Pular para o conteúdo principal

Fernando Henrique diz que PSDB não deve temer possível candidatura de Lula


O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi o convidado do 'Mariana Godoy Entrevista' do programa "Mariana Godoy Entrevista" desta sexta-feira (27). FHC afirmou que o atual não pode fazer um "pacto com o demônio" para se salvar e disse que o ex-presidente Lula "não tem mais essa capacidade de atração pois o seu partido está muito envolvido com os escândalos de corrupção de atualmente".

Sobre as indicações para a Petrobras, Fernando Henrique falou que certa vez recusou Eduardo Cunha para a presidência da Petrobras. FHC disse que sente "preocupação pela democracia do Brasil", e o problema vai muito além da eleição de Cunha. Fernando Henrique disse que vetou o nome de Cunha pois já tinha conhecimento do político desde os tempos do presidente Itamar Franco, quando, segundo FHC, já havia "alguma" suspeita com relação ao nome do atual presidente da Câmara. "Você tem que resistir as pressões quando elas são indevidas", analisou.

"As pessoas não nem só boas nem ruins, depende da circunstância. (…) Acho errado imaginar que os políticos todos são "um bando de não sei o que". Eles representam o povo brasileiro", definiu o ex-presidente. "O povo também erra. Veja no atual caso…", cutucou Fernando Henrique.

Falando sobre a atual situação de Dilma Rousseff, o ex-presidente que não é contra o impeachment, e cita o caso de Fernando Collor: "Você não pode ter como objetivo o impeachment. Acontece que, diante de fatos, você não tem alternativa, você tem que fazer o impeachment". "Eu acho que a presidente Dilma, quando reeleita, já sabia da situação que o Brasil estava. Ela já errou ao não convocar todos em uma coesão ao redor dela. Continua numa posição de nós e eles. (…) Não é que ela errou no começou, ela continua errando, se isolando. (…) O impeachment tem que analisar o erro, lá no Congresso. E olha que tragédia, que escolhe é o Cunha."

Mariana perguntou se nem um "pacto com o demônio" salvaria o atual governo, para o que Fernando Henrique respondeu: "Pacto com o demônio nunca salvou ninguém, vai para o inferno".

Sobre o caso de Paulo Francis, que foi processado pela Petrobras por um texto onde questionava a corrupção da estatal, Fernando Henrique disse que o jornalista "não tinha um elemento de comprovação". 

Mariana questionou sobre as críticas do governo do PSDB de que os casos "não andavam", o ex-presidente disse que essas acusações "não tinham base". Segundo FHC, estes processos não seguiram pois "não havia crime". No entanto, o ex-presidente disse que Dilma seria ser mais investigada pela compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos.

Fernando Henrique disse que admira "explicitamente" o trabalho do juiz Sergio Moro e dos investigadores da Polícia Federal que comandam as investigações da Operação Lava Jato.

Sobre a doação de empresas para campanhas políticas, Fernando Henrique disse que a proibição vai trazer "a volta do Caixa 2". "Deve-se acabar a marquetagem da campanha, diminuir os gastos da campanha. O partido já tem dinheiro público, a televisão é paga pelo converso. Proibir doações de pessoas até certo ponto. E deve-se proibir que doe dos dois lados. Seria favorável a doações mais realistas. (…) A campanha custa dinheiro, quem vai pagar? Só o governo?"

O jornalista Eric Klein trouxe as perguntas do Twitter, e os espectadores queriam saber da história de que o PSDB teria comprado votos para garantir a legalidade da reeleição: "Claro que houveram essas denúncias. Mas não foi culpa minha, não foi PSDB, e mandamos apurar. (…) A população era a favor, os jornais eram a favor, e eu ganhei a eleição. Isso foi uma tentativa do PT tentar 'timbrar' o assunto."

"Eu quero ver quantas pessoas tem coragem de abrir o jogo", disse o ex-presidente sobre a atualidade de seu livro. 

O ex-presidente disse que não se arrepende do decreto que liberou a Petrobras para receber licitações. "Ou você libera sua empresa para competir com empresas internacionais ou você quebra ela", justificou. "Você não resolve essas questões de corrupção sem fiscalização. E não houve fiscalização, houve um relaxamento de todos os controles. Não havia controle de nada, havia combinação prévia", disse Fernando Henrique.

"Eu não acho que [o PT] acabou, ou deva acabar. O PT é um partido que fez muita coisa, coisas importantes." disse o ex-presidente. Sobre o mensalão, Fernando Henrique disse que "não houve frouxidão" nas investigações, mas que o povo "balanceou e achou que estava bem. Talvez não houvesse a massa de informações que existe hoje, eles não recebiam a informação como hoje", disse. "Acho que o PT vai ter que se regenerar primeiro".

Fernando Henrique disse que o PSDB deve ser a "convergência" do que é necessário fazer no Brasil hoje. "Democracia do povo não é simplesmente votar, é o comportamento do povo", disse o ex-presidente sobre o futuro candidato do PSDB. O FHC disse que o partido não tem medo de que o ex-presidente Lula se candidate: "Lula não tem mais essa capacidade de atração pois o seu partido está muito envolvido com os escândalos de corrupção de atualmente, e ele não pode fugir disso", afirmou. "Hoje ele representa coisas diferentes".

FHC disse que não se candidataria novamente. "Uma pessoa de 85 anos não tem a condição de viver essa vida que eu vivi".

Fernando Henrique disse que "o importante não é se privatizar estatal", no caso da Petrobras, mas sim a concorrência. "A questão da Petrobras é que ela acabou com a concorrência. No pré-sal, a concorrência não veio pois sabia que a Petrobras iria controlar tudo", analisou. O ex-presidente disse ser a favor de um regime parlamentarista.

Sobre a tragédia em Mariana (MG), cujo rompimento da barragem destruiu cidades e o meio-ambiente, Fernando Henrique comentou sobre a privatização da Vale do Rio Doce: "o governo continua tendo uma presença grande na Vale. Não foi em consequência disso que aconteceu [a tragédia] em Mariana." Fernando Henrique cita que relatórios já apontavam para falhas estruturais e disse que faltou fiscalização. "Quando você privatiza, é necessário ter empresas fiscalizadoras", analisou.

Chamado de "um verdadeiro estadista" pelo ex-presidente norte-americano Bill Clinton, Fernando Henrique definiu: "Uma pessoa que olha o Estado tem que ver o amanhã, não o hoje. (…) No caso de Mariana, os órgãos de fiscalização estão minados."

Sobre as prisões recentementes feitas na Operação Lava Jato, de José Carlos Bumlai, o banqueiro André Esteves e o senador Delcídio do Amaral, FHC disse: "É dramático, é triste ver isso, pelas repercussões. A bolsa caiu 3%. A consequência pro povo é o desemprego, é a falta de confiança."

"A população hoje quer isso, quer sinceridade. Abram o jogo", disse o ex-presidente. Ao fim do programa, o ex-presidente autografou sua autobiografia em nome da presidente Dilma Rousseff.

Da Redação
Via: Rede TV

Comentários

As Mais Visitadas

Corinthians monta mosaico 3D para celebrar o hexa brasileiro antes do clássico

Corinthians monta mosaico 3D para celebrar o hexa brasileiro antes do clássico BRASILEIRÃO O clássico deste domingo contra o São Paulo marcou o primeiro jogo do Corinthians como campeão oficial do Campeonato Brasileiro 2015. E para comemorar o hexa nacional, o alvinegro, jogando em casa, ergueu um gigantesco mosaico em 3D nas arquibancadas da Arena Corinthians para recepcionar os atletas e festejar o título. Mas como tudo que está ligado ao novo hexacampeão sempre acirra ânimos de torcedores e dos 'antis', como o Corinthians chama os adversários, a arte dividiu opiniões nas redes sociais. Paineis brancos erguidos pela própria torcida traziam a palavra Hexa separada por um brasão erguido por cabos de aço descendo do teto da arena. Segundo imagens que vazaram na internet durante os ensaios, o emblema deveria mesmo ficar pela metade. Mas para alguns internautas, a "arte" ficou incompleta. Da Redação Via: UOL Esportes

Cruzeiro E C de Mari-PB, o mais querido do brejo.

O saudoso Cruzeiro Esporte Clube de Mari-PB, uma equipe de futebol amadora, que figurou no cenário do esporte paraibano nas décadas de 70, 80 e começo de 90. Mesmo não fazendo atuações no campeonato da elite do estado, a simpatica equipe de Mari sempre orgulhou os filhos da terra, sagrando-se campeão da Copa Matutão , em 1980 - (espécie de segunda divisão do paraibano de hoje). Devido a essa alegria, a forte equipe ganhou o apelido de " O mais querido do brejo" . O Cruzeiro de Mari, foi um adversário á altura para as principais equipes do futebol paraibano, enfrentando; Treze, Campinense, Botafogo, Guarabira e o também extinto Confiança de Sapé. Possível escalacão de uma das fotos, em pé: Guri, Adroaldo, Nozinho, Lula, Mison, Alcídes, agachados: Bibiu, Ribeiro, Nêgo, Romeu e Gordo. FONTES: Federação Paraibana de Futebol CRÉDITO: Aldoberg Ivanildo da Silva

O dia em que amizades superaram as rivalidades em Mari/PB - Aldoberg Silva

O dia de ontem (27) no pequeno município de Mari, localizado na Zona da Mata da Paraíba, surpreendeu... Foi mais um domingo normal como de costume onde as famílias e os amigos se encontraram e se confraternizaram na pequena cidade do interior. Porém um evento realizado pelo ex-vice-prefeito Jobson Ferreira, se destacou; na imprensa, na opinião política, e nas palavras desta humilde coluna. O batizado do filho do casal Jobson e Valeska - vereadora do município de Mari,  seguido de uma  confraternização em sua residência, acabou reunindo e ligando vários extremos. Por lá, estiveram o deputado federal Rômulo Gouveia (PSD), vereadores de oposição e a vice-prefeita Karina Melo. Além de outras lideranças políticas do município e, claro, bastante amigos da família. Seguindo à regra, a imprensa noticiou, mostrou e analisou. Olhando o lado político da 'coisa' ignorando a essência. A realização do evento de caráter privado foi visto por alguns, como ato político. Uma estratégia para