Pular para o conteúdo principal

Areia Vermelha na PB, tem novas regras para visitação

A partir desta terça-feira (12) novas regras passam a vigorar no Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha, em Cabedelo, na Região Metropolitana de João Pessoa. No local, que é um dos principais pontos turísticos do litoral do estado, não serão mais permitidas a venda e o consumo de bebidas e alimentos. A visitação no parque não será suspensa, mas a preparação e comercialização dos alimentos não será mais permitida.

No dia 12 de  novembro do ano passado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi firmado entre Ministério Público, Governo do Estado da Paraíba e Prefeitura de Cabedelo para garantir a preservação do parque, que vai passar por um reordenamento.

De acordo com a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) as medidas são necessárias para conter a destruição dos corais de Areia Vermelha.

Conforme o órgão 70% dos corais da área já foram degradados e para crescer um centímetro são necessários mais de cem anos. Em Areia Dourada, também em Cabedelo, medidas mais severas serão adotadas e nem mesmo a aproximação de barcos a motor será permitida.

Segundo o superintendente da Sudema, João Vicente, os restos de comida deixados pelas pessoas faz com que o local fique cheio de bagres atraídos pelos alimentos, posteriormente os bagres contribuem para que haja um desequilíbrio no ambiente, que é como um berçário de animais marinhos.

Entre as novas regras também está a proibição de carrinhos, churrasqueiras, mesas, cadeiras e equipamentos de som. A partir de agora, os turistas que quiserem descer para a areia ou para as piscinas naturais precisarão deixar comidas e bebidas nos barcos, e mesmo nas embarcações, devem ter cuidado para recolher lixo e restos de alimentos.

Segundo o promotor de Meio Ambiente de Cabedelo, Rogério Lucas, as proibições são necessárias porque Areia Vermelha é um parque de conservação integral e as práticas proibidas pelo TAC estavam degradando a fauna e a flora. A fiscalização deverá ficar a cargo da  Sudema e da Polícia Ambiental.

Dependendo da situação, equipamentos, comida, bebidas e até mesmo embarcações podem ser apreendidas e as pessoas que descumprirem as novas normas serão conduzidos para a delegacia e autuados.

Da Redação
Via: Nordeste1

Comentários

As Mais Visitadas

Vereadora eleita de cidade do Maranhão faz sexo dentro de Cartório Eleitoral com amante

Fernanda Hortegal, a vereadora recentemente eleita de Dom Pedro/MA que ficou conhecida em todo o Brasil por trair o marido médico Sansão Hortegal, transando com o seu amante na portada da casa do casal e motéis. Realizou uma fantasia ousada: fazer sexo dentro do Cartório Eleitoral, onde trabalha o pé-de-pano (seu amante). O vídeo viralizou na cidade em Dom Pedro e Região do MA. Dos 20 vídeos que o marido encontrou no celular da vereadora, a transa no Cartório Eleitoral é o que mais chama a atenção, no dia de expediente. É mole isso? Fernando Cardoso / Bastidores de Notícias

Herdeiro do Grupo São Braz que matou agente da lei seca é preso na Paraíba

O juiz Marcos Willian decretou nesta segunda-feira, 24, a prisão de Rodolpho Carlos da Silva, filho do empresário Ricardo Carlos do Grupo São Braz, que atropelou e matou o agente da lei seca, Diogo Nascimento, no dia 22 de janeiro. Na Central de Polícia Rodolpho aguarda a audiência de custodia que deve acontecer nesta terça-feira. Informações do jornalista Marcos Wéric .

Casal e neta são amarrados durante assalto na PB; bandidos roubaram R$ 2,4 mil e eletrônicos

Caso aconteceu na noite dessa terça-feira, em Puxinanã, no Agreste Crime aconteceu em Puxinanã Três pessoas da mesma família foram feitas reféns e amarradas por assaltantes na noite dessa terça-feira (1º) na cidade de Puxinanã (Agreste do estado, a 121 km de João Pessoa). Os bandidos invadiram a casa por volta das 20h30 e renderam um casal e a neta deles. Segundo a Polícia Militar, com base no relato das vítimas, três homens armados participaram da ação. Os bandidos roubaram cerca de R$ 2.400, uma espingarda artesanal e vários aparelhos eletrônicos. As vítimas foram resgatadas pelo filho do casal, que chegou a casa minutos após a saída dos assaltantes. A polícia realizou buscas na região, mas até as 8h desta quarta-feira (2) nenhum suspeito tinha sido preso.  Da R edação Via: Portal Correio