – 22,81% de aprovação;
10º Faculdade São Francisco da Paraíba – FASP (Cajazeiras): 24 candidatos – 20,83% de aprovação;
11º Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ (João Pessoa): 921 candidatos – 17,81% de aprovação;
12º Centro Nacional de Ensino Superior / Mantenedora da Faculdade Maurício de Nassau – CENEUSP (João Pessoa): 224 candidatos – 16,52% de aprovação;
13º Faculdade de Ensino Superior da Paraíba – FESP (João Pessoa): 132 candidatos – 15,91%;
14º Faculdade de Campina Grande – FAC/CG – UNESC (Campina Grande): 114 candidatos – 14,03% de aprovação;
15º Faculdade Reinaldo Ramos – FARR (Campina Grande): 100 candidatos – 13% de aprovação;
16º Faculdade Paraibana – FAP: 41 candidatos – 12,20% de aprovação;
17º Faculdade Maurício de Nassau (Campina Grande): 30 candidatos – 10% de aprovação;
18º Faculdade Potiguar da Paraíba – FPB (João Pessoa): 41 candidatos – 9,76% de aprovação;
19º Instituto Paraíba de Educação e Cultura – IPEC (João Pessoa): 11 candidatos – 9,09% de aprovação;
20º Instituto Paraibano de Ensino Renovado – INPER (João Pessoa): 88 candidatos – 6,82% de aprovação.

Da Redação
Via: G1

Comentários

As Mais Visitadas

De acordo com a CBF o Estádio O Tadeuzão em Sapé/PB é municipal

A Diretoria de Competições da CBF concluiu o Cadastro Nacional de Estádios de Futebol (CNEF) 2016. É um raio-X do cenário brasileiro, que tem 790 locais de disputa catalogados pela entidade. O documento de 97 páginas tem detalhes como a localização, proprietários, capacidade, iluminação e a ficha de cada estrutura. A Região Sudeste tem 260 estádios, sendo 132 municipais, 125 particulares e três estaduais. O Nordeste vem na sequência, com 241. O Sul conta com 144 e o Centro-Oeste com 85. Já a Região Norte tem 60. A maioria dos estádios (59,2%) é administrada pelos governos municipais. Os particulares preenchem a segunda maior fatia: 34,4%. Os estaduais são 5,9% e os federais apenas 0,5%. O cadastro inclui lugares que recebem jogos recreativos, amadores e profissionais em todas as esferas de organização, seja a partida menos expressiva de um campeonato municipal à final do Brasileirão. Por isso, esse relatório tem números curiosos, como os índices de estádios com (64%) e sem (36%) ilu

Super Sam: a crítica social em Chapolin Colorado, em 1973

Além de satirizar os heróis norte-americanos, Chapolin trazia uma grande crítica social da América Latina. Afinal, ele era um herói “sem dinheiro, sem recursos, sem inventos sensacionais, fraco e tonto”, nas palavras do seu próprio criador. Mas por outro lado, mesmo sendo um grande covarde, o Chapolin também é valente por ser capaz de superar seu medo para ajudar a quem precisa. No seriado, a hegemonia dos países industrializados no mundo subdesenvolvido é simbolizada por meio de Super Sam, interpretado por Ramón Valdéz. O personagem é o paradigma do poderio norte-americano: uniforme semelhante ao do Superman, com direito ao famoso símbolo no peito do traje azul, e cartola com as cores da bandeira estadunidense. Como nunca fora chamado para ajudar alguém, suas aparições na série eram fruto da intromissão nas ações do Chapolin. Enquanto o herói mexicano tem sua marreta biônica como arma, o Super Sam carrega consigo "a arma mais poderosa" (um saco de dinheiro) e diz “Time i

Mari - Imagem traduz a letra de Maria Anuciada Dias/União e Trabalho

Esta imagem que tem a igreja de fundo traduz a letra de Maria Anuciada Dias, da primeira parte do hino da cidade de Mari PB. Hino:                                I Minha terra hospitaleira tem um lindo céu de a nil campos vastos e verdejantes Sol e luar primaveris é Mari , cidade amada que guardo no coração és por Deus abençoada pedaço do meu Brasil Oh !  Mari terra adorada Eu te tenho grande amor És cidade do trabalho Terra do agricultor O teu povo Bravo e forte tem por ti veneração segue o lema da tua bandeira União e Trabalho Hino de Mari/ PB Letra e música: Maria Anuciada Dias Criado em: 22/08/1989 FOTO: via Facebook