Pular para o conteúdo principal

Governo do Estado da Paraíba abre 2ª Conferência Estadual de Ater

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (SEAFDS), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), abriu ontem (06/04) a 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural Da Agricultura Familiar e Reforma Agrária da Paraíba - CEATER, no Garden Hotel em Campina Grande, que fica localizado no bairro do Mirante. O secretário de Estado Lenildo Morais participou do evento representando o governador Ricardo Coutinho.

Trabalhando o lema “Ater, agroecologia e alimentos saudáveis", a 2ª CEATER que transcorrerá nesta quinta-feira (07) e sexta-feira (08) buscará mostrar a importância da Assistência Técnica e Extensão Rural como fomentadora da transição agroecológica e, consequentemente, da melhoria e qualidade dos alimentos consumidos no país. Para o secretário Lenildo Morais a conferência é um compromisso para garantir a implementação de políticas públicas como a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER), Programa de Apoio à Infraestrutura nos Territórios Rurais (Proinf), dentre outros. “Esse é o momento de dialogar e refletir sobre o quanto ainda é necessário fortalecer mecanismos que permitam um serviço de ATER integrado com os governos federal, estadual e municipal, contribuindo para potencializar as diferentes políticas setoriais no meio rural”, concluiu.

A 2ª CEATER, que conjugada com outras 15 conferências territoriais já realizadas no Estado, representa continuidade de um compromisso firmado entre governos federal, estaduais e municipais e sociedade civil organizada, em prol dos serviços de assistência técnica e extensão rural para a promoção do desenvolvimento rural sustentável com base na agricultura familiar e reforma agrária. Segundo o presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar na Paraíba (FETRAF), Ednaldo Leite esse momento serve para as entidades cobrarem dos poderes públicos mais apoio para a infraestrutura de produção dos pequenos agricultores paraibanos como estradas, saneamento, investirmos para comercialização, distribuição de terras e para isso lembra que é necessária mais organização dos agricultores como estamos fazendo nessa 2ª CEATER que abrimos hoje.

De acordo com o delegado do MDA na Paraíba Gonzaga Júnior essa segunda CEATER, é fruto de um amplo trabalho desenvolvido em conferências territoriais no Estado que reuniram mais de 1,5 mil pessoas que buscaram nessa quinta e sexta em Campina Grande durante a conferência estadual estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da assistência técnica e extensão rural pública e de qualidade aos agricultores familiares e assim ampliar a produção de alimentos saudáveis para todos. “Eventos como esse se torna possível construir um modelo de desenvolvimento rural mais justo, sustentável e solidário, com qualidade de vida, de renda e ambiental”, disse.

Fizeram parte da mesa de honra o diretor técnico da Gestão Unificada Emater, Imterpa e Emepa, Sr. Wlaminck Paiva; o presidente da FETRAF na Paraíba, Ednaldo Leite; representando a Articulação do Semiárido Brasileiro (Asa), Maria Elza; o representante dos Colegiados e Fóruns Territoriais, Humberto Cavalcante; o delegado do MDA, Gonzaga Júnior; o presidente da Assembleia Legislativa da PB, Deputado Estadual Adriano Galdino, a Secretaria Executiva da SEAFDS, Mali Trevas e o secretário da SEAFDS Lenildo Morais.

Da Redação
Via: PB Agora

Comentários

As Mais Visitadas

Vereadora eleita de cidade do Maranhão faz sexo dentro de Cartório Eleitoral com amante

Fernanda Hortegal, a vereadora recentemente eleita de Dom Pedro/MA que ficou conhecida em todo o Brasil por trair o marido médico Sansão Hortegal, transando com o seu amante na portada da casa do casal e motéis. Realizou uma fantasia ousada: fazer sexo dentro do Cartório Eleitoral, onde trabalha o pé-de-pano (seu amante). O vídeo viralizou na cidade em Dom Pedro e Região do MA. Dos 20 vídeos que o marido encontrou no celular da vereadora, a transa no Cartório Eleitoral é o que mais chama a atenção, no dia de expediente. É mole isso? Fernando Cardoso / Bastidores de Notícias

Herdeiro do Grupo São Braz que matou agente da lei seca é preso na Paraíba

O juiz Marcos Willian decretou nesta segunda-feira, 24, a prisão de Rodolpho Carlos da Silva, filho do empresário Ricardo Carlos do Grupo São Braz, que atropelou e matou o agente da lei seca, Diogo Nascimento, no dia 22 de janeiro. Na Central de Polícia Rodolpho aguarda a audiência de custodia que deve acontecer nesta terça-feira. Informações do jornalista Marcos Wéric .

Casal e neta são amarrados durante assalto na PB; bandidos roubaram R$ 2,4 mil e eletrônicos

Caso aconteceu na noite dessa terça-feira, em Puxinanã, no Agreste Crime aconteceu em Puxinanã Três pessoas da mesma família foram feitas reféns e amarradas por assaltantes na noite dessa terça-feira (1º) na cidade de Puxinanã (Agreste do estado, a 121 km de João Pessoa). Os bandidos invadiram a casa por volta das 20h30 e renderam um casal e a neta deles. Segundo a Polícia Militar, com base no relato das vítimas, três homens armados participaram da ação. Os bandidos roubaram cerca de R$ 2.400, uma espingarda artesanal e vários aparelhos eletrônicos. As vítimas foram resgatadas pelo filho do casal, que chegou a casa minutos após a saída dos assaltantes. A polícia realizou buscas na região, mas até as 8h desta quarta-feira (2) nenhum suspeito tinha sido preso.  Da R edação Via: Portal Correio