Pular para o conteúdo principal

No Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, RELEMBRE Antonieta de Barros (1901-1952)


A primeira mulher, e negra, eleita no Brasil — assim sempre será lembrada ANTONIETA DE BARROS. Filha de escrava liberta e órfã de pai, Antonieta teve uma infância muito pobre e difícil.

Alfabetizada pelos estudantes que moravam em sua casa — uma pensão fundada por sua mãe para complementar a renda —, ela continuou estudando até se tornar jornalista, professora e política. Suas principais bandeiras eram: educação para todos, valorização da cultura negra e emancipação feminina. Eleita deputada estadual em 1934 pelo Partido Liberal Catarinense, ajudou a elaborar a Constituição do estado em 1935, tendo escrito os capítulos “Educação e Cultura” e “Funcionalismo”. Trabalhou na Assembleia Legislativa de Santa Catarina até 1937, quando teve início a ditadura do Estado Novo.

Além da militância política, Antonieta foi fundadora e diretora do jornal “A Semana” entre 1922 e 1927, no qual, por meio de suas crônicas, expressava seus ideais, ligados especialmente a educação, política, emancipação feminina e combate ao racismo.

Em 1945 voltou a concorrer a deputada estadual, sendo eleita suplente. Assumiu em 1947 e cumpriu o mandato até 1951. Após lecionar em várias escolas, Antonieta criou seu próprio colégio, do qual foi diretora até sua morte. (Memorial da Democracia)

Comentários

As Mais Visitadas

Vereadora eleita de cidade do Maranhão faz sexo dentro de Cartório Eleitoral com amante

Fernanda Hortegal, a vereadora recentemente eleita de Dom Pedro/MA que ficou conhecida em todo o Brasil por trair o marido médico Sansão Hortegal, transando com o seu amante na portada da casa do casal e motéis. Realizou uma fantasia ousada: fazer sexo dentro do Cartório Eleitoral, onde trabalha o pé-de-pano (seu amante). O vídeo viralizou na cidade em Dom Pedro e Região do MA. Dos 20 vídeos que o marido encontrou no celular da vereadora, a transa no Cartório Eleitoral é o que mais chama a atenção, no dia de expediente. É mole isso? Fernando Cardoso / Bastidores de Notícias

Herdeiro do Grupo São Braz que matou agente da lei seca é preso na Paraíba

O juiz Marcos Willian decretou nesta segunda-feira, 24, a prisão de Rodolpho Carlos da Silva, filho do empresário Ricardo Carlos do Grupo São Braz, que atropelou e matou o agente da lei seca, Diogo Nascimento, no dia 22 de janeiro. Na Central de Polícia Rodolpho aguarda a audiência de custodia que deve acontecer nesta terça-feira. Informações do jornalista Marcos Wéric .

Casal e neta são amarrados durante assalto na PB; bandidos roubaram R$ 2,4 mil e eletrônicos

Caso aconteceu na noite dessa terça-feira, em Puxinanã, no Agreste Crime aconteceu em Puxinanã Três pessoas da mesma família foram feitas reféns e amarradas por assaltantes na noite dessa terça-feira (1º) na cidade de Puxinanã (Agreste do estado, a 121 km de João Pessoa). Os bandidos invadiram a casa por volta das 20h30 e renderam um casal e a neta deles. Segundo a Polícia Militar, com base no relato das vítimas, três homens armados participaram da ação. Os bandidos roubaram cerca de R$ 2.400, uma espingarda artesanal e vários aparelhos eletrônicos. As vítimas foram resgatadas pelo filho do casal, que chegou a casa minutos após a saída dos assaltantes. A polícia realizou buscas na região, mas até as 8h desta quarta-feira (2) nenhum suspeito tinha sido preso.  Da R edação Via: Portal Correio