Pular para o conteúdo principal

MST ocupa fazendas de ‘testa de ferro’ de Temer, Ricardo Teixeira e Blairo Maggi

Nesta manhã, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) iniciou jornada nacional de luta pela reforma agrária, com o lema “Corruptos, devolvam nossas terras!”, denunciando o golpe contra a presidente Dilma e as ameaças do governo Temer à luta no campo. Entre as medidas denunciadas estão a venda de terras a estrangeiros e a MP 759, que promove mudanças na lei da reforma agrária, abrindo a possibilidade de comercialização dos lotes pelas famílias assentadas.

Até o momento foram ocupadas fazendas do ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira, do ministro da Agricultura, Blairo Maggi, e do coronel Lima, considerado ‘testa de ferro’ do presidente Michel Temer, e a entrada do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão.

Na base de Alcântara, a intenção é denunciar as negociações entre o governo Temer e os Estados Unidos. “A nossa mobilização tem o foco bem específico de fazer a defesa do território de Alcântara, da nossa soberania nacional, denunciando a tentativa de negociação da entrega da base de Alcântara para os EUA pelo governo Temer. Estamos denunciando fortemente a estrangeirização das terras e o fato dos nossos territórios estarem sendo negociados por corruptos. Está em jogo quem vai sofrer com essa negociação, as comunidades da região”, afirma Maria Divina Lopes, da direção Estadual do MST no Maranhão, em entrevista ao Brasil de Fato.

Testa-de-ferro de Temer – Uma das fazendas ocupadas hoje é a Esmeralda, no interior de São Paulo. A propriedade é registrada em nome da Argeplan (Arquitetura e Engenharia LTDA) e de João Batista Lima Filho, conhecido como coronel Lima, assessor e amigo pessoal do presidente Michel Temer. Segundo o MST, a fazenda é de propriedade de Temer e Lima seria apenas um testa-de-ferro.

Outra fazenda ocupada foi a Santa Rosa, do ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, em Piraí, no Rio de Janeiro. Segundo notícias, a empresa chamada VSV Agropecuária Empreendimentos, que tinha como endereço oficial a Fazenda Santa Rosa, teria sido beneficiada com recursos superfaturados no valor de R$ 9 milhões pagos pelo governo do Distrito Federal para a CBF organizar um jogo amistoso entre a seleção brasileira de futebol e a seleção de Portugal, em 2008.

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi (PP-MT), é outro que recebeu a visita do MST hoje. Segundo Idalice Nunes, da direção nacional do MST,  a ocupação serve para denunciar a entrega de terras do Brasil a estrangeiros e que, na região Centro-Oeste, onde há a maior concentração de terras em condições para a reforma agrária, isso não está sendo feito. “Blairo Maggi é um dos maiores produtores de soja do Mato Grosso e que, além de usar um milhão de litros de veneno em suas propriedades, ainda concentra terra e não permite que a reforma agrária aconteça”, justificou ao Brasil de Fato. (Via Revista Fórum)

Comentários

As Mais Visitadas

Vereadora eleita de cidade do Maranhão faz sexo dentro de Cartório Eleitoral com amante

Fernanda Hortegal, a vereadora recentemente eleita de Dom Pedro/MA que ficou conhecida em todo o Brasil por trair o marido médico Sansão Hortegal, transando com o seu amante na portada da casa do casal e motéis. Realizou uma fantasia ousada: fazer sexo dentro do Cartório Eleitoral, onde trabalha o pé-de-pano (seu amante). O vídeo viralizou na cidade em Dom Pedro e Região do MA. Dos 20 vídeos que o marido encontrou no celular da vereadora, a transa no Cartório Eleitoral é o que mais chama a atenção, no dia de expediente. É mole isso? Fernando Cardoso / Bastidores de Notícias

Cruzeiro E C de Mari-PB, o mais querido do brejo.

O saudoso Cruzeiro Esporte Clube de Mari-PB, uma equipe de futebol amadora, que figurou no cenário do esporte paraibano nas décadas de 70, 80 e começo de 90. Mesmo não fazendo atuações no campeonato da elite do estado, a simpatica equipe de Mari sempre orgulhou os filhos da terra, sagrando-se campeão da Copa Matutão , em 1980 - (espécie de segunda divisão do paraibano de hoje). Devido a essa alegria, a forte equipe ganhou o apelido de " O mais querido do brejo" . O Cruzeiro de Mari, foi um adversário á altura para as principais equipes do futebol paraibano, enfrentando; Treze, Campinense, Botafogo, Guarabira e o também extinto Confiança de Sapé. Possível escalacão de uma das fotos, em pé: Guri, Adroaldo, Nozinho, Lula, Mison, Alcídes, agachados: Bibiu, Ribeiro, Nêgo, Romeu e Gordo. FONTES: Federação Paraibana de Futebol CRÉDITO: Aldoberg Ivanildo da Silva

Vice-prefeito de Mari Jobson Ferreira, participou de audiência no Ministério da Saúde em Brasília

O vice-prefeito da cidade de Mari, Zona da Mata Paraibana, Jobson Ferreira, participou, com deputados da bancada federal paraibana em Brasília de uma audiência com o Ministro da Saúde, Marcelo de Castro, para levar demandas do Estado referentes a unidades hospitalares filantrópicas, que estão prestes a fechar as portas por falta de recursos, além da solicitação para estruturar um centro de pesquisas em Campina Grande para realizar estudos relacionados ao Aedes Aegypit, problemas neurológicos, microcefalia e outras síndromes. O coordenador da bancada, deputado federal Benjamin Maranhão (SD), lembrou que a região Nordeste concentra 86% dos casos notificados, sendo que Pernambuco continua com o maior número em investigação, seguido dos estados da Paraíba, Bahia, Ceará, Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Maranhão. De acordo com ele, em Campina Grande mora e atua a médica Adriana Melo, responsável pela descoberta da relação entre Zika Vírus e a microcefalia. “Sem estr...