Pular para o conteúdo principal

Por patrocínio, Lucena muda de cidade e até de nome para disputar 2ª Divisão da Paraíba

Lucena surgiu em 2008 com uma proposta de ser diferente no futebol paraibano. Logo em sua primeira aventura no futebol profissional, em 2014, conquistou o título da 2ª Divisão e, no ano seguinte, já estava disputando a elite. Mas a fama de clube emergente parou por aí. Sem conseguir jogar em sua cidade, que não tem estádio, o Tubarão fincou sede em Campina Grande e depois João Pessoa.

Em busca de patrocínio, aceitou ser um clube itinerante. Negociou com algumas cidades e foi parar em Cruz do Espírito Santo - mesmo que ainda não tenha certeza que vai jogar por lá, já que o estádio municipal ainda não foi liberado. Mas conseguiu chamar a atenção da mídia por outros motivos.

A começar pelo nome. Por sugestão do grupo que patrocina o clube - uma importante cachaçaria da região - aceitou abolir o Lucena e adotou o São Paulo-PB. É uma espécie de novo clube, com uniforme e escudos diferentes. Na prática, o Lucena morreu e deu origem a um sucessor.

Para a Federação Paraibana de Futebol (FPF), tudo foi feito dentro da lei.
Via assessoria, a entidade se pronunciou e lembrou que outras ações do time foram feitas país afora, citando o exemplo recente do Audax, que pegou toda a estrutura do Osasco. Antes dele, o Grêmio Barueri mudou duas vezes de nome por causa de patrocínio - jogo como Prudente no Brasileiro da Série A e como Americana na Série B.

“ O Lucena virou São Paulo. Demos entrada em toda a documentação necessária. Temos tudo novo. E queremos jogar em nossa cidade. Para isso, já solicitamos a vistoria do Estádio Carneirão, que será a nossa casa na segunda divisão - explicou o vice-presidente Ironildo Franco da Silva.”

A última competição oficial do Lucena é o Campeonato Paraibano Sub-19, que dá ao campeão uma vaga na Copa São Paulo de Juniores. No entanto, se o clube se classificar, já jogará a torneio em janeiro de 2018 com o novo nome - está na semifinal e vai enfrentar o Internacional-PB de olho na grande decisão.

- Só estamos disputando o Sub-19 com o nome de Lucena porque a documentação ainda não havia sido oficializada pela FPF. De agora em diante, todas as competições o clube vai aparecer como São Paulo-PB.

O São Paulo-PB está no Grupo do Litoral do Campeonato Paraibano da 2ª Divisão, e terá como adversários na primeira fase Desportiva-PB, Miramar e Spartax.

GE

Comentários

As Mais Visitadas

De acordo com a CBF o Estádio O Tadeuzão em Sapé/PB é municipal

A Diretoria de Competições da CBF concluiu o Cadastro Nacional de Estádios de Futebol (CNEF) 2016. É um raio-X do cenário brasileiro, que tem 790 locais de disputa catalogados pela entidade. O documento de 97 páginas tem detalhes como a localização, proprietários, capacidade, iluminação e a ficha de cada estrutura. A Região Sudeste tem 260 estádios, sendo 132 municipais, 125 particulares e três estaduais. O Nordeste vem na sequência, com 241. O Sul conta com 144 e o Centro-Oeste com 85. Já a Região Norte tem 60. A maioria dos estádios (59,2%) é administrada pelos governos municipais. Os particulares preenchem a segunda maior fatia: 34,4%. Os estaduais são 5,9% e os federais apenas 0,5%. O cadastro inclui lugares que recebem jogos recreativos, amadores e profissionais em todas as esferas de organização, seja a partida menos expressiva de um campeonato municipal à final do Brasileirão. Por isso, esse relatório tem números curiosos, como os índices de estádios com (64%) e sem (36%) ilu

Super Sam: a crítica social em Chapolin Colorado, em 1973

Além de satirizar os heróis norte-americanos, Chapolin trazia uma grande crítica social da América Latina. Afinal, ele era um herói “sem dinheiro, sem recursos, sem inventos sensacionais, fraco e tonto”, nas palavras do seu próprio criador. Mas por outro lado, mesmo sendo um grande covarde, o Chapolin também é valente por ser capaz de superar seu medo para ajudar a quem precisa. No seriado, a hegemonia dos países industrializados no mundo subdesenvolvido é simbolizada por meio de Super Sam, interpretado por Ramón Valdéz. O personagem é o paradigma do poderio norte-americano: uniforme semelhante ao do Superman, com direito ao famoso símbolo no peito do traje azul, e cartola com as cores da bandeira estadunidense. Como nunca fora chamado para ajudar alguém, suas aparições na série eram fruto da intromissão nas ações do Chapolin. Enquanto o herói mexicano tem sua marreta biônica como arma, o Super Sam carrega consigo "a arma mais poderosa" (um saco de dinheiro) e diz “Time i

Mari - Imagem traduz a letra de Maria Anuciada Dias/União e Trabalho

Esta imagem que tem a igreja de fundo traduz a letra de Maria Anuciada Dias, da primeira parte do hino da cidade de Mari PB. Hino:                                I Minha terra hospitaleira tem um lindo céu de a nil campos vastos e verdejantes Sol e luar primaveris é Mari , cidade amada que guardo no coração és por Deus abençoada pedaço do meu Brasil Oh !  Mari terra adorada Eu te tenho grande amor És cidade do trabalho Terra do agricultor O teu povo Bravo e forte tem por ti veneração segue o lema da tua bandeira União e Trabalho Hino de Mari/ PB Letra e música: Maria Anuciada Dias Criado em: 22/08/1989 FOTO: via Facebook