Pular para o conteúdo principal

Universidades públicas têm melhor desempenho na OAB, na Paraíba

As universidades públicas foram as instituições paraibanas que tiveram melhor desempenho no XVIII exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Unificado. O ranking das instituições de ensino que tiveram alunos submetendo-se ao certame foi divulgado nesta terça-feira (5) pela Comissão de Estágio e Exame da OAB-PB.

Os primeiro e segundo lugares ficaram com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com os campi de Santa Rita e João Pessoa, respectivamente. Apenas esses dois campi conseguiram mais de 50% de aprovação de seus estudantes: 56,14% e 55,32%.

Na terceira colocação, aparece o campus de Sousa da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com 40% de aprovação. Em seguida, está a Universidade Estadual da Paraíba, nas quarta e quinta posições, com os campi de Guarabira (33,33%) e Campina Grande (30%).

A instituição privada com o melhor desempenho foram as Faculdades Integradas de Patos (FIP), com 24,66% de aprovação. As últimas colocações foram ocupadas pelo Instituto Paraíba de Educação e Cultura (IPEC) e pelo Instituto Paraibano de Ensino Renovado (Inper), ambas em João Pessoa, com 9,09% e 6,82% de aprovação, respectivamente.

Segundo o presidente da Comissão de Estágio e Exame de Ordem, Gabriel Honorato, a relação de candidatos leva em consideração apenas os presentes, ignorando os faltosos. “É de extrema importância a divulgação do desempenho das instituições de ensino superior para que tanto estas, como os estudantes e pais, tenham consciência da necessidade de aprimoramento e evolução”, afirmou.

Honorato pontuou, ainda, que encaminhou os dados completos da planilha para a Comissão de Ensino Jurídico e o Núcleo de Apoio aos Estagiários da OAB-PB, para que tomem as decisões que entenderem pertinentes.

O XVIII Exame de Ordem Unificado se iniciou em 29 de novembro de 2015, com a realização da primeira fase das provas, e finalizou em 14 de março de 2016, com a resposta dos recursos e o resultado definitivo.

Veja o ranking:

1º Universidade Federal da Paraíba – UFPB, Campus Santa Rita (Santa Rita): 57 candidatos – 56,14% de aprovação;
2º Universidade Federal da Paraíba – UFPB (João Pessoa): 47 candidatos – 55,32% de aprovação;
3º Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, Campus II (Sousa): 105 candidatos – 40% de aprovação;
4º Universidade Estadual da Paraíba – UEPB (Guarabira): 54 candidatos – 33,33%;
5º Universidade Estadual da Paraíba – UEPB (Campina Grande): 90 candidatos – 30% de aprovação;
6º Faculdades Integradas de Patos – FIP (Patos): 146 candidatos – 24,66% de aprovação;
7º Instituto de Educação Superior da Paraíba – IESP (João Pessoa): 179 candidatos – 24,02% de aprovação;
8º Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas – FACISA (Campina Grande): 218 candidatos – 23,39% de aprovação;
9º Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras – FAFIC (Cajazeiras): 114 candidatos – 22,81% de aprovação;
10º Faculdade São Francisco da Paraíba – FASP (Cajazeiras): 24 candidatos – 20,83% de aprovação;
11º Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ (João Pessoa): 921 candidatos – 17,81% de aprovação;
12º Centro Nacional de Ensino Superior / Mantenedora da Faculdade Maurício de Nassau – CENEUSP (João Pessoa): 224 candidatos – 16,52% de aprovação;
13º Faculdade de Ensino Superior da Paraíba – FESP (João Pessoa): 132 candidatos – 15,91%;
14º Faculdade de Campina Grande – FAC/CG – UNESC (Campina Grande): 114 candidatos – 14,03% de aprovação;
15º Faculdade Reinaldo Ramos – FARR (Campina Grande): 100 candidatos – 13% de aprovação;
16º Faculdade Paraibana – FAP: 41 candidatos – 12,20% de aprovação;
17º Faculdade Maurício de Nassau (Campina Grande): 30 candidatos – 10% de aprovação;
18º Faculdade Potiguar da Paraíba – FPB (João Pessoa): 41 candidatos – 9,76% de aprovação;
19º Instituto Paraíba de Educação e Cultura – IPEC (João Pessoa): 11 candidatos – 9,09% de aprovação;
20º Instituto Paraibano de Ensino Renovado – INPER (João Pessoa): 88 candidatos – 6,82% de aprovação.

Da Redação
Via: G1

Comentários

As Mais Visitadas

Vereadora eleita de cidade do Maranhão faz sexo dentro de Cartório Eleitoral com amante

Fernanda Hortegal, a vereadora recentemente eleita de Dom Pedro/MA que ficou conhecida em todo o Brasil por trair o marido médico Sansão Hortegal, transando com o seu amante na portada da casa do casal e motéis. Realizou uma fantasia ousada: fazer sexo dentro do Cartório Eleitoral, onde trabalha o pé-de-pano (seu amante). O vídeo viralizou na cidade em Dom Pedro e Região do MA. Dos 20 vídeos que o marido encontrou no celular da vereadora, a transa no Cartório Eleitoral é o que mais chama a atenção, no dia de expediente. É mole isso? Fernando Cardoso / Bastidores de Notícias

Mari/PB: Estádio Pedro Thomé de Arruda e o seu triste fim!

O Estádio Pedro Thomé de Arruda , localizado no bairro Vermelho na cidade de Mari, pertencente ao já extinto Cruzeiro E C . Vive momentos de adeus. O charmoso e aconchegante estádio foi palco de grandes espetáculos do futebol amador da cidade e da região por quase cinco décadas. Construído pelo prefeito Pedro Thomé de Arruda na década de 60. Hoje o estádio vive seus últimos momentos. Com sua estrutura totalmente abalada pelo tempo, e a falta de manutenção e sem investimentos o estádio pede socorro! A procura pelo estádio são pouquíssimas. As equipes de futebol amador da cidade, não mandam mais suas partidas no velho estádio. O velho conhecido vai deixar saudades. Aldoberg Silva Foto: Facebook e Fabio Morzart 

Mulher sequestrada após assalto aos Correios é encontrada; gerente segue desaparecido

Foi encontrada, na manhã desta terça-feira (29), a mulher sequestrada após assalto na agência dos Correios de Juarez Távora (Agreste paraibano, a 75 km de João Pessoa) nessa segunda-feira (28). O gerente da instituição, que também foi levado pelos bandidos, segue desaparecido. Segundo o comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar, major Oscar Beuttenmüller, a mulher foi encontrada em uma escola na zona rural de Juripiranga. A vítima informou que ela, o gerente dos Correios e os bandidos passaram a noite no local. Ao amanhecer, os criminosos empreenderam uma nova fuga. Ela foi abandonada na escola, enquanto o gerente continuou refém do grupo. Ainda conforme o major, a mulher está bastante assustada e não apresenta sinais de agressão. Ela será levada para a delegacia de Polícia Civil para prestar depoimento. A polícia segue mobilizada e várias viaturas realizam buscas na regi...