Pular para o conteúdo principal

Folha de S.Paulo destaca o Brejo Paraibano 'é um passeio pela cultura nordestina regado a cachaça'

Cabem quase cinco Paraíbas dentro do Estado de São Paulo. E o que já é pequeno se divide em muitas partes. O Estado nordestino está fatiado em 23 regiões, das quais o Brejo Paraibano é uma das mais interessantes.

Brejo, neste caso, não diz respeito a áreas pantanosas. O nome da região vem de "brejos de altitude", como são conhecidas as áreas altas do Nordeste onde prevalece um clima mais úmido.

Não são só as condições atmosféricas que distinguem o Brejo Paraibano. Ali, de modo muito particular, combinam-se casario colonial bem preservado, teatros históricos, bons alambiques e memoriais que lembram artistas e filhos ilustres da terra.

Por isso, numa viagem à Paraíba, vale a pena dedicar dois dias à região, que tem Areia como sua melhor representante. Situada no topo da serra da Borborema, a cidade de 20 mil habitantes fica a pouco mais de uma hora da capital, João Pessoa.

O lugar é um dos núcleos urbanos que se desenvolveram como ponto de passagem para os tropeiros que iam do sertão para o litoral da Paraíba, entre os séculos 18 e 20.

É desse passado, aliás, que vêm alguns dos principais atrativos da cidade: o conjunto histórico e urbanístico, formado por mais de 400 imóveis, tombado em 2006.

Em uma pequena casa que integra esse núcleo colonial, fica o museu dedicado a Pedro Américo, célebre pintor brasileiro do século 19.

Criador de obras como "Grito do Ipiranga", que pertence ao acervo do museu do Ipiranga, em São Paulo, ele nasceu em 1843 nessa casa de Areia, onde passou boa parte parte de sua infância.

Há só um quadro original em exibição, "Cristo Morto", pintado em 1901. As demais telas são réplicas. O mais surpreendente, no entanto, são as caricaturas que têm a família como tema. Mostram verve pouco conhecida do artista, associado a grandes episódios históricos.

A dez minutos está o teatro Minerva, o mais antigo da Paraíba, fundado em 1859. Com três níveis, a plateia apresenta razoável estado de preservação, mas o palco não –parte do tablado cedeu.

O fato é que esse miolo histórico revela mais seu charme em passeios a pé que em visitas a locais específicos, principalmente por causa do casario antigo, um dos mais preservados do Nordeste.

Nem tudo, no entanto, pode ser visitado após breves caminhadas. Na zona rural de Areia, a menos de dez minutos de carro, fica a Casa do Doce, com mais de 70 tipos.

Perto de lá, está o Engenho Triunfo, onde dá para acompanhar o processo de destilação e degustar as cachaças (é recomendável ligar para confirmar os horários; o telefone é 83/99931-9861).

Só em Areia existem 28 engenhos em atividade. Aliás, quando o assunto é produção de cachaça, a região do Brejo Paraibano é uma das referências no Nordeste.

JACKSON DO PANDEIRO

Em Alagoa Grande, a 18 km de Areia, está outro engenho aberto à visitação. É Lagoa Verde (tel. 83/99982-0407), onde se produz a Volúpia, cachaça premiada.

Mas há mais para conhecer por ali. Alagoa Grande é a cidade onde nasceu Jackson do Pandeiro, em 1919. O "rei do ritmo" se tornou famoso com músicas como "Chiclete com Banana".

No museu a ele dedicado, estão expostas roupas que usou em shows, cadernos com composições, entre outros itens. Os restos mortais de Jackson, que estavam no Rio, foram transferidos para o espaço em 2009 –o cantor morreu em 1982.

Também em Alagoa, a cinco minutos do museu, fica o teatro Santa Ignez, aberto em 1905 e mais bem preservado que o Minerva, em Areia.

O Brejo Paraibano é, em suma, uma passeio pelo passado da cultura nordestina. Regado a cachaça, claro.

Folha de S.Paulo

Comentários

As Mais Visitadas

Vereadora eleita de cidade do Maranhão faz sexo dentro de Cartório Eleitoral com amante

Fernanda Hortegal, a vereadora recentemente eleita de Dom Pedro/MA que ficou conhecida em todo o Brasil por trair o marido médico Sansão Hortegal, transando com o seu amante na portada da casa do casal e motéis. Realizou uma fantasia ousada: fazer sexo dentro do Cartório Eleitoral, onde trabalha o pé-de-pano (seu amante). O vídeo viralizou na cidade em Dom Pedro e Região do MA. Dos 20 vídeos que o marido encontrou no celular da vereadora, a transa no Cartório Eleitoral é o que mais chama a atenção, no dia de expediente. É mole isso? Fernando Cardoso / Bastidores de Notícias

Mari/PB: Estádio Pedro Thomé de Arruda e o seu triste fim!

O Estádio Pedro Thomé de Arruda , localizado no bairro Vermelho na cidade de Mari, pertencente ao já extinto Cruzeiro E C . Vive momentos de adeus. O charmoso e aconchegante estádio foi palco de grandes espetáculos do futebol amador da cidade e da região por quase cinco décadas. Construído pelo prefeito Pedro Thomé de Arruda na década de 60. Hoje o estádio vive seus últimos momentos. Com sua estrutura totalmente abalada pelo tempo, e a falta de manutenção e sem investimentos o estádio pede socorro! A procura pelo estádio são pouquíssimas. As equipes de futebol amador da cidade, não mandam mais suas partidas no velho estádio. O velho conhecido vai deixar saudades. Aldoberg Silva Foto: Facebook e Fabio Morzart 

Mulher sequestrada após assalto aos Correios é encontrada; gerente segue desaparecido

Foi encontrada, na manhã desta terça-feira (29), a mulher sequestrada após assalto na agência dos Correios de Juarez Távora (Agreste paraibano, a 75 km de João Pessoa) nessa segunda-feira (28). O gerente da instituição, que também foi levado pelos bandidos, segue desaparecido. Segundo o comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar, major Oscar Beuttenmüller, a mulher foi encontrada em uma escola na zona rural de Juripiranga. A vítima informou que ela, o gerente dos Correios e os bandidos passaram a noite no local. Ao amanhecer, os criminosos empreenderam uma nova fuga. Ela foi abandonada na escola, enquanto o gerente continuou refém do grupo. Ainda conforme o major, a mulher está bastante assustada e não apresenta sinais de agressão. Ela será levada para a delegacia de Polícia Civil para prestar depoimento. A polícia segue mobilizada e várias viaturas realizam buscas na regi...