Pular para o conteúdo principal

Parte da História da Cidade de Mari Paraíba-PB

Em 1873, com a passagem da Estrada de Ferro - CWRB (hoje Rede Ferroviária do Nordeste) na região onde se situa o município, foi construída uma Estação Ferroviária, hoje (Rádio Araçá), iniciando-se o povoamento do lugar que recebeu o nome de Araçá, fruto existente em grande quantidade na região.

Em 1900, construiu-se a Capela, hoje (Paróquia do Sagrado Coração de Jesus) que atraiu novos moradores. Foi aberta, então, a primeira rua, a rua do comércio, progredindo o povoado, que alcançou a categoria de Vila, em 1938.

Em 1946, as famílias de Manoel de Paula Magalhães e de José Leão de Oliveira, procedentes de Alagoas, implantaram e desenvolveram a cultura do fumo, antes uma das maiores riquesas do município.

Em 1953, a Capela foi elevado à Paróquia, tendo como primeiro vigário o padre João de Noronha.

Sua formação administrativa: Distrito criado com a denominação de Araçá, por ato municipal anterior a 02-03-1938 e em virtude do Distrito no parágrafo único do artigo 10 da Lei Estadual N° 424, de 28-10-1915. No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o Distrito de Araça, figura no município de Sapé. Pelo decreto de Lei Estadual N° 520, de 31-12-1943, o Distrito de Araça passou a denominar-se Mari. Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o Distrito de Mari ex-Araça, figura no município de Sapé. Assim permanecendo em divisão territorial datada 1-VII-1955. Elevado à categoria de município com a denominação de Mari, pela Lei Estadual N° 1862, de 19-09-1958, desmembrado de Sapé.

Instalado em 15-12-1958, em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município construído do Distrito sede. Assim permanecendo divisão datada de 2007.

SÍNTESE DAS INFORMAÇÕES:

Área da Unidade Territorial: 154,824 km

População Residente: 21.176 pessoas

PIB Per Capita a Preços Correntes-2012: 5.541,36 Reais

Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM 2010): 0,548

MARIENSES COM GRANDES ATUAÇÕES NOS ÚLTIMOS ANOS EM SEUS SEGUIMENTOS NA SOCIEDADE (VIVOS):

Antônio Severino - Diácono

Adriano Alexandre - Artísta Plastíco 

Adinaldo Pontes - Ex-Prefeito

Carlos Eduardo - Atleta Profissional

Célio Alves - Secretário Executivo da Comunicação da Paraíba

José Martins - Vereador

José Castror Freire - Comerciante

Marcos Martins - Prefeito

Maria das Neves Arruda - Aposentada

José Otávio - Ex-Secretário

Severino Ramo - Históriador

FONTES: IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)-2010 e 2012

SITE: www.cidadesdomeubrasil.com.br


As Mais Visitadas

Vergonha do que fizeram com Fábio Assunção

(Ou, sobre empatia, compaixão, solidariedade). (Fabrício Carpinejar)Fiquei chocado com os vídeos do ator Fábio Assunção estirado no chão e preso em viatura em Arcoverde (PE). Pasmo não por aquilo que ele fez, fora de si, mas pelo deboche de todos à volta, sóbrio e serenos, com consciência para ajudar e que não demonstraram nenhum interesse para socorrer e amparar alguém claramente necessitado e com dificuldades de se manter em pé e articular um raciocínio lógico. Em vez de ajudar, ridicularizavam o profissional em uma fase difícil da vida e apenas aumentavam a sua agressividade. Quem aqui já não bebeu além da conta e falou bobagem? Atiçar um bêbado é armar um circo de horrores, é se divertir com o sofrimento alheio, é renunciar à educação pelo bullying anônimo e selvagem de massa. Onde está a compaixão do país? O que identifico é que torcemos pela queda de nossos heróis, pelo fim de exemplos. Odiamos silenciosamente aquele que alcança o sucesso. E permanecemos à espreita, como urubus …

Ex-atriz da globo deixa vergonha de lado e fica completamente nua ao trocar biquíni em praia

Segundo fotógrafo que fez os cliques, Clariane Caxito estava posando para um catálogo de moda praia, por isso a desinibida troca de roupaClariane Caxito, atriz que participou do "Zorra Total" antes do programa ser reformulado, foi flagrada em poses bem indiscretas neste domingo, 22. Ela foi vista na praia do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, enquanto trocava de biquíni.Isso mesmo que você leu. Sem a menor cerimônia, a morena ficou com os seios à mostra no momento de mudar o sutiã e depois também trocou a calcinha, deixando absolutamente tudo de fora!Segundo o fotógrafo que fez os cliques, Clariane estava acompanhada por uma equipe de profissionais, enquanto posava para um catálogo de moda praia, por isso a troca de biquíni. Nas imagens, no entanto, nenhum sinal de outra pessoa, a não ser a "peladona da praia".Após a troca de biquíni, a morena foi se refrescar no mar e, antes de entrar na água, deu uma empinada estratégica no bumbum. EGO

Vereadora eleita de cidade do Maranhão faz sexo dentro de Cartório Eleitoral com amante

Fernanda Hortegal, a vereadora recentemente eleita de Dom Pedro/MA que ficou conhecida em todo o Brasil por trair o marido médico Sansão Hortegal, transando com o seu amante na portada da casa do casal e motéis. Realizou uma fantasia ousada: fazer sexo dentro do Cartório Eleitoral, onde trabalha o pé-de-pano (seu amante).O vídeo viralizou na cidade em Dom Pedro e Região do MA.Dos 20 vídeos que o marido encontrou no celular da vereadora, a transa no Cartório Eleitoral é o que mais chama a atenção, no dia de expediente. É mole isso? Fernando Cardoso/Bastidores de Notícias