Pular para o conteúdo principal

Governo do Estado da Paraíba abre 2ª Conferência Estadual de Ater

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (SEAFDS), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), abriu ontem (06/04) a 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural Da Agricultura Familiar e Reforma Agrária da Paraíba - CEATER, no Garden Hotel em Campina Grande, que fica localizado no bairro do Mirante. O secretário de Estado Lenildo Morais participou do evento representando o governador Ricardo Coutinho.

Trabalhando o lema “Ater, agroecologia e alimentos saudáveis", a 2ª CEATER que transcorrerá nesta quinta-feira (07) e sexta-feira (08) buscará mostrar a importância da Assistência Técnica e Extensão Rural como fomentadora da transição agroecológica e, consequentemente, da melhoria e qualidade dos alimentos consumidos no país. Para o secretário Lenildo Morais a conferência é um compromisso para garantir a implementação de políticas públicas como a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER), Programa de Apoio à Infraestrutura nos Territórios Rurais (Proinf), dentre outros. “Esse é o momento de dialogar e refletir sobre o quanto ainda é necessário fortalecer mecanismos que permitam um serviço de ATER integrado com os governos federal, estadual e municipal, contribuindo para potencializar as diferentes políticas setoriais no meio rural”, concluiu.

A 2ª CEATER, que conjugada com outras 15 conferências territoriais já realizadas no Estado, representa continuidade de um compromisso firmado entre governos federal, estaduais e municipais e sociedade civil organizada, em prol dos serviços de assistência técnica e extensão rural para a promoção do desenvolvimento rural sustentável com base na agricultura familiar e reforma agrária. Segundo o presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar na Paraíba (FETRAF), Ednaldo Leite esse momento serve para as entidades cobrarem dos poderes públicos mais apoio para a infraestrutura de produção dos pequenos agricultores paraibanos como estradas, saneamento, investirmos para comercialização, distribuição de terras e para isso lembra que é necessária mais organização dos agricultores como estamos fazendo nessa 2ª CEATER que abrimos hoje.

De acordo com o delegado do MDA na Paraíba Gonzaga Júnior essa segunda CEATER, é fruto de um amplo trabalho desenvolvido em conferências territoriais no Estado que reuniram mais de 1,5 mil pessoas que buscaram nessa quinta e sexta em Campina Grande durante a conferência estadual estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da assistência técnica e extensão rural pública e de qualidade aos agricultores familiares e assim ampliar a produção de alimentos saudáveis para todos. “Eventos como esse se torna possível construir um modelo de desenvolvimento rural mais justo, sustentável e solidário, com qualidade de vida, de renda e ambiental”, disse.

Fizeram parte da mesa de honra o diretor técnico da Gestão Unificada Emater, Imterpa e Emepa, Sr. Wlaminck Paiva; o presidente da FETRAF na Paraíba, Ednaldo Leite; representando a Articulação do Semiárido Brasileiro (Asa), Maria Elza; o representante dos Colegiados e Fóruns Territoriais, Humberto Cavalcante; o delegado do MDA, Gonzaga Júnior; o presidente da Assembleia Legislativa da PB, Deputado Estadual Adriano Galdino, a Secretaria Executiva da SEAFDS, Mali Trevas e o secretário da SEAFDS Lenildo Morais.

Da Redação
Via: PB Agora

Comentários

As Mais Visitadas

Mari/PB: Na semana de comemorações dos 57 anos de emancipação, um resumo da história política e cultural

Resumo da história po lítica e cultural nos 57 anos de emancipação política da cidade de Mari/ PB . 1958-1968 Em 19 de Setembro de 1958, o governador da Paraíba, Pedro Moreno Gondim , eleva a categoria de cidade pelo decreto de lei n 1862/1958 . Posteriormente o senhor Ep itácio Dantas , foi nomeado como primeiro prefeito. Assumindo a responsabilidade de organizar o município. Ficando no cargo por um ano. Em 1959 , Pedro Leite vence a eleição pelo partido UDN . Na década de 60, assume o comando do município Pedro Tomé de Arruda . Sendo responsável pelo progresso no município. Criando uma mega estrutura para época, construindo; matadouro, estádio de futebol, escola, posto de saúde e o mais importante o início da construção do Hospital Santa Cecília . Neste período o município vivenciou a pior tragédia de sua história. Denominada de "A T ragédi...

Nada de já ganhou: Temer continua ligando para deputados

Deu no O Globo A ordem no Planalto é evitar o clima de "já ganhou". Michel Temer segue ligando para os deputados, acompanhando a sessão pela televisão. Só parou para almoçar, por volta das 13h30, em seu gabinete. Estava acompanhado de Moreira Franco e Eliseu Padilha.

Filho de Bolsonaro lamenta feminismo de ex-namorada e recebe resposta indigesta

* Eduardo Bolsonaro *: “Eu começo a ‘entender’ a importância da figura masculina na vida de uma mulher quando minha ex-namorada que já se declara feminista é vista em uma balada LGBT acompanhada de um médico cubano, usando uma roupa vulgar e, como se não bastasse, rebolando até o chão. E ainda posta isso na internet, como se fosse uma atitude louvável. Lembrando que antes do feminismo ela andava com roupas discretas, não rebolava até o chão, e namorava comigo. ;) #FeminismoÉDoença” * Patrícia Lélis *: “Eu comecei a entender a importância do feminismo quando fui abusada por seu amigo de partido e você me pediu para ficar calada, mesmo sabendo que era verdade e me vendo machucada fisicamente e psicologicamente. Foi daquele dia em diante que eu comecei a entender o feminismo. Até então eu aceitava as suas grosserias, abusos e traições. Foram 3 anos e...