Pular para o conteúdo principal

Com mais de 71% da audiência local, Rádio Comunitária paraibana comemora 18 anos


Pioneira na luta pela democratização da mídia eletrônica, em meio ao histórico do oligopólio dos meios de comunicação, a Rádio Comunitária Araçá FM, localizada no Município de Mari, na zona da mata paraibana, completa 18 anos de fundação nesta terça-feira (05).

Fundada em 1998 a partir de um grupo formado por cerca de 40 pessoas, representantes de diversas entidades e instituições, a Rádio Comunitária Araçá FM é mais que uma simples rádio com programação musical ou jornalística.

De caráter fortemente crítico e educativo, a rádio serve como principal meio de comunicação do Município, chegando a ser ouvida por 71,5% dos moradores e detém a preferência de 69,6% dos ouvintes, em relação às demais emissoras da região.

Os dados que comprovam o alcance social da emissora comunitária foram apurados em maio do ano passado, durante pesquisa realizada pelo Instituto PLS, em parceria com a Revista ExpressoPB.

Na opinião do Presidente da emissora, e também comunicador Severino Ramo, a experiência da Rádio Comunitária Araçá FM representa a possibilidade da livre troca de informações com a sociedade local, permitindo a compreensão sobre o contexto social, político e cultural em que se vive.

Mas, nem tudo são flores no dia a dia da Rádio Comunitária Araçá FM. Apesar da grande audiência e apoio popular por parte da comunidade, a rádio continua lutando contra dificuldades típicas dos movimentos populares para desenvolver-se como referência  cultural  e política  para a população local.

Segundo o Diretor Presidente, a perseguição por parte do poder político local tem se constituído em algo assustador, a partir do ajuizamento de várias ações judiciais contra a emissora e alguns comunicadores, além da tentativa de retirar a emissora do prédio da antiga estação ferroviária, local onde a rádio funciona desde a fundação.

Apesar dos percalços, a Rádio Comunitária Araçá FM atinge a sua maioridade ao lado de toda uma população, vivenciando a experiência de  reatualizar  o rádio para o tempo da cidadania.

A Rádio Comunitária Araçá FM pode ser ouvida também pela internet através do site: www.aracafm.com.

Da Redação
Via: ExpressoPB

 

Comentários

As Mais Visitadas

Mari/PB: Após falar em crise, prefeito divulga uma série de obras pela cidade

Após afirmar em uma entrevista na última semana, que seu governo foi afetado pela crise nacional. O prefeito da cidade de Mari/PB, Marcos Martins, divulgou uma série de obras no município. A prefeitura municipal está realizando a revitalização de uma praça no centro, e está calçando a rua Amâncio Felix no bairro Silvino Costa. A prefeitura ainda está construindo um Hospital de Pequeno Porte e um Abatedouro Regional - em parceria com o governo do estado. A prefeitura municipal de Mari também está focada na realização da tradicional festa de emancipação política que será em setembro. A administração municipal este ano foi alvo de críticas da população em diversos momentos. Mas tudo parece que está mudando. A gestão de Martins está tomando um gás extra. Com as obras e a realização da tradicional festa de emancipação pol...

Vereadora eleita de cidade do Maranhão faz sexo dentro de Cartório Eleitoral com amante

Fernanda Hortegal, a vereadora recentemente eleita de Dom Pedro/MA que ficou conhecida em todo o Brasil por trair o marido médico Sansão Hortegal, transando com o seu amante na portada da casa do casal e motéis. Realizou uma fantasia ousada: fazer sexo dentro do Cartório Eleitoral, onde trabalha o pé-de-pano (seu amante). O vídeo viralizou na cidade em Dom Pedro e Região do MA. Dos 20 vídeos que o marido encontrou no celular da vereadora, a transa no Cartório Eleitoral é o que mais chama a atenção, no dia de expediente. É mole isso? Fernando Cardoso / Bastidores de Notícias

Ricardo Barbosa é transferido às pressas para Memorial com suspeita de infarto

O deputado estadual Ricardo Barbosa (PSB) foi transferido às pressas na noite desta terça-feira do Hospital da Unimed, João Pessoa, para o Memorial São Francisco. Ele teve complicações no seu estado de saúde e apresentou quadro de suspeitas infarto. A informação ao Portal MaisPB é do médico Ítalo Kumamoto, diretor do Memorial. O socialista se submeterá a um cateterismo. A equipe médica da Unimed-JP optou pela transferência para ampliar os cuidados. Kumamoto foi chamado com urgência pelos colegas para companhar os procedimentos. Ítalo confirmou as suspeitas de infarto, mas prefere aguardar os exames e parecer dos médicos que receberam o deputado no hospital. A Assessoria do parlamentar também confirmou a notícia. O deputado sentiu novo pico de pressão, quando se preparava para deixar a Unimed, após relativa melhora. Barbosa passou mal depois de um polêmico discurso e de...