Pular para o conteúdo principal

Presidente do STF discute nesta quinta em Manaus crise penitenciária do país

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, desembarca nesta quinta-feira (5), em Manaus, para discutir com os presidentes de tribunais de Justiça dos estados da Região Norte e também do Maranhão e do Rio Grande do Norte a crise penitenciária do país.

A visita da presidente da Suprema Corte e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) à capital amazonense ocorre quatro dias após a rebelião no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), que deixou, pelo menos, 56 mortos.

O encontro de Cármen Lúcia com os desembargadores está marcado para as 10h (horário local) na sede do Tribunal de Justiça do Amazonas. Ao final da reunião, a magistrada deverá retornar para Brasília.

Por questões de segurança, a ministra do Supremo não vai visitar as unidades prisionais onde ocorreu o massacre, entre domingo (1º) e segunda (2), motivado, principalmente, por guerra entre facções criminosas.

Na quarta, Cármen Lúcia recebeu em seu gabinete no STF o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, que também visitou Manaus nesta semana para tratar da questão penitenciária.
Segundo Moraes, ele se reuniu com a presidente da mais alta Corte do país para dar informações que colheu no Amazonas.
“A ministra [Cármen Lúcia] já vinha alertando para o problema do sistema penitenciário. Ela tem grande experiência na questão, participou da Pastoral Carcerária, vem estudando o caso, é talvez a maior prioridade dela no comando do CNJ”, destacou o titular da Justiça.

Risco de fuga

Ministro da Justiça diz que governo do AM sabia do risco de fuga em presídio
Ao deixar a sede do STF nesta quarta, Alexandre de Moraes disse a jornalistas que as autoridades do Amazonas sabiam da possibilidade de fugas entre o Natal e Ano-Novo, antes da rebelião.

O risco de fuga foi detectado, segundo ele, pelo próprio serviço de inteligência da Secretaria de Segurança do Amazonas, mas não foi comunicado ao governo federal. Com a informação, disse o ministro, o governo amazonense teria reforçado a segurança nos presídios, o que não foi suficiente para evitar a tragédia.
"Há relatos do setor de inteligência da secretaria de segurança pública do estado do Amazonas de que poderia haver essa fuga, que efetivamente acabou ocorrendo, foram mais de duas centenas de presos que fugiram", relatou o ministro após a reunião com Cármen Lúcia.

Visitas surpresa

Desde que assumiu o comando do Judiciário e do CNJ, em setembro, Cármen Lúcia passou a fazer visitas surpresa em diversos presídios do país para avaliar as condições humanitárias e de segurança.
Desta vez, no entanto, por questão de segurança, a viagem será destinada somente às reuniões com os desembargadores.

G1

Comentários

As Mais Visitadas

Vereadora eleita de cidade do Maranhão faz sexo dentro de Cartório Eleitoral com amante

Fernanda Hortegal, a vereadora recentemente eleita de Dom Pedro/MA que ficou conhecida em todo o Brasil por trair o marido médico Sansão Hortegal, transando com o seu amante na portada da casa do casal e motéis. Realizou uma fantasia ousada: fazer sexo dentro do Cartório Eleitoral, onde trabalha o pé-de-pano (seu amante). O vídeo viralizou na cidade em Dom Pedro e Região do MA. Dos 20 vídeos que o marido encontrou no celular da vereadora, a transa no Cartório Eleitoral é o que mais chama a atenção, no dia de expediente. É mole isso? Fernando Cardoso / Bastidores de Notícias

Mari/PB: Estádio Pedro Thomé de Arruda e o seu triste fim!

O Estádio Pedro Thomé de Arruda , localizado no bairro Vermelho na cidade de Mari, pertencente ao já extinto Cruzeiro E C . Vive momentos de adeus. O charmoso e aconchegante estádio foi palco de grandes espetáculos do futebol amador da cidade e da região por quase cinco décadas. Construído pelo prefeito Pedro Thomé de Arruda na década de 60. Hoje o estádio vive seus últimos momentos. Com sua estrutura totalmente abalada pelo tempo, e a falta de manutenção e sem investimentos o estádio pede socorro! A procura pelo estádio são pouquíssimas. As equipes de futebol amador da cidade, não mandam mais suas partidas no velho estádio. O velho conhecido vai deixar saudades. Aldoberg Silva Foto: Facebook e Fabio Morzart 

Mulher sequestrada após assalto aos Correios é encontrada; gerente segue desaparecido

Foi encontrada, na manhã desta terça-feira (29), a mulher sequestrada após assalto na agência dos Correios de Juarez Távora (Agreste paraibano, a 75 km de João Pessoa) nessa segunda-feira (28). O gerente da instituição, que também foi levado pelos bandidos, segue desaparecido. Segundo o comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar, major Oscar Beuttenmüller, a mulher foi encontrada em uma escola na zona rural de Juripiranga. A vítima informou que ela, o gerente dos Correios e os bandidos passaram a noite no local. Ao amanhecer, os criminosos empreenderam uma nova fuga. Ela foi abandonada na escola, enquanto o gerente continuou refém do grupo. Ainda conforme o major, a mulher está bastante assustada e não apresenta sinais de agressão. Ela será levada para a delegacia de Polícia Civil para prestar depoimento. A polícia segue mobilizada e várias viaturas realizam buscas na regi...