Pular para o conteúdo principal

Preços de cerca de 140 produtos sobem mais do que média da inflação

A inflação acumulada no Brasil este ano é de 8,52%. E, nos últimos 12 meses, beira os 10%. Mas esse número é uma média. Os preços de mais de 140 itens subiram mais do que isso.

Você vem sentindo na hora de pagar, mas certamente vai se impressionar com os aumentos que alguns produtos tiveram nos últimos 12 meses. Ao longo de um ano, a gente nem sempre faz as contas para saber o quanto cada produto subiu de preço.

O quilo de batata inglesa, por exemplo, aumentou 60%. E olha que a batata sempre foi um ingrediente que entrava no cardápio justamente para baratear o custo das refeições.

Em Porto Alegre, o preço da mesma batata subiu mais de 85%. Foi a maior alta do país entre os 422 produtos pesquisados. O aumento do feijão carioca também ficou bem acima da inflação: chegou a quase 50% em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

“Vou pesquisando, mercado por mercado. Vou pesquisando o mais barato, porque senão não dá para comprar, não”, contou Raquel Souza, doméstica.

Nem o tempero escapou: o preço da cebola subiu 36%. O do alho, mais de 40%. Em Salvador, na Bahia, o aumento passou de 68%. E as frutas? O abacate ficou 77% mais caro. A tangerina e a pera também tiveram aumentos bem acima da média.

O economista André Nassif explica que a inflação que estamos vivendo não tem como principal causa aquela velha lei de oferta e procura. O que empurrou os preços para cima foram os custos.

“Em especial de custo de combustíveis, custo de energia. A gente também deve lembrar que, ao longo desse ano, a gente teve uma forte valorização do dólar em relação ao real”, afirmou André Nassif, economista Fundação Getúlio Vargas.

O jeito é tentar poupar, fazer como a Rejane. “Come chuchu que é mais barato. Inhame também, está bem mais barato. Deixa a batata aí que ela está muito cara”, disse Rejane Martins, auxiliar de serviços gerais.

Da Redação
Via: G1

Comentários

As Mais Visitadas

Ex-atriz da globo deixa vergonha de lado e fica completamente nua ao trocar biquíni em praia

Segundo fotógrafo que fez os cliques, Clariane Caxito estava posando para um catálogo de moda praia, por isso a desinibida troca de roupa Clariane Caxito, atriz que participou do "Zorra Total" antes do programa ser reformulado, foi flagrada em poses bem indiscretas neste domingo, 22. Ela foi vista na praia do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, enquanto trocava de biquíni. Isso mesmo que você leu. Sem a menor cerimônia, a morena ficou com os seios à mostra no momento de mudar o sutiã e depois também trocou a calcinha, deixando absolutamente tudo de fora! Segundo o fotógrafo que fez os cliques, Clariane estava acompanhada por uma equipe de profissionais, enquanto posava para um catálogo de moda praia, por isso a troca de biquíni. Nas imagens, no entanto, nenhum sinal de outra pessoa, a não ser a "peladona da praia". Após a troca de biquíni, a morena foi se refrescar no mar e, antes de entrar na água, deu uma empinada estratégica no bumbu

O saudoso Confiança E C de Sapé/PB

História Confiança Esporte Clube, agremiação esportiva de Sapé, no estado da Paraíba, fundada a 22 de abril de 1953. Resultado da divisão do Atlético, uma equipe amadora de Sapé. O nome do clube foi uma homenagem ao Moinho Confiança se propriedade de Genival Torres, que doou todo material esportivo, sendo inclusive um dos fundadores. Década de 90 A década de 90, foi o auge do clube. O clube se profissionalizou em 1996. Em seu primeiro ano de competição, no campeonato Paraibano, terminou em terceiro lugar. A forte equipe contava com grandes jogadores; Lúcio, Warlei, Washington Lobo, Ramiro, Betinho, Willian, Eduardo Luiz, Cícero, Reinaldo e Forly. Em 1997, o Confiança consagrou-se campeão paraibano de futebol, sendo o primeiro - e até hoje, único - time do Brejo a conseguir a honraria. Declínio Após o título de 1997, o Confiança seria o representante paraibano na Copa do Brasil de 1998, mas abdicou da vaga, reapassando-a ao Botafogo/PB. Com uma campanha fraca no campeonato Paraib

Em artigo: ex-prefeito de Mari, fala de sua trajetória política, avanços e reconhecimento de adversários à sua gestão

"O ex-prefeito Adinaldo Pontes, da cidade de Mari na Paraíba, tem utilizado as redes sociais para escrever artigos, descrevendo sua trajetória política no município. Em seu artigo publicado hoje(30) na sua página no Facebook, o ex-prefeito, narrou como superou as principais oligarquias dá época, falou de sua administração nos 6 anos como prefeito e até da admiração de seus adversários por sua gestão inovadora para época". Leia na íntegra: Uma eleição que poucos acreditavam Até o ano de 1982 nossa TERRA era comandada por oligarquias, Ribeiro Coutinho, Melo, França e Arruda, esses grupos se reversavam no Poder Municipal. Um grupo de amigos, aparentemente sem votos e sobre o meu comando, resolvemos nos articular e assim descordar da política praticada pelos maiorais do nosso município. Fizemos reuniões a princípio com uma minoria de amigos, eram eles: Dr. Luizinho, o Gordo de Egídio  Antonio Gomes, Juarez Rique, Rouxinho, Zé de Cícero, Dr. Mário Ferreira, Nozinho, Nilson Arr