Pular para o conteúdo principal

Dentes de leite: É preciso limpar? Leia o artigo de Diogo Paiva


Muita gente tem a impressão que não é preciso higienizar os dentinhos dos bebês e das crianças pequenas. Muito disso se deve ao mito que esses dentes são muito fortes pelo fato de geralmente serem mais branquinhos que os dentes permanentes. Bom, como disse anteriormente, isso é um mito. Devemos ter cuidado com a limpeza da boca antes mesmo dos dentes nascerem e após o surgimento deles o cuidado deve ser aumentado, pois a falta dos cuidados necessários pode fazer com que apareçam as lesões de cárie, o que pode prejudicar esses dentes e podem inclusive gerar danos aos dentes permanentes que virão após a queda dos dentes de leite.
Muitas mães acham mais fácil limpar os dentes do bebê com um paninho enrolado no dedo¹ (lembrando que devem estar limpos), porém podem utilizar escovas de dedo (conhecidas como dedeiras) feitas em silicone ou até mesmo escovas convencionais, desde que de tamanho compatível e com cerdas bem macias e cabeça emborrachada para evitar machucar a boca do bebê.²
                                  
Escova de dedo em silicone                            Escova convencional pequena
Por volta dos dois anos, a criança apresenta 20 dentes (podem ter mais ou menos, mas, em uma criança saudável e sem nenhuma patologia, esse é o número correto). Nessa fase é muito importante melhorar a limpeza e fazer uso de cremes dentais com flúor (uma porção do tamanho de um grão de arroz cru) para evitar o aparecimento da cárie². Devemos escovar os dentes quantas vezes forem necessárias, porém nessa fase por conta da alimentação, duas ou três vezes já é o suficiente, dando um maior cuidado na última escovação do dia, antes de ir dormir.
Após os dois anos a alimentação da criança muda bastante e ela passa a usar doces com maior frequência. Essa fase é crítica justamente por isso, pois o açúcar é o “combustível” para a formação da cárie, portanto devem-se escovar os dentes após as refeições e antes de dormir, e caso necessário, após o consumo de alimentos que contenham alto teor de açúcar e/ou que sejam muito pegajosos.
  Lesão de cárie (o dente começa a ser destruído)
Mesmo que a criança diga que já sabe escovar e que não quer ajuda, é muito importante a complementação da escovação por parte de um adulto³, pois as crianças ainda não tem uma coordenação motora eficientemente boa para correta limpeza dos seus dentes e geralmente não costumam limpar os dentes posteriores (aqueles que ficam lá atrás e são os que mais facilmente são atingidos pela cárie por conta de sua anatomia).
Bom, agora que você já sabe da importância de uma boa escovação, precisa ficar atento aos cuidados necessários para que seu filho tenha uma boca saudável e um sorriso lindo. Mas se tiver dúvidas de como realizar uma escovação corretamente fique atento ao nosso próximo artigo. E não esqueça: leve seu filho regularmente a um dentista, mesmo que aparentemente não se possa observar nenhuma alteração, pois esse profissional também é responsável pela prevenção na saúde bucal.

Da Redação 
Via: Diogo Paiva / Graduando do 8° Período do Curso de Odontologia da UFPB

Comentários

As Mais Visitadas

Corinthians monta mosaico 3D para celebrar o hexa brasileiro antes do clássico

Corinthians monta mosaico 3D para celebrar o hexa brasileiro antes do clássico BRASILEIRÃO O clássico deste domingo contra o São Paulo marcou o primeiro jogo do Corinthians como campeão oficial do Campeonato Brasileiro 2015. E para comemorar o hexa nacional, o alvinegro, jogando em casa, ergueu um gigantesco mosaico em 3D nas arquibancadas da Arena Corinthians para recepcionar os atletas e festejar o título. Mas como tudo que está ligado ao novo hexacampeão sempre acirra ânimos de torcedores e dos 'antis', como o Corinthians chama os adversários, a arte dividiu opiniões nas redes sociais. Paineis brancos erguidos pela própria torcida traziam a palavra Hexa separada por um brasão erguido por cabos de aço descendo do teto da arena. Segundo imagens que vazaram na internet durante os ensaios, o emblema deveria mesmo ficar pela metade. Mas para alguns internautas, a "arte" ficou incompleta. Da Redação Via: UOL Esportes

Super Sam: a crítica social em Chapolin Colorado, em 1973

Além de satirizar os heróis norte-americanos, Chapolin trazia uma grande crítica social da América Latina. Afinal, ele era um herói “sem dinheiro, sem recursos, sem inventos sensacionais, fraco e tonto”, nas palavras do seu próprio criador. Mas por outro lado, mesmo sendo um grande covarde, o Chapolin também é valente por ser capaz de superar seu medo para ajudar a quem precisa. No seriado, a hegemonia dos países industrializados no mundo subdesenvolvido é simbolizada por meio de Super Sam, interpretado por Ramón Valdéz. O personagem é o paradigma do poderio norte-americano: uniforme semelhante ao do Superman, com direito ao famoso símbolo no peito do traje azul, e cartola com as cores da bandeira estadunidense. Como nunca fora chamado para ajudar alguém, suas aparições na série eram fruto da intromissão nas ações do Chapolin. Enquanto o herói mexicano tem sua marreta biônica como arma, o Super Sam carrega consigo "a arma mais poderosa" (um saco de dinheiro) e diz “Time i

Tubarão-martelo é capturado por pescador na Paraíba

Revista Páginas - Na praia de Lucena, litoral norte da Paraíba a 56,2 km da capital João Pessoa, um pescador conseguiu capturar, na última sexta-feira (25) um tubarão-martelo (Sphyrna spp.) Que é um gênero de tubarão, característico pelas projeções existentes em ambos os lados da cabeça, onde se localizam os olhos e as narinas.  O animal após capturado foi exposto no solo como "troféu" e atraiu centenas de  populares. Vejam as polêmicas fotos divulgadas nas redes sociais.