Pular para o conteúdo principal

Diogo Paiva alerta para o surgimento de doenças bucais durante à folia

Saúde

Doenças bucais que podem surgir no carnaval

O carnaval está chegando e com ele muita festa e diversão. Porém, nesse período, surgem muitos problemas orais em decorrência do contato entre uma pessoa infectada por algum problema de saúde bucal e uma sadia. Comentaremos alguns desses problemas, focando apenas na questão bucal, no entanto deixaremos o alerta para a prevenção de outras doenças que podem ser adquiridas por outras vias, como as DST’s. Lembre-se que a prevenção é o melhor remédio e que algumas dessas patologias são muito perigosas e agridem bastante o infectado.

O rol de doenças bucais é bastante amplo, então decidimos expor algumas delas e que podem ser transmitidas através de algo muito comum nas festas de carnaval, o beijo.

Na saliva humana, naturalmente já existem vários microorganismos, no entanto, em determinados momentos, podemos ter em nossa saliva microorganismos patogênicos, que dependendo do estado de saúde geral e imunidade das pessoas, pode fazer com que as doenças apareçam. Durante o contato, através do beijo, há uma troca desses microorganismos, que podem ser vírus, bactérias ou fungos. Se a pessoa que adquiriu alguns desses elementos estiver com sua imunidade baixa, poderá desenvolver a doença.

Agora falaremos brevemente sobre as doenças mais comuns, apresentando alguns sinais dessas doenças.
Herpes labial: doença provocada pelo vírus herpes simples. Na fase ativa da doença provoca lesões em forma de bolhas, geralmente nos lábios. Inicia com uma coceira/queimor, depois formam-se as bolhas. Durante essa fase a doença pode ser transmitida.

Candidíase Oral (sapinho): micose provocada pelo fungo Candida albicans. Apresenta pontos ou placas brancas na língua ou bochechas.

Mononucleose (doença do beijo): provocada pelo vírus Epstein-Barr, provoca sintomas similares a de uma gripe forte e pode haver aumento dos gânglios linfáticos (popular íngua).

Sífilis: A forma mais comum de infecção é através do ato sexual, no entanto, pode haver a contaminação através do beijo, o que não é comum. A bactéria Treponema pallidum é a responsável pela doença e como sinais podem aparecer lesões na pele e na boca.

Dicas de prevenção
Pessoas com sistema imunológico abalado são mais vulneráveis às infecções. Portanto, tenha cuidados gerais com a saúde: coma bem, durma bem e beba bastante água durante o carnaval.

Pessoas com problemas bucais prévios também ficam mais vulnerável a outras infecções. Portanto, mantenha a higiene bucal em dia: escove os dentes, use fio dental e enxaguante bucal (se for necessário).

Fique atento aos sinais que indicam doenças bucais, como boca seca, sangramentos, lesões aparentes, bolhas, manchas brancas e gosto amargo na boca. Consulte um dentista caso tenha um desses sintomas.

A prevenção é importantíssima para evitar o aparecimento de doenças. Curta o carnaval de forma consciente e evite problemas futuros.

Diogo Paiva

Comentários

As Mais Visitadas

Corinthians monta mosaico 3D para celebrar o hexa brasileiro antes do clássico

Corinthians monta mosaico 3D para celebrar o hexa brasileiro antes do clássico BRASILEIRÃO O clássico deste domingo contra o São Paulo marcou o primeiro jogo do Corinthians como campeão oficial do Campeonato Brasileiro 2015. E para comemorar o hexa nacional, o alvinegro, jogando em casa, ergueu um gigantesco mosaico em 3D nas arquibancadas da Arena Corinthians para recepcionar os atletas e festejar o título. Mas como tudo que está ligado ao novo hexacampeão sempre acirra ânimos de torcedores e dos 'antis', como o Corinthians chama os adversários, a arte dividiu opiniões nas redes sociais. Paineis brancos erguidos pela própria torcida traziam a palavra Hexa separada por um brasão erguido por cabos de aço descendo do teto da arena. Segundo imagens que vazaram na internet durante os ensaios, o emblema deveria mesmo ficar pela metade. Mas para alguns internautas, a "arte" ficou incompleta. Da Redação Via: UOL Esportes

Tubarão-martelo é capturado por pescador na Paraíba

Revista Páginas - Na praia de Lucena, litoral norte da Paraíba a 56,2 km da capital João Pessoa, um pescador conseguiu capturar, na última sexta-feira (25) um tubarão-martelo (Sphyrna spp.) Que é um gênero de tubarão, característico pelas projeções existentes em ambos os lados da cabeça, onde se localizam os olhos e as narinas.  O animal após capturado foi exposto no solo como "troféu" e atraiu centenas de  populares. Vejam as polêmicas fotos divulgadas nas redes sociais.

Vereador da cidade de Mari, Léo Texeira chama parte da imprensa local de "cara de pau e mentirosos"

O clima esquentou na cidade de Mari (60km da capital João Pessoa) entre o vereador Léo Texeira e parte da imprensa local. Tudo começou devido uma publicação do parlamentar Léo, no seu Facebook, onde se mostrou a favor da retirada da emissora comunitária Araça FM do prédio onde a mesma já oculpa há quase 18 anos, conforme, veiculado na imprensa no dia de ontem(23). O caso voltou as redes sociais e o vereador Léo Texeira, rebateu as acusações dizendo que o problema não é Araça FM e sim os que fazem Araça. Veja o recado do parlamentar para parte da imprensa: " Publique tudo , que o povo vai entender quem são vocês . A questão não é a rádio que é um patrimônio do povo . E sim vocês que vivem mentindo todos os dias , o prefeito Marcos , não processa vocês direto porque vocês são caras de pau e estão querendo mídia , " bando" de mentiroso , ele(Marcos Martins), vai continuar trabalhando por Mari/PB . Que vocês em 1 ano no governo do ex-prefeito(Antônio Gomes) , quase destr