Pular para o conteúdo principal

Donald Trump é 45º presidente dos EUA, sendo mais velho a assumir a Casa Branca

O republicano Donald Trump, 70, tomou posse nesta sexta-feira (20) como o 45º presidente dos Estados Unidos -o mais velho a assumir a Casa Branca.

Em seu primeiro discurso como presidente, Trump adotou tom agressivo e protecionista. "América vai começar a ganhar de novo, como nunca antes. Vamos trazer de volta nossos empregos, nossas fronteiras, nosso patrimônio e nossos sonhos. Vamos fazer novas pontes, aeroportos, portos em toda a nossa nação. Vamos refazer nosso país com mãos americanas e com trabalhos americanos", afirmou.

Trump também reforçou um dos slogans da campanha, "America First" (América primeiro). Disse que o país gastou muito tempo se preocupando em proteger fronteiras de outros países e relaxou quanto à própria -sinais de que a nova gestão pode ser uma das mais isolacionistas da história moderna americana.

Assim como Obama em seu discurso de posse em 2009, Trump fez um breve agradecimento a seu antecessor. O empresário, contudo, não poupou críticas à gestão anterior depois da deferência protocolar -o que diferiu muito do discurso do agora ex-presidente.

Obama, ao assumir, lembrou a crise em que o país se encontrava em 2009, mas não culpou diretamente o governo anterior em sua fala: "Nossa economia está gravemente enfraquecida, uma consequência da cobiça e da irresponsabilidade de alguns, mas também de nosso fracasso coletivo em fazer escolhas difíceis e preparar o país para uma nova era", disse na época.

Já Trump enumerou o que considera erros do governo anterior: "mantivemos as indústrias de outros países em detrimento às nossas", "enviamos nossas forças para outros países, enquanto não defendemos o nosso", "gastamos trilhões de dólares com a infraestrutura de outros países sem cuidar do nosso", "o establishment protegeu eles próprios, mas não vocês e o país", "não vamos aceitar mais políticos que não fazem nada, que não param de reclamar, mas não resolvem".

A cerimônia foi encerrada após o hino nacional ser cantado por Jackie Evancho, de 16 anos, e o presidente Donald Trump e o vice, Mike Pence, entraram no Capitólio para o almoço.
Junto com ele, foram os ex-presidentes Barack Obama, com sua mulher, Michelle; George W. Bush e Laura; Bill e Hillary Clinton; Jimmy e Rosalynn Carter.

Depois dos eventos no Capitólio, Trump participa de almoço oficial no prédio do Congresso. O desfile presidencial pela avenida Pensilvânia até a Casa Branca terá início às 18h. À noite, Trump e sua mulher, Melania, devem comparecer a três bailes oficiais.

Folhapress


Comentários

As Mais Visitadas

Mari - Imagem traduz a letra de Maria Anuciada Dias/União e Trabalho

Esta imagem que tem a igreja de fundo traduz a letra de Maria Anuciada Dias, da primeira parte do hino da cidade de Mari PB. Hino:                                I Minha terra hospitaleira tem um lindo céu de a nil campos vastos e verdejantes Sol e luar primaveris é Mari , cidade amada que guardo no coração és por Deus abençoada pedaço do meu Brasil Oh !  Mari terra adorada Eu te tenho grande amor És cidade do trabalho Terra do agricultor O teu povo Bravo e forte tem por ti veneração segue o lema da tua bandeira União e Trabalho Hino de Mari/ PB Letra e música: Maria Anuciada Dias Criado em: 22/08/1989 FOTO: via Facebook 

Tubarão-martelo é capturado por pescador na Paraíba

Revista Páginas - Na praia de Lucena, litoral norte da Paraíba a 56,2 km da capital João Pessoa, um pescador conseguiu capturar, na última sexta-feira (25) um tubarão-martelo (Sphyrna spp.) Que é um gênero de tubarão, característico pelas projeções existentes em ambos os lados da cabeça, onde se localizam os olhos e as narinas.  O animal após capturado foi exposto no solo como "troféu" e atraiu centenas de  populares. Vejam as polêmicas fotos divulgadas nas redes sociais.

Cruzeiro E C de Mari-PB, o mais querido do brejo.

O saudoso Cruzeiro Esporte Clube de Mari-PB, uma equipe de futebol amadora, que figurou no cenário do esporte paraibano nas décadas de 70, 80 e começo de 90. Mesmo não fazendo atuações no campeonato da elite do estado, a simpatica equipe de Mari sempre orgulhou os filhos da terra, sagrando-se campeão da Copa Matutão , em 1980 - (espécie de segunda divisão do paraibano de hoje). Devido a essa alegria, a forte equipe ganhou o apelido de " O mais querido do brejo" . O Cruzeiro de Mari, foi um adversário á altura para as principais equipes do futebol paraibano, enfrentando; Treze, Campinense, Botafogo, Guarabira e o também extinto Confiança de Sapé. Possível escalacão de uma das fotos, em pé: Guri, Adroaldo, Nozinho, Lula, Mison, Alcídes, agachados: Bibiu, Ribeiro, Nêgo, Romeu e Gordo. FONTES: Federação Paraibana de Futebol CRÉDITO: Aldoberg Ivanildo da Silva