Pular para o conteúdo principal

Governo do Estado da Paraíba abre 2ª Conferência Estadual de Ater

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (SEAFDS), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), abriu ontem (06/04) a 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural Da Agricultura Familiar e Reforma Agrária da Paraíba - CEATER, no Garden Hotel em Campina Grande, que fica localizado no bairro do Mirante. O secretário de Estado Lenildo Morais participou do evento representando o governador Ricardo Coutinho.

Trabalhando o lema “Ater, agroecologia e alimentos saudáveis", a 2ª CEATER que transcorrerá nesta quinta-feira (07) e sexta-feira (08) buscará mostrar a importância da Assistência Técnica e Extensão Rural como fomentadora da transição agroecológica e, consequentemente, da melhoria e qualidade dos alimentos consumidos no país. Para o secretário Lenildo Morais a conferência é um compromisso para garantir a implementação de políticas públicas como a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER), Programa de Apoio à Infraestrutura nos Territórios Rurais (Proinf), dentre outros. “Esse é o momento de dialogar e refletir sobre o quanto ainda é necessário fortalecer mecanismos que permitam um serviço de ATER integrado com os governos federal, estadual e municipal, contribuindo para potencializar as diferentes políticas setoriais no meio rural”, concluiu.

A 2ª CEATER, que conjugada com outras 15 conferências territoriais já realizadas no Estado, representa continuidade de um compromisso firmado entre governos federal, estaduais e municipais e sociedade civil organizada, em prol dos serviços de assistência técnica e extensão rural para a promoção do desenvolvimento rural sustentável com base na agricultura familiar e reforma agrária. Segundo o presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar na Paraíba (FETRAF), Ednaldo Leite esse momento serve para as entidades cobrarem dos poderes públicos mais apoio para a infraestrutura de produção dos pequenos agricultores paraibanos como estradas, saneamento, investirmos para comercialização, distribuição de terras e para isso lembra que é necessária mais organização dos agricultores como estamos fazendo nessa 2ª CEATER que abrimos hoje.

De acordo com o delegado do MDA na Paraíba Gonzaga Júnior essa segunda CEATER, é fruto de um amplo trabalho desenvolvido em conferências territoriais no Estado que reuniram mais de 1,5 mil pessoas que buscaram nessa quinta e sexta em Campina Grande durante a conferência estadual estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universalização da assistência técnica e extensão rural pública e de qualidade aos agricultores familiares e assim ampliar a produção de alimentos saudáveis para todos. “Eventos como esse se torna possível construir um modelo de desenvolvimento rural mais justo, sustentável e solidário, com qualidade de vida, de renda e ambiental”, disse.

Fizeram parte da mesa de honra o diretor técnico da Gestão Unificada Emater, Imterpa e Emepa, Sr. Wlaminck Paiva; o presidente da FETRAF na Paraíba, Ednaldo Leite; representando a Articulação do Semiárido Brasileiro (Asa), Maria Elza; o representante dos Colegiados e Fóruns Territoriais, Humberto Cavalcante; o delegado do MDA, Gonzaga Júnior; o presidente da Assembleia Legislativa da PB, Deputado Estadual Adriano Galdino, a Secretaria Executiva da SEAFDS, Mali Trevas e o secretário da SEAFDS Lenildo Morais.

Da Redação
Via: PB Agora

Comentários

As Mais Visitadas

Mari - Imagem traduz a letra de Maria Anuciada Dias/União e Trabalho

Esta imagem que tem a igreja de fundo traduz a letra de Maria Anuciada Dias, da primeira parte do hino da cidade de Mari PB. Hino:                                I Minha terra hospitaleira tem um lindo céu de a nil campos vastos e verdejantes Sol e luar primaveris é Mari , cidade amada que guardo no coração és por Deus abençoada pedaço do meu Brasil Oh !  Mari terra adorada Eu te tenho grande amor És cidade do trabalho Terra do agricultor O teu povo Bravo e forte tem por ti veneração segue o lema da tua bandeira União e Trabalho Hino de Mari/ PB Letra e música: Maria Anuciada Dias Criado em: 22/08/1989 FOTO: via Facebook 

Cruzeiro E C de Mari-PB, o mais querido do brejo.

O saudoso Cruzeiro Esporte Clube de Mari-PB, uma equipe de futebol amadora, que figurou no cenário do esporte paraibano nas décadas de 70, 80 e começo de 90. Mesmo não fazendo atuações no campeonato da elite do estado, a simpatica equipe de Mari sempre orgulhou os filhos da terra, sagrando-se campeão da Copa Matutão , em 1980 - (espécie de segunda divisão do paraibano de hoje). Devido a essa alegria, a forte equipe ganhou o apelido de " O mais querido do brejo" . O Cruzeiro de Mari, foi um adversário á altura para as principais equipes do futebol paraibano, enfrentando; Treze, Campinense, Botafogo, Guarabira e o também extinto Confiança de Sapé. Possível escalacão de uma das fotos, em pé: Guri, Adroaldo, Nozinho, Lula, Mison, Alcídes, agachados: Bibiu, Ribeiro, Nêgo, Romeu e Gordo. FONTES: Federação Paraibana de Futebol CRÉDITO: Aldoberg Ivanildo da Silva

Campeão Brasileiro com o Palmeiras, goleiro já jogou em clube da PB

Revista Páginas - Depois de 22 anos o Palmeiras volta a conquistar o Campeonato Brasileiro. Invicto no gol do Palmeiras no campeonato, Jaílson já vestiu a camisa de um clube paraibano. "O Campinense Clube parabeniza seu ex goleiro, Jaílson Marcelino dos Santos, pela conquista do maior título do futebol Brasileiro". Frisou o clube paraibano. Jaílson vestiu pela primeira vez o manto Rubro-Negro no início da carreira, em 2003, e teve atuações de destaque nos jogos que atuou pelo Campinense de Campina Grande na PB.