Pular para o conteúdo principal

Alguns mitos e verdades sobre a Cárie, por Diogo Paiva

Apesar de ser uma das doenças de maior prevalência no mundo, muitas pessoas ainda têm muitas dúvidas sobre o tema, no entanto, não se preocupam o suficiente para esclarecer essas dúvidas por pensarem que a cárie é um problemazinho que pode ser facilmente resolvido. Não é bem assim que funciona, apesar de geralmente (quando diagnosticada precocemente) ser de fácil tratamento, a cárie dentária pode influenciar na progessão ou até mesmo no aparecimento de novas doenças. Futuramente iremos falar sobre as doenças que de certa forma possuem alguma relação com a cárie, mas, antes disso, vamos esclarecer algumas dúvidas que as pessoas tem em relação ao problema.

Primeiramente vamos explicar o que é a cárie. A cárie é uma doença que está relacionada à desmineralização do dente, que ocorre quando tipos específicos de bactérias produzem ácidos que destroem o esmalte do dente e a camada do dente logo abaixo dela, a dentina. Quando diagnósticada em seu estado inicial pode ser  tratada apenas com aplicações de flúor. Mas, se já houver uma caviade, será necessário o uso de um material restaurador.

Agora vamos esclarecer alguns mitos e verdades sobre a cárie.

Começaremos pelos mitos:

Cáries são contagiosas: apesar de haver a transferência de bactérias através do beijo, isso não é suficiente para causar a cárie, pois a própria pessoa já convive com essas bactérias em sua boca. Para que ocorra a cárie, devemos ter além das bactérias, os açúcares que servirão de alimento para as mesmas produzirem ácidos que vão desmineralizar nossos dentes.

Crianças têm mais cárie que adultos: Na realidade, o que ocorre é que as crianças têm uma maior dificuldade na higienização, portanto ficam mais propensas a adquirir cárie. Por esse motivo, torna-se extremamente necessária a supervisão e até auxílio de um adulto na escovação.

Mulheres grávidas têm mais cárie: As gestantes acabam mudando muitos hábitos alimentares e sentem ânsia ao escovar dentes e língua, portanto, a maior prevalência de cárie não está relacionada a gravidez e sim a essas mudanças tanto alimentares, principalmente açúcares, quanto de deficiência de higienização.

Após tratada, a cárie não volta: O tratamento restaurador resolve o problema momentâneo, porém, se os hábitos não forem modificados, há uma grande chance de recidiva da doença.

Agora algumas verdades.

Bactérias causam a cárie: Sim, as bactéria causam a cárie, mas para que isso ocorre elas necessitam de alimento, encontrando esse alimento nos restos alimentares que acabam fcando presos em nossos dentes, por isso a importância da escovação após as refeições, como também do uso do fio dental.

Refrigerantes causam cárie: Sozinhos não causam a carie, porém, os rerigerantes são muito ricos em açúcares, que é o alimento das bactérias causaoras de cárie. Outro ponto negativo é que além dos açúcares, são muito ácidos, facilitando a desmineralização pelas bactérias.

Salgadinhos  também causam cáries: Como geralmente são feitos de amido, um outro alimento para as bactérias cariogênicas, quando ingeridos e fixados aos dentes servem de combustível para a produção de ácidos pelas bactérias. As bactérias produzem os ácidos através do amido e forma mais lenta, no entanto, ele tem uma maior fixação aos dentes, podendo permanecer ali por mais tempo, principalmente quando não há escovação ou essa é realizada de forma inadequada.

Escovar os dentes após as refeições é a melhor maneira de previnir a cárie: Através da escovação eliminamos os restos de alimentos que poderiam servir de alimento para as bactérias. E quando utilizamos um creme dental fluoretado, o flúor presente atua na remineralização dos dentes e na redução da perca mineral quando os ácidos estão sendoproduzidos pelas bactérias.

Espero que com essas informações você possa melhorar seus hábitos e evitar o aparecimento de cáries, com isso terá não só uma boca mais saudável, mas, uma vida mais saudável.

Diogo Paiva

Comentários

As Mais Visitadas

LEI APROVADA: Licença Menstrual entra em vigor dia 10/01/2016, procure seu RH para mais informações !

  Isso mesmo, a nova lei estará entrando em vigor a parti do dia 10/01, deputados alegam que as mulheres nesse período, não produzem tanto no trabalho, gerando mais stress ainda, a nova lei da o direito a mulher no seu período mestrual de ficar 3 dias em casa, muito foram contra mais, não teve conversa a lei está aprovado, esse é o direto de vocês mulheres, procure seu RH, só vocês sabem como é difícil ir trabalhar nesses dias. Da Redação Via: Portal do Anunciador

Vereadora eleita de cidade do Maranhão faz sexo dentro de Cartório Eleitoral com amante

Fernanda Hortegal, a vereadora recentemente eleita de Dom Pedro/MA que ficou conhecida em todo o Brasil por trair o marido médico Sansão Hortegal, transando com o seu amante na portada da casa do casal e motéis. Realizou uma fantasia ousada: fazer sexo dentro do Cartório Eleitoral, onde trabalha o pé-de-pano (seu amante). O vídeo viralizou na cidade em Dom Pedro e Região do MA. Dos 20 vídeos que o marido encontrou no celular da vereadora, a transa no Cartório Eleitoral é o que mais chama a atenção, no dia de expediente. É mole isso? Fernando Cardoso / Bastidores de Notícias

Vice-prefeito de Mari Jobson Ferreira, participou de audiência no Ministério da Saúde em Brasília

O vice-prefeito da cidade de Mari, Zona da Mata Paraibana, Jobson Ferreira, participou, com deputados da bancada federal paraibana em Brasília de uma audiência com o Ministro da Saúde, Marcelo de Castro, para levar demandas do Estado referentes a unidades hospitalares filantrópicas, que estão prestes a fechar as portas por falta de recursos, além da solicitação para estruturar um centro de pesquisas em Campina Grande para realizar estudos relacionados ao Aedes Aegypit, problemas neurológicos, microcefalia e outras síndromes. O coordenador da bancada, deputado federal Benjamin Maranhão (SD), lembrou que a região Nordeste concentra 86% dos casos notificados, sendo que Pernambuco continua com o maior número em investigação, seguido dos estados da Paraíba, Bahia, Ceará, Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Maranhão. De acordo com ele, em Campina Grande mora e atua a médica Adriana Melo, responsável pela descoberta da relação entre Zika Vírus e a microcefalia. “Sem estr...