Pular para o conteúdo principal

Temer chama de 'oportunistas' quem debita herança petista na sua gestão

Em reação às críticas da presidente afastada Dilma Rousseff, o presidente interino, Michel Temer, chamou de "oportunistas" aqueles que querem debitar sobre seu governo resultados negativos da economia e disse que não vai "destruir aquilo que mais toca" os setores sociais.

Em cerimônia de posse de cinco presidentes de órgãos federais, o peemedebista disse que não é culpa da atual administração o número de 11 milhões de desempregados ou a alta da inflação. E fez questão de ressaltar que não haverá reduções com despesas em saúde e educação.

"Não falarei em herança de espécie nenhuma. Apenas revelo a verdade dos fatos para que oportunistas não venham debitar os erros dessa herança ao nosso governo", disse. "O país se encontra mergulhado em uma das grandes crises de sua história, uma conjugação de problemas causados de erros ao longo do tempo que comprometeram a governabilidade", completou.

Em seu rápido discurso, Temer reconheceu que as medidas econômicas não resolverão a situação do país "da noite para o dia" e que serão precisos "sacrifícios" para "encontrar o caminho para a geração de emprego e o crescimento do país".

"Eu quero registrar, para que não tenha exploração, que os percentuais referentes a saúde e educação não serão modificados", disse o peemedebista, em referência a projeto da fixação de teto para gastos públicos que será enviado ao Congresso Nacional.

O presidente interino ironizou também o discurso de aliados de Dilma de que o impeachment tinha o objetivo de frear a Operação Lava Jato.

"Quero revelar pela enésima vez que ninguém vai interferir na chamada Lava Jato. Não haverá a menor possibilidade de qualquer interferência do Executivo", disse.

A declaração ocorre após a queda de dois ministros que, em gravações feitas pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado, fizeram críticas às investigações da Polícia Federal.

O ex-ministro Romero Jucá (Planejamento) chegou até mesmo a sugerir um pacto para "estancar a sangria" da Lava Jato.

EMPOSSADOS

Na cerimônia no Palácio do Planalto, tomaram posse Maria Silvia (BNDES), Pedro Parente (Petrobras), Gilberto Occhi (Caixa), Paulo Caffarelli (Banco do Brasil) e Ernesto Lozardo (Ipea). Em cima do palco montado no segundo andar do Palácio do Planalto, todos estavam com algum adereço azul, cor do slogan do governo interino.

Temer disse que os novos presidentes têm o perfil que ele pretende imprimir ao país, de "competência e eficiência". O peemedebista ressaltou que não quer um Estado "máximo" ou "mínimo", mas "suficiente" e "eficiente", que ajude a retomar o crescimento.

"Reforça-se a ideia de uma equipe econômica que tem os olhos voltados ao Brasil. Não existe espaço no país para um estado inchado e ineficiente. O estado que a sociedade quer é que ofereça espaço para o progresso e incentive o empreendedor", disse.

Em busca de uma agenda positiva, a equipe de Temer convidou para o que chamou de "superposse" ministros de todas as áreas, além de parlamentares e empresários. A ideia era desviar o foco das críticas e desgastes que o governo interino tem sofrido nos primeiros 19 dias.

Da Redação
Via: Folha de S.Paulo

Comentários

As Mais Visitadas

Corinthians monta mosaico 3D para celebrar o hexa brasileiro antes do clássico

Corinthians monta mosaico 3D para celebrar o hexa brasileiro antes do clássico BRASILEIRÃO O clássico deste domingo contra o São Paulo marcou o primeiro jogo do Corinthians como campeão oficial do Campeonato Brasileiro 2015. E para comemorar o hexa nacional, o alvinegro, jogando em casa, ergueu um gigantesco mosaico em 3D nas arquibancadas da Arena Corinthians para recepcionar os atletas e festejar o título. Mas como tudo que está ligado ao novo hexacampeão sempre acirra ânimos de torcedores e dos 'antis', como o Corinthians chama os adversários, a arte dividiu opiniões nas redes sociais. Paineis brancos erguidos pela própria torcida traziam a palavra Hexa separada por um brasão erguido por cabos de aço descendo do teto da arena. Segundo imagens que vazaram na internet durante os ensaios, o emblema deveria mesmo ficar pela metade. Mas para alguns internautas, a "arte" ficou incompleta. Da Redação Via: UOL Esportes

Tubarão-martelo é capturado por pescador na Paraíba

Revista Páginas - Na praia de Lucena, litoral norte da Paraíba a 56,2 km da capital João Pessoa, um pescador conseguiu capturar, na última sexta-feira (25) um tubarão-martelo (Sphyrna spp.) Que é um gênero de tubarão, característico pelas projeções existentes em ambos os lados da cabeça, onde se localizam os olhos e as narinas.  O animal após capturado foi exposto no solo como "troféu" e atraiu centenas de  populares. Vejam as polêmicas fotos divulgadas nas redes sociais.

Vereador da cidade de Mari, Léo Texeira chama parte da imprensa local de "cara de pau e mentirosos"

O clima esquentou na cidade de Mari (60km da capital João Pessoa) entre o vereador Léo Texeira e parte da imprensa local. Tudo começou devido uma publicação do parlamentar Léo, no seu Facebook, onde se mostrou a favor da retirada da emissora comunitária Araça FM do prédio onde a mesma já oculpa há quase 18 anos, conforme, veiculado na imprensa no dia de ontem(23). O caso voltou as redes sociais e o vereador Léo Texeira, rebateu as acusações dizendo que o problema não é Araça FM e sim os que fazem Araça. Veja o recado do parlamentar para parte da imprensa: " Publique tudo , que o povo vai entender quem são vocês . A questão não é a rádio que é um patrimônio do povo . E sim vocês que vivem mentindo todos os dias , o prefeito Marcos , não processa vocês direto porque vocês são caras de pau e estão querendo mídia , " bando" de mentiroso , ele(Marcos Martins), vai continuar trabalhando por Mari/PB . Que vocês em 1 ano no governo do ex-prefeito(Antônio Gomes) , quase destr