Pular para o conteúdo principal

Presos provisórios são 42% da população carcerária da Paraíba, diz CNJ

Presos provisórios representavam 42% da população carcerária da Paraíba no mês de abril, de acordo com relatório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgado nesta quinta-feira (8). O documento analisa o desempenho dos Tribunais de Justiça dos estados em relação a processos envolvendo presos provisórios, parte do projeto ‘Choque de Justiça’.

Veja o relatório completo no site do CNJ

O quadro é semelhante ao registrado no mês de janeiro, fazendo com que a Paraíba tenha sido o único estado brasileiro que não alterou a proporção de presos provisórios nos primeiros quatro meses. Alagoas reduziu 9,14% no mesmo período, o melhor desempenho no país, enquanto Santa Catarina registrou um crescimento de 6,27%, o maior entre os estado.

A proporção paraibana também é semelhante à média nacional registrada em dezembro de 2014, quando "41% das pessoas privadas de liberdade encontravam-se custodiadas sem condenação definitiva", segundo dados os Ministérios da Justiça. O número foi usado como 'marco zero' para o esforço dos tribunais para reduzir o número desses presos.

"Ainda que diante do caso concreto sobrevenham razões que justifiquem a manutenção da prisão cautelar, o número apresentado era deveras significativo para ser ignorado. O dado poderia levantar dúvidas sobre a prestação jurisdicional oferecida", aponta.

Apenas 11% dos processos relativos a esta parte da população carcerária na Paraíba que estavam em aberto em janeiro foram sentenciados no período analisado pelo CNJ, o que significa que 2.081 dos 18.882 processos foram concluídos. Pouco menos de 24,% dos presos provisórios tiveram suas prisões reanalisadas entre janeiro e abril. Em todo o país, cerca de 150 mil processos relativos a presos provisórios foram sentenciados durante a 'força-tarefa'.

O relatório é a fase final das ações desenvolvidas pelo CNJ "em razão da crise desencadeada no sistema penitenciário, especialmente evidenciada nos estados de Roraima e do Amazonas", como cita a apresentação do documento. Um reunião realizada em janeiro "tratou, em especial, de ações estratégicas do Judiciário visando acelerar o julgamento de processos de natureza criminal cujos réus estejam presos sem condenação definitiva".

G1

Comentários

As Mais Visitadas

LEI APROVADA: Licença Menstrual entra em vigor dia 10/01/2016, procure seu RH para mais informações !

  Isso mesmo, a nova lei estará entrando em vigor a parti do dia 10/01, deputados alegam que as mulheres nesse período, não produzem tanto no trabalho, gerando mais stress ainda, a nova lei da o direito a mulher no seu período mestrual de ficar 3 dias em casa, muito foram contra mais, não teve conversa a lei está aprovado, esse é o direto de vocês mulheres, procure seu RH, só vocês sabem como é difícil ir trabalhar nesses dias. Da Redação Via: Portal do Anunciador

Vereadora eleita de cidade do Maranhão faz sexo dentro de Cartório Eleitoral com amante

Fernanda Hortegal, a vereadora recentemente eleita de Dom Pedro/MA que ficou conhecida em todo o Brasil por trair o marido médico Sansão Hortegal, transando com o seu amante na portada da casa do casal e motéis. Realizou uma fantasia ousada: fazer sexo dentro do Cartório Eleitoral, onde trabalha o pé-de-pano (seu amante). O vídeo viralizou na cidade em Dom Pedro e Região do MA. Dos 20 vídeos que o marido encontrou no celular da vereadora, a transa no Cartório Eleitoral é o que mais chama a atenção, no dia de expediente. É mole isso? Fernando Cardoso / Bastidores de Notícias

Vice-prefeito de Mari Jobson Ferreira, participou de audiência no Ministério da Saúde em Brasília

O vice-prefeito da cidade de Mari, Zona da Mata Paraibana, Jobson Ferreira, participou, com deputados da bancada federal paraibana em Brasília de uma audiência com o Ministro da Saúde, Marcelo de Castro, para levar demandas do Estado referentes a unidades hospitalares filantrópicas, que estão prestes a fechar as portas por falta de recursos, além da solicitação para estruturar um centro de pesquisas em Campina Grande para realizar estudos relacionados ao Aedes Aegypit, problemas neurológicos, microcefalia e outras síndromes. O coordenador da bancada, deputado federal Benjamin Maranhão (SD), lembrou que a região Nordeste concentra 86% dos casos notificados, sendo que Pernambuco continua com o maior número em investigação, seguido dos estados da Paraíba, Bahia, Ceará, Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Maranhão. De acordo com ele, em Campina Grande mora e atua a médica Adriana Melo, responsável pela descoberta da relação entre Zika Vírus e a microcefalia. “Sem estr...