Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Julho 25, 2017

No Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, RELEMBRE Antonieta de Barros (1901-1952)

A primeira mulher, e negra, eleita no Brasil — assim sempre será lembrada ANTONIETA DE BARROS. Filha de escrava liberta e órfã de pai, Antonieta teve uma infância muito pobre e difícil. Alfabetizada pelos estudantes que moravam em sua casa — uma pensão fundada por sua mãe para complementar a renda —, ela continuou estudando até se tornar jornalista, professora e política. Suas principais bandeiras eram: educação para todos, valorização da cultura negra e emancipação feminina. Eleita deputada estadual em 1934 pelo Partido Liberal Catarinense, ajudou a elaborar a Constituição do estado em 1935, tendo escrito os capítulos “Educação e Cultura” e “Funcionalismo”. Trabalhou na Assembleia Legislativa de Santa Catarina até 1937, quando teve início a ditadura do Estado Novo. Além da militância política, Antonieta foi fundadora e diretora do jornal “A Semana” entre 1922 e 1927, no qual, por meio de suas crônicas, expressava seus ideais, ligados especialmente a educação, política, emancipação f…

O que aprendemos com Vivi Araújo?

Por: Camila CouyAcredito que vocês já devem ter visto por aí que ela foi pedida em casamento por Radamés, ao vivo no Domingão do Faustão. Mas o que podemos aprender com isso?Hoje ela é uma mulher muito feliz e realizada, mas no passado nem tudo foi um mar de rosas. Ela foi guerreira e enfrentou muita coisa que não precisava ter enfrentado por uma pessoa que ela amava muito. Depois que tudo melhorou pra ele, o ingrato lhe deu um pé na bunda e a trocou por outra.Ela, novamente, foi guerreira e superou isso tudo. Deu a volta por cima e hoje tá linda, diva, realizada profissionalmente e com um "boy muuuuuuuuito melhor!" [rizos]. Talvez, se ainda estivesse com o ex, não estaria vivendo agora um dos momentos mais felizes de sua vida.Que "belo" troca, hein? [rizos]. Aprendam com isso! Parem de sofrer pelo "boy" atraso de vida. E se as coisas deram tudo errado para vocês ficarem juntos, é Deus te livrando disso, pra te trazer algo melhor no futuro! Depois que per…

Internautas marcam evento para despedida de Bolsonaro do Brasil

Internautas criaram um evento no Facebook para se despedir do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) após as eleições de 2018 para presidente da República. Em entrevista a VEJA, o parlamentar afirmou que cogita deixar o Brasil caso seja derrotado no pleito por um candidato filiado ao PT, PSDB ou PMDB. O político está à procura de um partido para lançar a sua pré-candidatura ao Palácio do Planalto.Na descrição do evento, criado por partidários de esquerda, os organizadores brincam que haverá “open bar” de cuba libre e um show do cantor Tico Santa Cruz, simpatizante do PT, no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. Mais de 10 000 pessoas confirmaram presença e outras 23 000 mostraram interesse em comparecer à manifestação. “Vamos organizar juntos um verdadeiro mutirão e carregar nos braços essa figura icônica até o avião”, diz o texto. (Blog Maquiavel)

Nível de reprovação a Temer atinge novo recorde e vai a 94%, aponta pesquisa

O nível de reprovação dos brasileiros em relação ao presidente Michel Temer atingiu novo recorde, aponta pesquisa feita pela Ipsos Public Affairs. Levantamento feito na primeira quinzena de julho, antes mesmo do aumento do PIS/Cofins sobre combustíveis, mostrou que 94% dos entrevistados reprovam a atuação de Temer à frente do governo, um ponto porcentual a mais que na pesquisa realizada um mês antes.“Identificamos que os efeitos da crise política e da delação premiada de Joesley Batista ainda se mantêm. Esse quadro tende a se manter nos próximos meses com a pauta do aumento de impostos”, comenta Danilo Cersosimo, diretor da Ipsos Public Affairs, responsável pelo Pulso Brasil.Além disso, foram analisadas a popularidade de 33 nomes listados entre políticos e personalidades públicas. Os mais populares são o juiz Sérgio Moro (64%), o apresentador Luciano Huck (45%), o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa (44%), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (29%), a …

Decisão sobre Temer será mais rápida que impeachment

Se houver, de fato, 342 pessoas em plenário, no dia 2 de agosto, os otimistas acham que até o final da noite estará tomada a decisão, na Câmara, sobre a denúncia contra Temer – ou seja, se o STF poderá julgá-lo.Bem mais rápido que o debate sobre o impeachment de Dilma. Naquele caso, só os discursos em plenário foram 389, ao longo de 43 horas. (Sonia Racy)

MST ocupa fazendas de ‘testa de ferro’ de Temer, Ricardo Teixeira e Blairo Maggi

Nesta manhã, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) iniciou jornada nacional de luta pela reforma agrária, com o lema “Corruptos, devolvam nossas terras!”, denunciando o golpe contra a presidente Dilma e as ameaças do governo Temer à luta no campo. Entre as medidas denunciadas estão a venda de terras a estrangeiros e a MP 759, que promove mudanças na lei da reforma agrária, abrindo a possibilidade de comercialização dos lotes pelas famílias assentadas.Até o momento foram ocupadas fazendas do ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira, do ministro da Agricultura, Blairo Maggi, e do coronel Lima, considerado ‘testa de ferro’ do presidente Michel Temer, e a entrada do Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão.Na base de Alcântara, a intenção é denunciar as negociações entre o governo Temer e os Estados Unidos. “A nossa mobilização tem o foco bem específico de fazer a defesa do território de Alcântara, da nossa soberania nacional, denunciando a tentativa de negociação da ent…

Atriz do primeiro escalão, Carolina Ferraz é dispensada pela Globo

A atriz Carolina Ferraz não terá o seu contrato renovado pela Rede Globo. O vínculo entre as partes termina em agosto e a atriz já foi informada da decisão.
De acordo com informações do jornalista Daniel Castro, Carolina estava na emissora há 25 anos e sofre com a nova política de contratações da emissora carioca.A Globo tem mantido em seu elenco, com contrato fixo, apenas atores que considera indispensável, que não quer perder para a Record e que são escalados constantemente para novelas no canal.Mariana Ximenes, Grazi Massafera, Giovanna Antonelli, Fernanda Montenegro e Cauã Reymond são alguns dos nomes que possuem vínculo fixo com a Globo.Carolina teve grande destaque no canal, principalmente em “Por Amor”, “Belíssima”, “História de Amor” e “Avenida Brasil”. Ao todo foram 16 novelas na Globo. (TV Foco)

STJ pode garantir candidatura de Lula nas eleições 2018

Se condenado em segunda instância no caso do tríplex do Guarujá, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode recorrer a instâncias superiores para garantir sua candidatura ao Palácio do Planalto no ano que vem.De acordo com reportagem do jornal Folha de S. Paulo, a Lei da Ficha Limpa, que impede que candidatos condenados por órgãos colegiados sejam candidatos, tem uma abertura em um de seus artigos.Ele estabelece que tribunais superiores, a pedido dos réus, podem suspender a inelegibilidade de candidatos já condenados na Justiça.Condenado a 9 anos e meio de prisão por corrupção e lavagem, o ex-presidente será agora julgado na segunda instância, no Tribunal Regional Federal da 4ª Região,  em Porto Alegre.Se os desembargadores confirmarem a decisão do juiz Sérgio Moro, Lula ficaria barrado de disputar a eleição em 2018.Caso a decisão do TRF saia antes do prazo de registro de candidatura, em agosto do ano que vem, a defesa do ex-presidente poderia reivindicar ao Superior Tribunal de J…