Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Cruz do Espírito Santo/PB, lança logo e começa preparar festa de Emancipação

Revista Páginas - A Prefeitura Municipal de Cruz do Espírito Santo, localizado na região metropolitana de João Pessoa, PB, lançou nesta manhã(22) a logomarca para às comemorações do Aniversário de 121 anos de sua Emancipação. A logo trás como imagem de fundo a Igreja Matriz, recém restaurada. O aniversário é no dia 07 de Março, mas a partir deste lançamento, o município inicia uma vasta programação visando os festejos.

Conheça um pouco da história desta terra:

A paróquia

A paróquia de Cruz do Espírito Santo foi criada no dia 3 de janeiro de 1904, desmembrada da se São Miguel de Itaipu. Seu primeiro vigário foi o cônego José João Pessoa da Costa. Antes a atual Matriz e demais capelas, geralmente nos engenhos, eram periodicamente assistidas pelos padres visitadores, conforme atestam os livros de registro da paróquia de Santa Rita, e possivelmente os de São Miguel de Itaipu. Foi o Cônego João Pessoa da costa, de saudosa memória, o grande pastor dessa terra que por cerca de meio século conduziu os destinos da comunidade cristã, até 1964. Com o seu falecimento, a paróquia passou a ter a assistência dos seguintes sacerdotes: Pe. Paulo Koelen, Pe. Aluisio Ferreira dos Santos, Pe. Ricardo Romonelli, Pe. Hildebrando Santana, Pe. Moisés Miranda, Pe. Piercalo Mazza, Pe. Giuseppe Laera e Pe. José Diácono de Macedo. Felizmente o arquivo da paróquia não sofreu dano com a enchente de 1985.

A Matriz

        A pedra fundamental da Matriz de Cruz do Espírito Santo foi lançado a 2 fevereiro de 1884, pelo padre Firmino Herculano de Figueiredo, vigário de Santa Rita. Esteve presente a banda marcial do corpo de policia. A bênção da primeira tesoura foi a 18 de abril de 1885. Foram paraninfas dona Córdula Fernandes de carvalho (mãe de Augusto dos Anjos) e dona Maria Cavalcanti Vasconcelos (esposa do major Ursulino).

O massacre do Engenho São Tiago Maior

Em 20 de março de 1645, os holandeses que haviam invadido a Paraíba instigaram os índios, seus aliados, atacaram São Tiago Maior, (Atual Engenho São Felipe ou Puxi de cima) de André Dias de Figueiredo. Foram assassinados todos os habitantes do engenho e moradores, só escapando á morte uma filha do senhor do engenho que, diz a crônica, ser uma jovem muito bonita, sendo por isso poupada e enviada para fortaleza de Cabedelo. 

Fonte: Wikipédia


Comentários

As Mais Visitadas

Corinthians monta mosaico 3D para celebrar o hexa brasileiro antes do clássico

Corinthians monta mosaico 3D para celebrar o hexa brasileiro antes do clássico BRASILEIRÃO O clássico deste domingo contra o São Paulo marcou o primeiro jogo do Corinthians como campeão oficial do Campeonato Brasileiro 2015. E para comemorar o hexa nacional, o alvinegro, jogando em casa, ergueu um gigantesco mosaico em 3D nas arquibancadas da Arena Corinthians para recepcionar os atletas e festejar o título. Mas como tudo que está ligado ao novo hexacampeão sempre acirra ânimos de torcedores e dos 'antis', como o Corinthians chama os adversários, a arte dividiu opiniões nas redes sociais. Paineis brancos erguidos pela própria torcida traziam a palavra Hexa separada por um brasão erguido por cabos de aço descendo do teto da arena. Segundo imagens que vazaram na internet durante os ensaios, o emblema deveria mesmo ficar pela metade. Mas para alguns internautas, a "arte" ficou incompleta. Da Redação Via: UOL Esportes

Super Sam: a crítica social em Chapolin Colorado, em 1973

Além de satirizar os heróis norte-americanos, Chapolin trazia uma grande crítica social da América Latina. Afinal, ele era um herói “sem dinheiro, sem recursos, sem inventos sensacionais, fraco e tonto”, nas palavras do seu próprio criador. Mas por outro lado, mesmo sendo um grande covarde, o Chapolin também é valente por ser capaz de superar seu medo para ajudar a quem precisa. No seriado, a hegemonia dos países industrializados no mundo subdesenvolvido é simbolizada por meio de Super Sam, interpretado por Ramón Valdéz. O personagem é o paradigma do poderio norte-americano: uniforme semelhante ao do Superman, com direito ao famoso símbolo no peito do traje azul, e cartola com as cores da bandeira estadunidense. Como nunca fora chamado para ajudar alguém, suas aparições na série eram fruto da intromissão nas ações do Chapolin. Enquanto o herói mexicano tem sua marreta biônica como arma, o Super Sam carrega consigo "a arma mais poderosa" (um saco de dinheiro) e diz “Time i

Tubarão-martelo é capturado por pescador na Paraíba

Revista Páginas - Na praia de Lucena, litoral norte da Paraíba a 56,2 km da capital João Pessoa, um pescador conseguiu capturar, na última sexta-feira (25) um tubarão-martelo (Sphyrna spp.) Que é um gênero de tubarão, característico pelas projeções existentes em ambos os lados da cabeça, onde se localizam os olhos e as narinas.  O animal após capturado foi exposto no solo como "troféu" e atraiu centenas de  populares. Vejam as polêmicas fotos divulgadas nas redes sociais.