Pular para o conteúdo principal

Comércio no Centro de João Pessoa enterra empregos em 'cemitério de lojas fechadas'


Jornalista e comerciante registra indignação com crise econômica e ganha repercussão nas redes sociais; Caged confirma desemprego recorde em fevereiro em todo o estado
Economia | Em 24/03/16 às 07h16, atualizado em 24/03/16 às 07h28 | Por Hermes de Luna
ImprimirEnviar notícia
Reprodução/Facebook/Chico Pinto Neto
Empresários desistem de negócios em JP
Empresários desistem de negócios em JP
A crise econômica afetou de vez o comércio de João Pessoa. Grandes redes de lojas fecharam filiais e pequenos negócios não se sustentaram e também encerraram atividades. Segundo a Confederação Nacional do Comércio, 294 lojas fecharam em João Pessoa. O jornalista Chico Pinto, que também é empresário no ramo de colchões, publicou numa rede social sua indignação. A postagem, onde ele cita que o Centro está virando "um cemitério de lojas fechadas", recebeu 172 curtidas, 69 comentários e 2,3 mil compartilhamentos.

Ele fez um registro fotográfico de 13 lojas, de pequeno, médio e grande porte, que cerraram as portas. "Este registro foi captado apenas no quadrante entre o Shopping Tambiá e a avenida Padre Meira, no Centro da cidade", alertou.

O jornalista chamou a atenção de que as lojas tradicionais fechadas eram responsáveis por centenas de empregos. "Elas se vêem obrigadas à cerrar suas portas, em face da insensatez e irresponsabilidade daqueles que deveriam gerir com parcimônia e honestidade nossa economia", afirmou. "A tão falada imprensa 'golpista', criticada por divulgar o descompasso deste governo, precisa prestar atenção neste fato, sob pena de omissão", arrematou.
O presidente do Clube dos Diretores Lojistas, Eronaldo Maia, explicou que a crise foi a grande responsável por esses fechamentos. "Sem vender, não tem como pagar funcionário e cobrir despesas. No caso das filiais das grandes redes, houve fusão de lojas. Onde existiam duas ou três filiais, ficará apenas uma. Só foram aproveitados os melhores funcionários", afirmou.

A Paraíba perdeu 6.672 empregos no mês de fevereiro, uma queda de 1,61% com relação a janeiro deste ano. É o maior índice de desempregados para o mês desde fevereiro de 2008, quando 6.060 pessoas haviam sido demitidas.

Os dados foram divulgados nessa terça-feira (22) pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho. Os principais setores de atividade responsáveis pelos números negativos foram a Indústria de Transformação (-3.282 postos) e a Agropecuária (-1.886 postos).

De acordo com o Caged, nos últimos 12 meses, a Paraíba teve queda de 4,73% no nível de emprego, o que representa perda de 20.210 postos de trabalho.

Ainda segundo os dados do Caged, o único mês de fevereiro em que se viu um saldo positivo de empregos foi em 2014, quando foram gerados 1.385 postos de trabalho. Fora esse período, o saldo tem sido somente negativo desde 2003.

Da Redação
Via: Portal Correio

Comentários

As Mais Visitadas

Ex-atriz da globo deixa vergonha de lado e fica completamente nua ao trocar biquíni em praia

Segundo fotógrafo que fez os cliques, Clariane Caxito estava posando para um catálogo de moda praia, por isso a desinibida troca de roupa Clariane Caxito, atriz que participou do "Zorra Total" antes do programa ser reformulado, foi flagrada em poses bem indiscretas neste domingo, 22. Ela foi vista na praia do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, enquanto trocava de biquíni. Isso mesmo que você leu. Sem a menor cerimônia, a morena ficou com os seios à mostra no momento de mudar o sutiã e depois também trocou a calcinha, deixando absolutamente tudo de fora! Segundo o fotógrafo que fez os cliques, Clariane estava acompanhada por uma equipe de profissionais, enquanto posava para um catálogo de moda praia, por isso a troca de biquíni. Nas imagens, no entanto, nenhum sinal de outra pessoa, a não ser a "peladona da praia". Após a troca de biquíni, a morena foi se refrescar no mar e, antes de entrar na água, deu uma empinada estratégica no bumbu

EM CLIMA DE CARNAVAL, FUNKEIRA CARIOCA RADICALIZA NA APARÊNCIA; VEJA COMO FICOU

Mudanças no visual de Valesca Popozuda são bastante comuns. Mas nenhuma delas foi tão radical quanto a última, realizada nesta terça-feira (02), no salão Pierre Louis, na Barra da Tijuca. Quem estava acostumado a ver cantora desfilando seu elegante bob hair por aí vai ter que se habituar com seus dreadlocks loiríssimos. Para assumuir o visual, a funkeira teve de passar nada menos do que 13 horas sentada na cadeira do salão. Em entrevista para o site Ego, ela revelou que as mudanças foram encorajadas por Viviane Siqueira, sua cabeleireira. “Queria fazer algo diferente para o carnaval, algo que eu nunca tivesse feito. Não sabia como funcionava, tive medo de ficar careca depois, mas a Vivi, minha cabeleireira, disse que o procedimento não iria detonar meu cabelo”, contou. Além do loiro, ela também apostou em algumas cores, como vermelho e roxo, para dar alegria ao look. E para não precisar fazer dreadlocks no cabelo todo, Viviane mesclou com algumas tranças de mechas finas. Como a n

O saudoso Confiança E C de Sapé/PB

História Confiança Esporte Clube, agremiação esportiva de Sapé, no estado da Paraíba, fundada a 22 de abril de 1953. Resultado da divisão do Atlético, uma equipe amadora de Sapé. O nome do clube foi uma homenagem ao Moinho Confiança se propriedade de Genival Torres, que doou todo material esportivo, sendo inclusive um dos fundadores. Década de 90 A década de 90, foi o auge do clube. O clube se profissionalizou em 1996. Em seu primeiro ano de competição, no campeonato Paraibano, terminou em terceiro lugar. A forte equipe contava com grandes jogadores; Lúcio, Warlei, Washington Lobo, Ramiro, Betinho, Willian, Eduardo Luiz, Cícero, Reinaldo e Forly. Em 1997, o Confiança consagrou-se campeão paraibano de futebol, sendo o primeiro - e até hoje, único - time do Brejo a conseguir a honraria. Declínio Após o título de 1997, o Confiança seria o representante paraibano na Copa do Brasil de 1998, mas abdicou da vaga, reapassando-a ao Botafogo/PB. Com uma campanha fraca no campeonato Paraib