Pular para o conteúdo principal

Movimento de conscientização política começado por jovens da cidade de Serra da Raiz-PB, ultrapassa fronteiras, e começa a dar frutos na cidade de Ielmo Marinho-RN

Os vínculos ocultos, sempre se transformam em desejosos coletivos. O movimento de conscientização política começado por jovens na pequena cidade de Serra da Raiz-PB, ultrapassa fronteiras, e começa a dar frutos na cidade de Ielmo Marinho-RN, O jovem Pedro Torres EX Deputado Federal Jovem do Rio Grande do Norte, faz uma análise da situação em que se encontra a cidade potiguar:
 

O FANTÁTISCO ESPETÁCULO MACABRO : A CIDADE DO ABACAXI EM ESTADO DE PUTREFAÇÃO.

Num cenário de putrefação, bestializados, o povo ielmarinhese assistiu o primeiro ato do espetáculo o circo dos horrores na cidade dos abacaxis.  A cada dia acrescenta-se ao espetáculo,  macabro e cotidiano, novas tramas e novos dramas.

Nessa grande peça alguns personagens se destacam tornando-se o centro da atenções. Há os que mascaram-se de  novo,  os que são a própria novidade e os que de novo não tem nada.

No roteiro narrativas fantásticas e idealizações de uma cidade encantada marcado por um  enredo sedutor que parece hipnotizar  o público.  Indumentárias impecáveis ajudam compor o figurino, não esquecendo dos  ajudantes de palco, sem eles tudo fica incompleto.

Não há quem não aplauda:  os erros passam despercebidos, os acertos idolatrados.

O fato é que estive exilado e ao voltar para minha terra percebo-a diferente. A cidade pacata e tranquila que habita minhas memórias está agitada.  Tanta euforia porque  o espetáculo, ou melhor, parte dele será televisionado: seja na zona urbana ou na zona rural não se comentam outra coisa.

Ninguém parece entender o que está acontecendo. Ielmo Marinho na televisão? Há os que se interpelam: Será que alguém nesse mundo conhece Ielmo Marinho? O pior é que nós, seus próprios habitantes, nem a conhecemos.

Enquanto denúncias de corrupção ocorriam aqui nos indignávamos e proferíamos discursos políticos contra a  corrupção lá fora não sabendo que ela, a corrupção,  está generalizada.

Mas a TV, aquela que nos reportara os casos de corrupção no país, será a mesma que lançará este mal que só víamos lá fora dentro da nossa sala de estar. Conter o mal estar? Não, é preciso vomitar mesmo que com palavras.

Observem agora esta terra arrasada, produzimos abacaxis e eles nunca foram doces porque foram cultivados  num  vale  murcho. Mas não foi sempre assim. Ou foi? Na verdade, nunca fomos tratados como um povo e sim uma manada. Tempo estranho esse, incerto, duro.

De certo, cá estou vislumbrando o mesmo dilema histórico: o “velho” dá sinais de esgotamento, mas o ”novo” ainda não surgiu. Todos gostam do direito à cidade, [...] os políticos adoram falar nisso. Eles querem o direito para a cidade deles já escreveu o geográfo David Harvey.

Mas, quando iremos acordar e batalhar pelo nosso direito a cidade? Uma  cidade para todos, com educação de qualidade, moradia digna, saúde eficaz, que os pobres tenham voz, que tenhamos poder de decisão sobre como ela será feita e refeita ?

Nós que aqui estamos não podemos na inércia permanecer. É preciso descortinar esse espetáculo e mostrar que como bons espectadores que somos sabemos quando aplaudir e quando vaiar.

Eis chegada a hora do ato final. Até quando permaneceremos amargurando o silêncio e fechando os olhos para o que aconteceu ? 

Da Redação
Via: Pedro Torres
Ex-deputado Federal Jovem do RN/ Acadêmico de História (UEPB).

Comentários

As Mais Visitadas

Ex-atriz da globo deixa vergonha de lado e fica completamente nua ao trocar biquíni em praia

Segundo fotógrafo que fez os cliques, Clariane Caxito estava posando para um catálogo de moda praia, por isso a desinibida troca de roupa Clariane Caxito, atriz que participou do "Zorra Total" antes do programa ser reformulado, foi flagrada em poses bem indiscretas neste domingo, 22. Ela foi vista na praia do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, enquanto trocava de biquíni. Isso mesmo que você leu. Sem a menor cerimônia, a morena ficou com os seios à mostra no momento de mudar o sutiã e depois também trocou a calcinha, deixando absolutamente tudo de fora! Segundo o fotógrafo que fez os cliques, Clariane estava acompanhada por uma equipe de profissionais, enquanto posava para um catálogo de moda praia, por isso a troca de biquíni. Nas imagens, no entanto, nenhum sinal de outra pessoa, a não ser a "peladona da praia". Após a troca de biquíni, a morena foi se refrescar no mar e, antes de entrar na água, deu uma empinada estratégica no bumbu

EM CLIMA DE CARNAVAL, FUNKEIRA CARIOCA RADICALIZA NA APARÊNCIA; VEJA COMO FICOU

Mudanças no visual de Valesca Popozuda são bastante comuns. Mas nenhuma delas foi tão radical quanto a última, realizada nesta terça-feira (02), no salão Pierre Louis, na Barra da Tijuca. Quem estava acostumado a ver cantora desfilando seu elegante bob hair por aí vai ter que se habituar com seus dreadlocks loiríssimos. Para assumuir o visual, a funkeira teve de passar nada menos do que 13 horas sentada na cadeira do salão. Em entrevista para o site Ego, ela revelou que as mudanças foram encorajadas por Viviane Siqueira, sua cabeleireira. “Queria fazer algo diferente para o carnaval, algo que eu nunca tivesse feito. Não sabia como funcionava, tive medo de ficar careca depois, mas a Vivi, minha cabeleireira, disse que o procedimento não iria detonar meu cabelo”, contou. Além do loiro, ela também apostou em algumas cores, como vermelho e roxo, para dar alegria ao look. E para não precisar fazer dreadlocks no cabelo todo, Viviane mesclou com algumas tranças de mechas finas. Como a n

O saudoso Confiança E C de Sapé/PB

História Confiança Esporte Clube, agremiação esportiva de Sapé, no estado da Paraíba, fundada a 22 de abril de 1953. Resultado da divisão do Atlético, uma equipe amadora de Sapé. O nome do clube foi uma homenagem ao Moinho Confiança se propriedade de Genival Torres, que doou todo material esportivo, sendo inclusive um dos fundadores. Década de 90 A década de 90, foi o auge do clube. O clube se profissionalizou em 1996. Em seu primeiro ano de competição, no campeonato Paraibano, terminou em terceiro lugar. A forte equipe contava com grandes jogadores; Lúcio, Warlei, Washington Lobo, Ramiro, Betinho, Willian, Eduardo Luiz, Cícero, Reinaldo e Forly. Em 1997, o Confiança consagrou-se campeão paraibano de futebol, sendo o primeiro - e até hoje, único - time do Brejo a conseguir a honraria. Declínio Após o título de 1997, o Confiança seria o representante paraibano na Copa do Brasil de 1998, mas abdicou da vaga, reapassando-a ao Botafogo/PB. Com uma campanha fraca no campeonato Paraib