Pular para o conteúdo principal

Diogo Paiva explica os cuidados com a saúde bucal na gravidez

No quadro saúde: Saúde bucal na gravidez

Durante a gestação, principalmente na primeira, surgem muitas dúvidas para a mulher. A nossa cultura mistifica algumas coisas e outras são tabus para profissionais da área da saúde e para as futuras mamães.

Do ponto de vista odontológico, iremos abordar alguns mitos e esclarecer algumas dúvidas, para fazer dessa época da vida da mulher, algo prazeroso e não doloroso.

Já foi abordado em publicações anteriores o mito que os dentes das grávidas ficam mais frágeis ( HYPERLINK "http://revistapaginas.blogspot.com.br/2017/02/alguns-mitos-e-verdades-sobre-carie-por.html" http://revistapaginas.blogspot.com.br/2017/02/alguns-mitos-e-verdades-sobre-carie-por.html). Apesar do mito na sua relação com a gestação, a maioria das grávidas adquirem problemas bucais. Aí surgem outros questionamentos: As mulheres que estão grávidas podem sofrer intervenções odontológicas?
A resposta é sim. Porém, devemos ressaltar que alguns cuidados adicionais deverão ser tomados, além do bom senso em relação ao tipo de procedimento a ser executado. Na literatura não há evidências científicas que impeçam o tratamento odontológico em gestantes, devido principalmente a falta de estudos nessa área, porém, devemos entender que há uma doença e que ela deve ser tratada independente de gravidez ou não. Inclusive, se necessário for, podem ser realizadas radiografias para fechar algum diagnóstico, fazendo uso racional e evitando caso seja possível. Outro procedimento que pode ser tranquilamente executado é a aplicação tópica de flúor, visto que esse flúor não é ingerido, portanto, não pode prejudicar o bebê.

Quanto à inserção e remoção de materiais odontológicos contendo mercúrio, como é o caso do amálgama, recomenda-se, desde que possível, que o amálgama não seja inserido nem removido da cavidade bucal de gestantes, pelo risco de inalação e absorção da substância. Clinicamente, portanto, devemos evitar restaurar dentes de gestantes com amálgama, no entanto, caso seja necessário remover o material por necessidade extrema de trocas de restaurações ou acesso à câmara pulpar de um dente previamente restaurado, devemos realizar o procedimento sob isolamento absoluto.

O atendimento pode ser realizado em qualquer fase da gestação. Principalmente em casos de urgência, porém o segundo trimestre é mais cômodo para as gestantes por diversos motivos: Gestante mais tranquila porque a “fase difícil” passou, formação do feto concluída, menor incidência de enjoos, menor peso que no último trimestre, que é o mais seguro, porém, o mais desconfortável para mulher.

Ah! Mais eu não suporto sentir dor? E agora? Existem anestésicos que podem ser utilizados de forma segura nos procedimentos em qualquer fase da gravidez. Portanto, se for necessário sua utilização para um atendimento mais cômodo e confortável a gestantes, eles podem ser utilizados tranquilamente.
E se for preciso tomar algum medicamento? A regra é a mesma. Diversos medicamentos têm uso tido como seguro para gestantes, porém, gostaria de fazer um alerta para a automedicação. Existe um risco de problemas para o feto e também para a mãe quando utilizam-se alguns antiinflamatórios no último trimestre de gravidez, portanto, nunca utilize um medicamento sem o conhecimento ou a prescrição de um profissional de saúde, isso pode ser um risco para sua vida e para a vida do seu filho.

Uma informação importante é que a doença periodontal, que tem relação com as alterações hormonais decorrentes da gravidez também possui relação com o nascimento de fetos prematuros e com baixo peso, mas, isso é um assunto para outro dia. No entanto, fica o alerta para você que está grávida se policie e procure manter a sua saúde bucal num nível adequado, isso trará benefícios para você e para seu filho que está por vir.

E lembre-se sempre: Dentista não cuida apenas de dentes, cuida de gente. Até a próxima.

Referências:
ECHEVERRIA, Sandra. Tratamento Odontológico para Gestantes, 2ª edição. Santos, 03/2014. [Minha Biblioteca].
VASCONCELOS et al. Atendimento odontológico a pacientes gestantes: como proceder com segurança Rev. bras. odontol., Rio de Janeiro, v. 69, n. 1, p. 120-4, jan./jun. 2012

Diogo Paiva

Comentários

As Mais Visitadas

Cruzeiro E C de Mari-PB, o mais querido do brejo.

O saudoso Cruzeiro Esporte Clube de Mari-PB, uma equipe de futebol amadora, que figurou no cenário do esporte paraibano nas décadas de 70, 80 e começo de 90. Mesmo não fazendo atuações no campeonato da elite do estado, a simpatica equipe de Mari sempre orgulhou os filhos da terra, sagrando-se campeão da Copa Matutão , em 1980 - (espécie de segunda divisão do paraibano de hoje). Devido a essa alegria, a forte equipe ganhou o apelido de " O mais querido do brejo" . O Cruzeiro de Mari, foi um adversário á altura para as principais equipes do futebol paraibano, enfrentando; Treze, Campinense, Botafogo, Guarabira e o também extinto Confiança de Sapé. Possível escalacão de uma das fotos, em pé: Guri, Adroaldo, Nozinho, Lula, Mison, Alcídes, agachados: Bibiu, Ribeiro, Nêgo, Romeu e Gordo. FONTES: Federação Paraibana de Futebol CRÉDITO: Aldoberg Ivanildo da Silva

Robert, o boneco amaldiçoado

Em 1896, a escrava de um rico comerciante deu ao filho do seu dono um boneco de palha que, segundo consta, havia passado por um ritual de magia negra. O garoto Eugene batizou o boneco de Robert e, durante a sua infância, toda vez que algo ruim acontecia e a culpa recaía sobre Eugene, ele dizia que Robert havia feito isso. Estranhos eventos começaram a ser relatados. Taças e talheres eram atiradas na sala de jantar, servos se escondiam durante seus turnos da noite enquanto ouviam barulhos de roupas sendo rasgadas e papéis que eram amassados e jogados no chão em aposentos esquecidos da casa. Brinquedos queridos de Eugene começaram a aparecer mutilados quando no profundo da noite se ouvia uma fina risada. O boneco se tornou companhia inseparável de Gene. Seu pai costumava ouví-lo constantemente falando com o boneco. Isso seria normal, se os pais não ouvissem Gene respondendo a si mesmo com uma voz completamente diferente da sua. Seus pai...

Sabonete com logomarca da IURD viraliza na internet, pelo alto valor cobrado aos fiéis

Tem circulado nas principais redes sociais, uma foto que tem gerado uma polêmica muito forte entre os internautas, trata-se de uma foto de um sabonete com a logomarca da Igreja Universal do Reino de Deus, que supostamente é vendido pelo valor de 120 Reais. O valor, digamos, elevado para um sabonete, tem gerado uma discussão, nada comum. Os internautas, tem expressado em seus comentários nas redes sociais, um tom de revolta e indignação contra a Igreja Universal do Reino de Deus, devido ao alto valor cobrado aos fiéis. O suposto e "caro" sabonete, faz parte de uma série de itens vendidos ao longo da história pela IURD - Igreja Universal do Reino de Deus, que tem como líder e fundador o Bispo Edir Macedo. A foto do sabonete virou uma espécie de piada, devido ao alto valor cobrado, e também devido ao péssimo momento econômico vivenciado pelo país. Aldoberg Silva Foto: Facebook