Pular para o conteúdo principal

ESCORPIÕES FAZEM SETE VÍTIMAS POR DIA NA PARAÍBA


Epidemia nas cidades está relacionada à falta de saneamento e infra-estrutrua e ao  desequilíbrio ambiental. Informação e cuidados podem evitar acidentes.

O Centro de Assistência Toxicológica da Paraíba (Ceatox) registrou 1.914 atendimentos em 2015, em João Pessoa, e 92,7% foram de pessoas picadas por escorpiões. Em Campina Grande, foram 1.009 casos, sendo 736 vítimas de escorpiões. Mas, esse número pode ser maior, pois os dados ainda não foram fechados e muita gente também não procura assistência especializada.

No interior, as serpentes ficaram em segundo lugar no ranking dos animais que mais causam acidentes: 160 ocorrências. Em seguida, vem os himenópteros (abelha, vespa e maribondos), responsáveis por 89 casos. As aranhas tiveram 24 casos.

“A epidemia de escorpiões tem relação direta com a alteração da vegetação em todos os centros urbanos do Brasil e ao aquecimento do clima, se comparado há dois anos. Isso facilita a reprodução. Ele se adapta ao ambiente urbano, se reproduz em lugares úmidos e escuros, como entulhos, telhas, tijolos, construções e lixo”, revelou a enfermeira do Ceatox em Campina, Mayrla Coutinho.

Hemerson Iury Magalhães, coordenador do Ceatox, na Capital, observou que a presença de escorpiões vem aumentando nos últimos três anos. “Além da questão do lixo, há a ocupação de áreas com o crescimento imobiliário. Eles procuram as áreas habitadas”, destacou.

Ele afirmou que Mangabeira, Valentina e José Américo são os que registram mais casos de picadas. Áreas com lixo são mais favoráveis. “Os entulhos atraem insetos que servem de alimento, a exemplo de baratas”, explicou.

O escorpião amarelo tem atividade mais intensa no estado, mas não causa problemas graves. Porém, as reações dependem muito do organismo de cada pessoa. O soro só é aplicado quando há alteração de moderada a grave. Ele explicou que, se puder capturar, é interessante para que o Ceatox possa identificar a espécie.

Da Redação
Via: Correio da Paraíba

Comentários

As Mais Visitadas

Corinthians monta mosaico 3D para celebrar o hexa brasileiro antes do clássico

Corinthians monta mosaico 3D para celebrar o hexa brasileiro antes do clássico BRASILEIRÃO O clássico deste domingo contra o São Paulo marcou o primeiro jogo do Corinthians como campeão oficial do Campeonato Brasileiro 2015. E para comemorar o hexa nacional, o alvinegro, jogando em casa, ergueu um gigantesco mosaico em 3D nas arquibancadas da Arena Corinthians para recepcionar os atletas e festejar o título. Mas como tudo que está ligado ao novo hexacampeão sempre acirra ânimos de torcedores e dos 'antis', como o Corinthians chama os adversários, a arte dividiu opiniões nas redes sociais. Paineis brancos erguidos pela própria torcida traziam a palavra Hexa separada por um brasão erguido por cabos de aço descendo do teto da arena. Segundo imagens que vazaram na internet durante os ensaios, o emblema deveria mesmo ficar pela metade. Mas para alguns internautas, a "arte" ficou incompleta. Da Redação Via: UOL Esportes

Cruzeiro E C de Mari-PB, o mais querido do brejo.

O saudoso Cruzeiro Esporte Clube de Mari-PB, uma equipe de futebol amadora, que figurou no cenário do esporte paraibano nas décadas de 70, 80 e começo de 90. Mesmo não fazendo atuações no campeonato da elite do estado, a simpatica equipe de Mari sempre orgulhou os filhos da terra, sagrando-se campeão da Copa Matutão , em 1980 - (espécie de segunda divisão do paraibano de hoje). Devido a essa alegria, a forte equipe ganhou o apelido de " O mais querido do brejo" . O Cruzeiro de Mari, foi um adversário á altura para as principais equipes do futebol paraibano, enfrentando; Treze, Campinense, Botafogo, Guarabira e o também extinto Confiança de Sapé. Possível escalacão de uma das fotos, em pé: Guri, Adroaldo, Nozinho, Lula, Mison, Alcídes, agachados: Bibiu, Ribeiro, Nêgo, Romeu e Gordo. FONTES: Federação Paraibana de Futebol CRÉDITO: Aldoberg Ivanildo da Silva

O dia em que amizades superaram as rivalidades em Mari/PB - Aldoberg Silva

O dia de ontem (27) no pequeno município de Mari, localizado na Zona da Mata da Paraíba, surpreendeu... Foi mais um domingo normal como de costume onde as famílias e os amigos se encontraram e se confraternizaram na pequena cidade do interior. Porém um evento realizado pelo ex-vice-prefeito Jobson Ferreira, se destacou; na imprensa, na opinião política, e nas palavras desta humilde coluna. O batizado do filho do casal Jobson e Valeska - vereadora do município de Mari,  seguido de uma  confraternização em sua residência, acabou reunindo e ligando vários extremos. Por lá, estiveram o deputado federal Rômulo Gouveia (PSD), vereadores de oposição e a vice-prefeita Karina Melo. Além de outras lideranças políticas do município e, claro, bastante amigos da família. Seguindo à regra, a imprensa noticiou, mostrou e analisou. Olhando o lado político da 'coisa' ignorando a essência. A realização do evento de caráter privado foi visto por alguns, como ato político. Uma estratégia para