Pular para o conteúdo principal

Jair Bolsonaro é declarado "persona non grata" em sua cidade natal

O deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ): apesar da carreira feita no Rio, ele é natural de Campinas
Foto: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
O deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ): apesar da carreira feita no Rio, ele é natural de Campinas

A Câmara Municipal de Campinas, no interior de São Paulo, aprovou moção que torna "persona non grata" o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ), nascido na cidade – apesar de ter feito carreira política no Rio. A medida, anunciada na segunda-feira (16), é retaliação a uma entrevista do parlamentar ao jornal local "Correio Popular" na qual ele chamou os vereadores do município de "otários" e "desocupados".

"Diante de tamanha ofensa aos trabalhos desta Nobre Casa Legislativa, discordamos da clara tentativa de desquailificar o Poder Legislativo municipal e entendemos que o parlamentar passa a ser persona non grata em Campinas", informa o documento aprovado, que será encaminhado ao deputado.

Em 17 de abril, na votação que aprovou a admissibilidade do pedido de impeachment contra a presidente afastada Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados, Bolsonaro utilizou o momento de seu voto para fazer uma homenagem ao torturador Carlos Alberto Brilhante Ustra. No dia 25, a Câmara de Campinas aprovou documento repudiando a declaração, o que motivou o ataque do parlamentar do PSC.

"Essa Câmara Municipal de vocês aí é fraca. Estou me lixando para esses vereadores que votaram isso. Eles não têm o que fazer, são uns desocupados… Esses vereadores são uns otários", disse ao jornal. "O coronel Ustra foi um herói nacional, ele lutou pela nossa democracia, pela nossa liberdade."

Ustra comandou o DOI-Codi, centro de torturas do antigo II Exército em São Paulo nos anos de chumbo, entre 1971 e 1974. Em 2012, a Justiça paulista declarou oficialmente o coronel como torturador, o primeiro do País. Ele morreu em 2015, aos 83 anos.

A moção de protesto que tornou Jair Bolsonaro "persona non grata", apresentada pelo vereador Pedro Tourinho (PT), foi uma resposta ao posicionamento do deputado sobre os políticos locais. Um dia após a entrevista do parlamentar, na sessão de 2 de maio, o vereador Cid Ferreira (SD) criticou as declarações do deputado contra a Casa. "Além de deixar de ser homem, ele (Bolsonaro) deixou de ter caráter", declarou na tribuna.

Procurado pela reportagem, Bolsonaro não se manifestou até a publicação desta notícia.

Da Redação
Via: Estadão Conteudo

Comentários

As Mais Visitadas

Vereadora eleita de cidade do Maranhão faz sexo dentro de Cartório Eleitoral com amante

Fernanda Hortegal, a vereadora recentemente eleita de Dom Pedro/MA que ficou conhecida em todo o Brasil por trair o marido médico Sansão Hortegal, transando com o seu amante na portada da casa do casal e motéis. Realizou uma fantasia ousada: fazer sexo dentro do Cartório Eleitoral, onde trabalha o pé-de-pano (seu amante). O vídeo viralizou na cidade em Dom Pedro e Região do MA. Dos 20 vídeos que o marido encontrou no celular da vereadora, a transa no Cartório Eleitoral é o que mais chama a atenção, no dia de expediente. É mole isso? Fernando Cardoso / Bastidores de Notícias

Cruzeiro E C de Mari-PB, o mais querido do brejo.

O saudoso Cruzeiro Esporte Clube de Mari-PB, uma equipe de futebol amadora, que figurou no cenário do esporte paraibano nas décadas de 70, 80 e começo de 90. Mesmo não fazendo atuações no campeonato da elite do estado, a simpatica equipe de Mari sempre orgulhou os filhos da terra, sagrando-se campeão da Copa Matutão , em 1980 - (espécie de segunda divisão do paraibano de hoje). Devido a essa alegria, a forte equipe ganhou o apelido de " O mais querido do brejo" . O Cruzeiro de Mari, foi um adversário á altura para as principais equipes do futebol paraibano, enfrentando; Treze, Campinense, Botafogo, Guarabira e o também extinto Confiança de Sapé. Possível escalacão de uma das fotos, em pé: Guri, Adroaldo, Nozinho, Lula, Mison, Alcídes, agachados: Bibiu, Ribeiro, Nêgo, Romeu e Gordo. FONTES: Federação Paraibana de Futebol CRÉDITO: Aldoberg Ivanildo da Silva

Vice-prefeito de Mari Jobson Ferreira, participou de audiência no Ministério da Saúde em Brasília

O vice-prefeito da cidade de Mari, Zona da Mata Paraibana, Jobson Ferreira, participou, com deputados da bancada federal paraibana em Brasília de uma audiência com o Ministro da Saúde, Marcelo de Castro, para levar demandas do Estado referentes a unidades hospitalares filantrópicas, que estão prestes a fechar as portas por falta de recursos, além da solicitação para estruturar um centro de pesquisas em Campina Grande para realizar estudos relacionados ao Aedes Aegypit, problemas neurológicos, microcefalia e outras síndromes. O coordenador da bancada, deputado federal Benjamin Maranhão (SD), lembrou que a região Nordeste concentra 86% dos casos notificados, sendo que Pernambuco continua com o maior número em investigação, seguido dos estados da Paraíba, Bahia, Ceará, Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Maranhão. De acordo com ele, em Campina Grande mora e atua a médica Adriana Melo, responsável pela descoberta da relação entre Zika Vírus e a microcefalia. “Sem estr...