Pular para o conteúdo principal

Mari/PB: Na terra dos Luna Freire reina os Martins

A história de Mari-PB entrelaça-se à saga da família Martins. Essa oligarquia política configura-se com "status" na vida pública do município desde os anos 60, com a entrada do patriarca no espaço público. Começa assim, a trajetória do poderio dos Martins em Mari, que condensa-se no espaço e no tempo. O Poder político desta família assume relevância significativa ao traçar junto com a história da cidade, uma trajetória política de dominação e monopólio iniciada por um patriarca e seguida pelos seus descendentes. Esse grupo compõe o cenário político Mariense e impõe nele suas características e influências, obtidas a partir de grandes estratégias.
A família Martins detém todos os espaços em Mari; no executivo, legislativo, secretárias, sindicato, além dos aspectos, informacionais e estruturais do município.
O interesse da família Martins no Poder, a fez se destacar das outras, politicamente, onde o objetivo primordial é está sempre centrado na permanência e na dominação do poderio Municipal.
Constata-se que Mari é comandada oligarquicamente pelo grupo Martins e seus "associados", e que os mesmos estão presentes em todas as instâncias políticas. É percebido que os Martins têm um poderio de dominação cultural, social e político, sobre a cidade e sua população. No entanto, percebe-se que existe uma fragmentação dessa família, sendo que este fato é um meio estratégico para se manter no Poder. Assim, o monopólio dos Martins em Mari configura a abrangência e a autoridade desta família no espaço dos Mariense, perpassando o tempo e perturando até os dias atuais.

Aldoberg Silva

Foto: Marcos Martins/atual prefeito de Mari/PB

Comentários

As Mais Visitadas

Lendária foto dos idos de 1900 mostra como era Sapé/PB

Página Sapé de Outrora publica foto lendária no Facebook, ainda em fase de análise sobre a veracidade das informações, a foto que segundo informações seria da Feira semanal do povoamento de Sapé, chama muito a atenção da população sapeense pelo registro histórico do município.  A lendária foto que estima-se ser do ano de 1900 é algo fenomenal, para historiadores e admiradores. A foto com fonte  Parahyba do Norte. Foto IFOCS. Percebe - se os detalhes, como a antiga fonte d'água. Se confirmando é algo do início do século passado. Contribuição  Saulo Araújo. Da Redação Revista Páginas ( Foto: Sapé de Outrora)

Vereadora eleita de cidade do Maranhão faz sexo dentro de Cartório Eleitoral com amante

Fernanda Hortegal, a vereadora recentemente eleita de Dom Pedro/MA que ficou conhecida em todo o Brasil por trair o marido médico Sansão Hortegal, transando com o seu amante na portada da casa do casal e motéis. Realizou uma fantasia ousada: fazer sexo dentro do Cartório Eleitoral, onde trabalha o pé-de-pano (seu amante). O vídeo viralizou na cidade em Dom Pedro e Região do MA. Dos 20 vídeos que o marido encontrou no celular da vereadora, a transa no Cartório Eleitoral é o que mais chama a atenção, no dia de expediente. É mole isso? Fernando Cardoso / Bastidores de Notícias

Herdeiro do Grupo São Braz que matou agente da lei seca é preso na Paraíba

O juiz Marcos Willian decretou nesta segunda-feira, 24, a prisão de Rodolpho Carlos da Silva, filho do empresário Ricardo Carlos do Grupo São Braz, que atropelou e matou o agente da lei seca, Diogo Nascimento, no dia 22 de janeiro. Na Central de Polícia Rodolpho aguarda a audiência de custodia que deve acontecer nesta terça-feira. Informações do jornalista Marcos Wéric .