Pular para o conteúdo principal

Editora publica 17º livro de coleção sobre personalidades paraibanas em quadrinhos


O 17º livro da coleção literária Primeira Leitura - que conta histórias de personalidades paraibanas em quadrinhos - é lançado nesta quinta-feira (24), em João Pessoa. A coleção da editora Patmos já contou os feitos de paraibanos como Ariano Suassuna, Jackson do Pandeiro, José Lins do Rêgo, Augusto dos Anjos e João Pessoa para o público infantojuvenil e agora publica a história da médica Eudésia Vieira.

Eudésia é a segunda mulher a protagonizar um título da coleção - antes, apenas a professora e poetisa Anayde Beiriz teve sua história contada. Com texto da escritora Neide Medeiros e ilustrações do artista gráfico Megaron Xavier, o livro mostra que Eudésia foi a única mulher da turma que, em 1934, se formou em medicina no Recife. Nove anos depois, ela foi salva do naufrágio de um navio - torpedeado por submarino italiano - no qual viajava ao Rio de Janeiro para fazer o parto da sua filha.

Nascida em um povoado de Santa Rita, Eudésia foi professora em Serraria e depois em João Pessoa, antes de decidir cursar medicina no Recife. Formada, abriu consultório na capital e ganhou expressão por ações sociais voltadas para segmentos carentes da sociedade, a exemplo da população carcerária.

A coleção Primeira Leitura foi lançada em 2014, retratando a vida e a obra de Augusto dos Anjos. Como a editora é paraibana, foram priorizados personalidades, escritores e ilustradores paraibanos para compor as obras. De acordo com dados da Patmos, desde o lançamento até a publicação do 16º título - “Zé da Luz em quadrinhos” -, a coleção já vendeu 55.659 exemplares.

“A coleção é destinada ao público infantojuvenil e utiliza a linguagem de quadrinhos para estimular a leitura e proporcionar informações básicas sobre personalidades, que muitas vezes não são conhecidas. Então queremos resgatar essas personalidades e despertar interesse desse público. Alguns dos nossos livros são indicados para paradidáticos, em escolas”, explicou a editora da Patmos, Cida Nóbrega.

“Usamos uma linguagem sintética, resumida, mas com consistência, para mostrar a contribuição dessas personalidades para a cultura, história e ciência”, pontuou a editora".

A escolha do nome de Eudésia Vieira para fazer parte da coleção Primeira Leitura foi feita ainda pelo editor Carlos Roberto de Oliveira, que morreu em dezembro do ano passado. Ele considerava a vida e a obra da paraibana dignas de serem levadas ao conhecimento da jovens estudantes paraibanos.

Agora, o objetivo da editora é ampliar para outros estados do Nordeste. Já foi publicado “Luiz Gonzaga em quadrinhos”, de Pernambuco, e estão em fase de conclusão os livros sobre Joaquim Nabuco, do Rio Grande do Norte, e Padim Ciço, do Ceará.

Lançamento
A solenidade de lançamento do livro “Eudésia Vieira em quadrinhos” acontece às 19h desta quinta-feira (24), na Sala Vladimir Carvalho, na Usina Cultural Energisa, no bairro Tambiá. A entrada é gratuita e o público presente vai receber um exemplar do livro. (G1)

Comentários

As Mais Visitadas

Corinthians monta mosaico 3D para celebrar o hexa brasileiro antes do clássico

Corinthians monta mosaico 3D para celebrar o hexa brasileiro antes do clássico BRASILEIRÃO O clássico deste domingo contra o São Paulo marcou o primeiro jogo do Corinthians como campeão oficial do Campeonato Brasileiro 2015. E para comemorar o hexa nacional, o alvinegro, jogando em casa, ergueu um gigantesco mosaico em 3D nas arquibancadas da Arena Corinthians para recepcionar os atletas e festejar o título. Mas como tudo que está ligado ao novo hexacampeão sempre acirra ânimos de torcedores e dos 'antis', como o Corinthians chama os adversários, a arte dividiu opiniões nas redes sociais. Paineis brancos erguidos pela própria torcida traziam a palavra Hexa separada por um brasão erguido por cabos de aço descendo do teto da arena. Segundo imagens que vazaram na internet durante os ensaios, o emblema deveria mesmo ficar pela metade. Mas para alguns internautas, a "arte" ficou incompleta. Da Redação Via: UOL Esportes

Tubarão-martelo é capturado por pescador na Paraíba

Revista Páginas - Na praia de Lucena, litoral norte da Paraíba a 56,2 km da capital João Pessoa, um pescador conseguiu capturar, na última sexta-feira (25) um tubarão-martelo (Sphyrna spp.) Que é um gênero de tubarão, característico pelas projeções existentes em ambos os lados da cabeça, onde se localizam os olhos e as narinas.  O animal após capturado foi exposto no solo como "troféu" e atraiu centenas de  populares. Vejam as polêmicas fotos divulgadas nas redes sociais.

Vereador da cidade de Mari, Léo Texeira chama parte da imprensa local de "cara de pau e mentirosos"

O clima esquentou na cidade de Mari (60km da capital João Pessoa) entre o vereador Léo Texeira e parte da imprensa local. Tudo começou devido uma publicação do parlamentar Léo, no seu Facebook, onde se mostrou a favor da retirada da emissora comunitária Araça FM do prédio onde a mesma já oculpa há quase 18 anos, conforme, veiculado na imprensa no dia de ontem(23). O caso voltou as redes sociais e o vereador Léo Texeira, rebateu as acusações dizendo que o problema não é Araça FM e sim os que fazem Araça. Veja o recado do parlamentar para parte da imprensa: " Publique tudo , que o povo vai entender quem são vocês . A questão não é a rádio que é um patrimônio do povo . E sim vocês que vivem mentindo todos os dias , o prefeito Marcos , não processa vocês direto porque vocês são caras de pau e estão querendo mídia , " bando" de mentiroso , ele(Marcos Martins), vai continuar trabalhando por Mari/PB . Que vocês em 1 ano no governo do ex-prefeito(Antônio Gomes) , quase destr