Pular para o conteúdo principal

Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais O que é isso? Leia no artigo de Marcos Souza


É uma especialidade da odontologia voltada para atender os pacientes com limitações físicas, motoras, mentais, sociais e psíquicas que tem por objetivo o diagnóstico, a preservação, o tratamento e o controle dos problemas de saúde bucal. O cirurgião dentista com estudo especifico nesta área está capacitado para prestar uma odontologia de alta qualidade cercada dos cuidados necessários à cada situação específica seja em âmbito ambulatorial, domiciliar ou hospitalar.

Quem são esses pacientes?

•Deficiência mental
•Deficiência física Anomalias congênitas (deformações)
•Sindrômicos
•Distúrbios comportamentais (ex. autismo)
•Transtornos psiquiátricos
•Distúrbios sensoriais e de comunicação
•Doenças sistêmicas crônicas (diabetes, cardiopatias, doenças hematológicas, insuficiência renal crônica, doenças auto imunes, doenças vesículo bolhosas, etc.)
•Doenças infectocontagiosas (hepatites, HIV, tuberculose)
•Desvios sociais ( alcoólatras , usuário de drogas ilícitas e etc. )
•Condições sistêmicas (irradiados, transplantados, oncológicos, gestantes, imunocomprometidos)

Para o atendimento a esse tipo de paciente deve ser levado em conta a presença fundamental da família e o profissional possui a capacitação exigida ao que diz respeito as particularidades das limitações do paciente. O apoio da família é muito importante na conscientização da importância da boa saúde bucal para esses pacientes.

Como fazer para ser atendido?

O atendimento deve se iniciar na unidade de saúde de seu bairro. O cirurgião dentista da unidade confirmando que existe a necessidade de um atendimento especializado lhe encaminhara a um Centro de Especialidades Odontológicas – CEO mais próximo de vc.

Documentos necessários?

- Cartão do SUS
- RG
- Comprovante de Endereço
- Laudo Medico
- Encaminhamento da unidade Básica de saúde

¨Há muros que só a paciência derruba. E há pontes que só o carinho destrói. ¨
Cora Coralina.

Marcos Souza - Acadêmico de Odontologia 8º Periodo – UFPB

Comentários

As Mais Visitadas

Mari - Imagem traduz a letra de Maria Anuciada Dias/União e Trabalho

Esta imagem que tem a igreja de fundo traduz a letra de Maria Anuciada Dias, da primeira parte do hino da cidade de Mari PB. Hino:                                I Minha terra hospitaleira tem um lindo céu de a nil campos vastos e verdejantes Sol e luar primaveris é Mari , cidade amada que guardo no coração és por Deus abençoada pedaço do meu Brasil Oh !  Mari terra adorada Eu te tenho grande amor És cidade do trabalho Terra do agricultor O teu povo Bravo e forte tem por ti veneração segue o lema da tua bandeira União e Trabalho Hino de Mari/ PB Letra e música: Maria Anuciada Dias Criado em: 22/08/1989 FOTO: via Facebook 

Corinthians monta mosaico 3D para celebrar o hexa brasileiro antes do clássico

Corinthians monta mosaico 3D para celebrar o hexa brasileiro antes do clássico BRASILEIRÃO O clássico deste domingo contra o São Paulo marcou o primeiro jogo do Corinthians como campeão oficial do Campeonato Brasileiro 2015. E para comemorar o hexa nacional, o alvinegro, jogando em casa, ergueu um gigantesco mosaico em 3D nas arquibancadas da Arena Corinthians para recepcionar os atletas e festejar o título. Mas como tudo que está ligado ao novo hexacampeão sempre acirra ânimos de torcedores e dos 'antis', como o Corinthians chama os adversários, a arte dividiu opiniões nas redes sociais. Paineis brancos erguidos pela própria torcida traziam a palavra Hexa separada por um brasão erguido por cabos de aço descendo do teto da arena. Segundo imagens que vazaram na internet durante os ensaios, o emblema deveria mesmo ficar pela metade. Mas para alguns internautas, a "arte" ficou incompleta. Da Redação Via: UOL Esportes

Tubarão-martelo é capturado por pescador na Paraíba

Revista Páginas - Na praia de Lucena, litoral norte da Paraíba a 56,2 km da capital João Pessoa, um pescador conseguiu capturar, na última sexta-feira (25) um tubarão-martelo (Sphyrna spp.) Que é um gênero de tubarão, característico pelas projeções existentes em ambos os lados da cabeça, onde se localizam os olhos e as narinas.  O animal após capturado foi exposto no solo como "troféu" e atraiu centenas de  populares. Vejam as polêmicas fotos divulgadas nas redes sociais.