Pular para o conteúdo principal

Pioneira: Isabelle é a primeira transexual a obter autorização para jogar vôlei por equipe feminina no Brasil

A curitibana Isabelle Neris, de 25 anos, é a primeira transexual no Brasil a conseguir autorização para jogar por times femininos de vôlei. Na última quinta-feira, a atleta foi liberada para competir em torneios ligados à Federação Paranaense de Vôlei (FPV).

Neste domingo, com a camisa das "Voleiras", ela estreia em um torneio amador de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. O primeiro jogo oficial de Isabelle será na Taça Curitiba, torneio que será disputado entre 20 e 24 de março.

- Estou bem animada, a Taça é um evento de grande porte. A ansiedade bate por saber que é o meu primeiro jogo oficial realizado pela federação - conta a atleta.
Isabelle conseguiu a liberação da FPV na última quinta-feira, quando apresentou a identidade social e o documento de mudança de nome civil. Ela também mostrou exames hormonais que comprovam que o nível de testosterona dela é igual ao de outras atletas da modalidade.

A jogadora entrou para a equipe em maio de 2016 e já havia participado de dois torneios amadores, além de um de categoria mista. Em todas as competições, Isabelle teve que apresentar o mesmo tipo de exame físico. Nas quadras, a inspiração veio da jogadora Tiffany Abreu, que é brasileira e conseguiu permissão da Federação Internacional de Vôlei para atuar entre as mulheres na Itália.

- (A história de Tiffany) Foi o estopim para que eu não desistisse desse sonho. Nós devemos correr atrás do que queremos, somos a geração da mudança. As pessoas vão querer nos barrar, mas não devemos desistir se aquilo é o nosso sonho - disse a atleta.
O time de Isabelle joga neste domingo, às 12h, no Ginásio Cobra. O torneio é organizado pelo Galatasaray Voleibol. No campeonato, os jogadores prometem usar um uniforme com a hashtag “#SomosTodosIsabelle”. A ação é em resposta ao preconceito sofrido por ela em um dos jogos que participou.

Trâmites legais

Para receber liberação para os campeonatos federais, a diretoria administrativa das “Voleiras” entrou em contato com a federação, depois de a atleta demonstrar interesse em competir de forma oficial. A FPV, então, buscou precedentes no caso, para definir o futuro da atleta.

De acordo com o superintendente da federação, Jandrey Vicentin, não há nenhuma regulamentação oficial para casos como o de Isabelle. Vicentin diz que o episódio é o primeiro do país e já pediu à Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) um estudo científico para inclusão de pessoas trans. A ideia da FPV é garantir ainda mais os direitos esportivos dos cidadãos.

- É um fato novo. No documento dela consta sexo feminino e nós quisemos garantir os direitos civis dela - explicou o dirigente da federação.

GE

Comentários

As Mais Visitadas

LEI APROVADA: Licença Menstrual entra em vigor dia 10/01/2016, procure seu RH para mais informações !

  Isso mesmo, a nova lei estará entrando em vigor a parti do dia 10/01, deputados alegam que as mulheres nesse período, não produzem tanto no trabalho, gerando mais stress ainda, a nova lei da o direito a mulher no seu período mestrual de ficar 3 dias em casa, muito foram contra mais, não teve conversa a lei está aprovado, esse é o direto de vocês mulheres, procure seu RH, só vocês sabem como é difícil ir trabalhar nesses dias. Da Redação Via: Portal do Anunciador

Ministro investigado relata caso de empreiteiras no TCU

Investigado na Lava Jato por suposto recebimento de “vantagens indevidas” da OAS e da Odebrecht, o ministro do Tribunal de Contas da União Vital do Rêgo continua a conduzir processos de interesse das empreiteiras no TCU; Vital atua como relator, com poder para determinar os rumos das auditorias e elaborar os votos que orientam os julgamentos; a situação vem sendo questionada pelos próprios auditores e procuradores da corte de contas As informações são de reportagem de Fábio Fabrini no Estado de S.Paulo. "Em ao menos cinco casos, que avaliam irregularidades em contratos das empresas com a Petrobrás e outros órgãos públicos, Vital atua como relator, com poder para determinar os rumos das auditorias e elaborar os votos que orientam os julgamentos. A situação vem sendo questionada pelos próprios auditores e procuradores da corte de contas. O ministro responde a dois inquéritos no Supremo Trib...

Vereadora eleita de cidade do Maranhão faz sexo dentro de Cartório Eleitoral com amante

Fernanda Hortegal, a vereadora recentemente eleita de Dom Pedro/MA que ficou conhecida em todo o Brasil por trair o marido médico Sansão Hortegal, transando com o seu amante na portada da casa do casal e motéis. Realizou uma fantasia ousada: fazer sexo dentro do Cartório Eleitoral, onde trabalha o pé-de-pano (seu amante). O vídeo viralizou na cidade em Dom Pedro e Região do MA. Dos 20 vídeos que o marido encontrou no celular da vereadora, a transa no Cartório Eleitoral é o que mais chama a atenção, no dia de expediente. É mole isso? Fernando Cardoso / Bastidores de Notícias