Pular para o conteúdo principal

Realizada reunião para implantação de Usina Para Recolhimentos de Resíduos Sólidos no Curimataú Paraibano

Aconteceu na segunda-feira (13) do corrente mês, na cidade de Cuité  uma reunião promovida pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Curimataú, com um representante da empresa ZEG que apresentou para os presentes uma proposta de instalação em nossa região de uma sina que irá utilizar todo o lixo produzido na região para produzir Energia. 
                              
Trata-se da implantação de uma usina de geração de energia elétrica à base de resíduos sólidos. Um representante da empresa responsável pela implantação da usina esteve presente e apresentou o projeto aos gestores e auxiliares.   A proposta visa acabar com os lixões a céu aberto, que tem sido um grande problema enfrentado pelos municípios, e substitui uma das alternativas até então apontadas pelos gestores: um aterro sanitário regional.

A usina visa gerar economia para os municípios, os quais só terão o custo de recolher os resíduos e entregá-los na empresa. De acordo com o presidente do consórcio, o investimento na instalação da usina é superior aos R$ 50 milhões e a mesma terá capacidade de processar mais de 100 toneladas de lixo por dia.

Após a reunião, os gestores se responsabilizaram de entregar um levantamento com dados da coleta de resíduos dos municípios, como a quantidade de moradores e de lixo produzido na cidade, para que a empresa possa preparar um projeto detalhado e apresentar aos prefeitos e aos órgãos fiscalizadores.  

Entre os prefeitos presentes na reunião, estavam os prefeitos Charles Camaraense (PSL), de Cuité; Neto Nepomuceno (DEM), de Barra de Santa Rosa; Neide Oliveira (PSB), de Sossego; Jarson Santos (PSB), de Nova Floresta; Manassés Dantas (PSB), da cidade de Baraúna; Olivânio Remígio (PT), de Picuí; Aido Lira (PSB), de Frei Martinho; e Dudu Dantas (PSB), da cidade de Cubati. Os demais gestores enviaram seus representantes.

MARI
Este mesmo projeto deverá atender a vários municípios da Zona da Mata Paraibana inclusive Mari, à frente das negociações com os municípios, o ex vice-prefeito de Mari, Jobson da Farmácia falou da importância dessa iniciativa para os municípios, e falou que sua luta será constante para efetivação do projeto.

Mari Notícias

Comentários

As Mais Visitadas

De acordo com a CBF o Estádio O Tadeuzão em Sapé/PB é municipal

A Diretoria de Competições da CBF concluiu o Cadastro Nacional de Estádios de Futebol (CNEF) 2016. É um raio-X do cenário brasileiro, que tem 790 locais de disputa catalogados pela entidade. O documento de 97 páginas tem detalhes como a localização, proprietários, capacidade, iluminação e a ficha de cada estrutura. A Região Sudeste tem 260 estádios, sendo 132 municipais, 125 particulares e três estaduais. O Nordeste vem na sequência, com 241. O Sul conta com 144 e o Centro-Oeste com 85. Já a Região Norte tem 60. A maioria dos estádios (59,2%) é administrada pelos governos municipais. Os particulares preenchem a segunda maior fatia: 34,4%. Os estaduais são 5,9% e os federais apenas 0,5%. O cadastro inclui lugares que recebem jogos recreativos, amadores e profissionais em todas as esferas de organização, seja a partida menos expressiva de um campeonato municipal à final do Brasileirão. Por isso, esse relatório tem números curiosos, como os índices de estádios com (64%) e sem (36%) ilu

Super Sam: a crítica social em Chapolin Colorado, em 1973

Além de satirizar os heróis norte-americanos, Chapolin trazia uma grande crítica social da América Latina. Afinal, ele era um herói “sem dinheiro, sem recursos, sem inventos sensacionais, fraco e tonto”, nas palavras do seu próprio criador. Mas por outro lado, mesmo sendo um grande covarde, o Chapolin também é valente por ser capaz de superar seu medo para ajudar a quem precisa. No seriado, a hegemonia dos países industrializados no mundo subdesenvolvido é simbolizada por meio de Super Sam, interpretado por Ramón Valdéz. O personagem é o paradigma do poderio norte-americano: uniforme semelhante ao do Superman, com direito ao famoso símbolo no peito do traje azul, e cartola com as cores da bandeira estadunidense. Como nunca fora chamado para ajudar alguém, suas aparições na série eram fruto da intromissão nas ações do Chapolin. Enquanto o herói mexicano tem sua marreta biônica como arma, o Super Sam carrega consigo "a arma mais poderosa" (um saco de dinheiro) e diz “Time i

Mari - Imagem traduz a letra de Maria Anuciada Dias/União e Trabalho

Esta imagem que tem a igreja de fundo traduz a letra de Maria Anuciada Dias, da primeira parte do hino da cidade de Mari PB. Hino:                                I Minha terra hospitaleira tem um lindo céu de a nil campos vastos e verdejantes Sol e luar primaveris é Mari , cidade amada que guardo no coração és por Deus abençoada pedaço do meu Brasil Oh !  Mari terra adorada Eu te tenho grande amor És cidade do trabalho Terra do agricultor O teu povo Bravo e forte tem por ti veneração segue o lema da tua bandeira União e Trabalho Hino de Mari/ PB Letra e música: Maria Anuciada Dias Criado em: 22/08/1989 FOTO: via Facebook