Pular para o conteúdo principal

Preços de cerca de 140 produtos sobem mais do que média da inflação

A inflação acumulada no Brasil este ano é de 8,52%. E, nos últimos 12 meses, beira os 10%. Mas esse número é uma média. Os preços de mais de 140 itens subiram mais do que isso.

Você vem sentindo na hora de pagar, mas certamente vai se impressionar com os aumentos que alguns produtos tiveram nos últimos 12 meses. Ao longo de um ano, a gente nem sempre faz as contas para saber o quanto cada produto subiu de preço.

O quilo de batata inglesa, por exemplo, aumentou 60%. E olha que a batata sempre foi um ingrediente que entrava no cardápio justamente para baratear o custo das refeições.

Em Porto Alegre, o preço da mesma batata subiu mais de 85%. Foi a maior alta do país entre os 422 produtos pesquisados. O aumento do feijão carioca também ficou bem acima da inflação: chegou a quase 50% em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

“Vou pesquisando, mercado por mercado. Vou pesquisando o mais barato, porque senão não dá para comprar, não”, contou Raquel Souza, doméstica.

Nem o tempero escapou: o preço da cebola subiu 36%. O do alho, mais de 40%. Em Salvador, na Bahia, o aumento passou de 68%. E as frutas? O abacate ficou 77% mais caro. A tangerina e a pera também tiveram aumentos bem acima da média.

O economista André Nassif explica que a inflação que estamos vivendo não tem como principal causa aquela velha lei de oferta e procura. O que empurrou os preços para cima foram os custos.

“Em especial de custo de combustíveis, custo de energia. A gente também deve lembrar que, ao longo desse ano, a gente teve uma forte valorização do dólar em relação ao real”, afirmou André Nassif, economista Fundação Getúlio Vargas.

O jeito é tentar poupar, fazer como a Rejane. “Come chuchu que é mais barato. Inhame também, está bem mais barato. Deixa a batata aí que ela está muito cara”, disse Rejane Martins, auxiliar de serviços gerais.

Da Redação
Via: G1

Comentários

As Mais Visitadas

Vereadora eleita de cidade do Maranhão faz sexo dentro de Cartório Eleitoral com amante

Fernanda Hortegal, a vereadora recentemente eleita de Dom Pedro/MA que ficou conhecida em todo o Brasil por trair o marido médico Sansão Hortegal, transando com o seu amante na portada da casa do casal e motéis. Realizou uma fantasia ousada: fazer sexo dentro do Cartório Eleitoral, onde trabalha o pé-de-pano (seu amante). O vídeo viralizou na cidade em Dom Pedro e Região do MA. Dos 20 vídeos que o marido encontrou no celular da vereadora, a transa no Cartório Eleitoral é o que mais chama a atenção, no dia de expediente. É mole isso? Fernando Cardoso / Bastidores de Notícias

Herdeiro do Grupo São Braz que matou agente da lei seca é preso na Paraíba

O juiz Marcos Willian decretou nesta segunda-feira, 24, a prisão de Rodolpho Carlos da Silva, filho do empresário Ricardo Carlos do Grupo São Braz, que atropelou e matou o agente da lei seca, Diogo Nascimento, no dia 22 de janeiro. Na Central de Polícia Rodolpho aguarda a audiência de custodia que deve acontecer nesta terça-feira. Informações do jornalista Marcos Wéric .

Casal e neta são amarrados durante assalto na PB; bandidos roubaram R$ 2,4 mil e eletrônicos

Caso aconteceu na noite dessa terça-feira, em Puxinanã, no Agreste Crime aconteceu em Puxinanã Três pessoas da mesma família foram feitas reféns e amarradas por assaltantes na noite dessa terça-feira (1º) na cidade de Puxinanã (Agreste do estado, a 121 km de João Pessoa). Os bandidos invadiram a casa por volta das 20h30 e renderam um casal e a neta deles. Segundo a Polícia Militar, com base no relato das vítimas, três homens armados participaram da ação. Os bandidos roubaram cerca de R$ 2.400, uma espingarda artesanal e vários aparelhos eletrônicos. As vítimas foram resgatadas pelo filho do casal, que chegou a casa minutos após a saída dos assaltantes. A polícia realizou buscas na região, mas até as 8h desta quarta-feira (2) nenhum suspeito tinha sido preso.  Da R edação Via: Portal Correio