Pular para o conteúdo principal

Conselheiros tutelares "comemoram" o seu dia em todo país.

 Hoje dia 18 de novembro comemora-se o dia do conselheiro tutelar, que surgiu a partir da criação do Estatuto da Criança e do adolescente aprovado em 13 de julho de 1990 sobre a Lei 8.069. A criação do ECA foi um fruto da mobilização de milhares de brasileiros e brasileiras e das próprias crianças e adolescentes,mas do que uma lei, o Estatuto pode ser considerado  um pacto  nacional em defesa dos direitos da infância e da adolescência em nosso pais.
  O papel do conselheiro tutelar é atender crianças e adolescentes que tiveram seus direitos violados, bem como aconselhar pais e responsáveis. O conselheiro pode também fiscalizar entidades governamental e não governamental que atendem crianças e adolescentes, seja programas de educação e programas  socioeducativos.Ele ainda tem o poder de requisitar serviços públicos nas áreas de saúde,educação,serviço social,previdência,trabalho e segurança.
  No ano de 2012 depois de muita luta os conselheiros tutelares conseguiram que fossem alterados os artigos 132, 134, 135 e 139 da Lei 8.069 na qual passou a dar mais direitos  aos conselheiros ,bem como unificou a eleição em todo país para o segundo domingo do mês de outubro do ano subseqüente das eleições para presidente da república.A luta pelo  reconhecimento, não é fácil, pois os conselheiros tutelares sofrem ameaças diariamente em suas lutas árdua,além de serem poucos remunerados.O ART. 132 do ECA diz que em cada Município e em cada região administrativa do Distrito Federal haverá, no mínimo ,um conselho tutelar como Órgão integrante da administração pública local,composto por cinco membros,escolhido pela população local para um mandato de quatro anos,permitida uma recondução ,mediante novo processo de escolha.O ART. 134 diz que a Lei municipal ou distrital disporá sobre local, dia e horário de funcionamento do conselho tutelar,inclusive quanto a remuneração dos respectivos membros,aos quais é assegurado o direito a:
I- Cobertura previdenciária;
II - Gozo de férias anuais remuneradas, acrescidas de 1/3(um terço)do valor da remuneração mensal;
III-Licença Maternidade;
IV-Licença Paternidade
V- Gratificação Natalina.
  Durante o ano de 2015 algumas violências ocorreram contra alguns conselheiros em nosso pais, o caso que mais repercutiu foi a morte de três conselheiros tutelares que foram mortos em uma chacina na cidade de Porção, Agreste Pernambucano  a 240 km de Recife.Além da violência contra a categoria,falta na maioria dos municípios, estrutura física e condição melhor de trabalho.Para que os conselheiros trabalhem dignamente,precisa que os poderes olhem e defendam os direitos desses guerreiros.
 Havendo qualquer exploração contra as nossas crianças e os nossos adolescentes procurem o conselho Tutelar de sua cidade, denuncie,não seja omisso.O Disque 100 é uma linha direta com os direitos humanos de Brasília,sua denúncia é anônima, não é necessário revelar sua identidade,não deixe os direitos de uma criança ser violado.


Da redação
Revista Páginas

Comentários

As Mais Visitadas

Corinthians monta mosaico 3D para celebrar o hexa brasileiro antes do clássico

Corinthians monta mosaico 3D para celebrar o hexa brasileiro antes do clássico BRASILEIRÃO O clássico deste domingo contra o São Paulo marcou o primeiro jogo do Corinthians como campeão oficial do Campeonato Brasileiro 2015. E para comemorar o hexa nacional, o alvinegro, jogando em casa, ergueu um gigantesco mosaico em 3D nas arquibancadas da Arena Corinthians para recepcionar os atletas e festejar o título. Mas como tudo que está ligado ao novo hexacampeão sempre acirra ânimos de torcedores e dos 'antis', como o Corinthians chama os adversários, a arte dividiu opiniões nas redes sociais. Paineis brancos erguidos pela própria torcida traziam a palavra Hexa separada por um brasão erguido por cabos de aço descendo do teto da arena. Segundo imagens que vazaram na internet durante os ensaios, o emblema deveria mesmo ficar pela metade. Mas para alguns internautas, a "arte" ficou incompleta. Da Redação Via: UOL Esportes

Cruzeiro E C de Mari-PB, o mais querido do brejo.

O saudoso Cruzeiro Esporte Clube de Mari-PB, uma equipe de futebol amadora, que figurou no cenário do esporte paraibano nas décadas de 70, 80 e começo de 90. Mesmo não fazendo atuações no campeonato da elite do estado, a simpatica equipe de Mari sempre orgulhou os filhos da terra, sagrando-se campeão da Copa Matutão , em 1980 - (espécie de segunda divisão do paraibano de hoje). Devido a essa alegria, a forte equipe ganhou o apelido de " O mais querido do brejo" . O Cruzeiro de Mari, foi um adversário á altura para as principais equipes do futebol paraibano, enfrentando; Treze, Campinense, Botafogo, Guarabira e o também extinto Confiança de Sapé. Possível escalacão de uma das fotos, em pé: Guri, Adroaldo, Nozinho, Lula, Mison, Alcídes, agachados: Bibiu, Ribeiro, Nêgo, Romeu e Gordo. FONTES: Federação Paraibana de Futebol CRÉDITO: Aldoberg Ivanildo da Silva

Mari - Imagem traduz a letra de Maria Anuciada Dias/União e Trabalho

Esta imagem que tem a igreja de fundo traduz a letra de Maria Anuciada Dias, da primeira parte do hino da cidade de Mari PB. Hino:                                I Minha terra hospitaleira tem um lindo céu de a nil campos vastos e verdejantes Sol e luar primaveris é Mari , cidade amada que guardo no coração és por Deus abençoada pedaço do meu Brasil Oh !  Mari terra adorada Eu te tenho grande amor És cidade do trabalho Terra do agricultor O teu povo Bravo e forte tem por ti veneração segue o lema da tua bandeira União e Trabalho Hino de Mari/ PB Letra e música: Maria Anuciada Dias Criado em: 22/08/1989 FOTO: via Facebook