Pular para o conteúdo principal

STF realiza maratona para analisar ações sobre o trâmite do processo de impeachment da presidente no congresso

O STF realiza nesta noite uma verdadeira maratona para analisar ações sobre o trâmite do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff no Congresso.

A primeira decisão foi desfavorável ao governo - a maioria dos ministros entendeu que é constitucional a opção do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, de realizar a votação de domingo alternando Estados do Norte e do Sul do país. A votação será nominal, ou seja, os deputados de cada Estado serão chamados um a um para emitir seu posicionamento a favor ou contra abertura de um processo contra Dilma.

No entanto, os ministros ainda analisarão uma segunda ação sobre esse tema e podem estabelecer algumas restrições à ordem estabelecida por Cunha para os Estados, informa a repórter da BBC Brasil em Brasília, Mariana Schreiber.

Alguns ministros que votaram pela constitucionalidade da decisão do presidente da Câmara – como Rosa Weber – indicaram que não consideram correta sua proposta de deixar a maioria dos estados do Nordeste para o final.

Ficou assim em aberto a possibilidade de ser aceita sugestão da Procuradoria-Geral de República para que a ordem da votação siga a latitude em que estão localizadas as capitais estaduais, alternando estados mais ao Sul e mais ao Norte do país.

Deputados governistas reclamaram da decisão de Cunha de deixar os estados do Nordeste para o final porque entendem que a presidente tende a ter mais apoio nessa região. Eles temem que, caso estados de outras regiões votem antes, isso provoque uma forte arrancada do placar pró-impeachment, levando a um efeito manada contra Dilma.

Nesta noite, o STF julgará ainda pedido do governo para anular o relatório da comissão especial de impeachment favorável ao processo contra Dilma – a Advocacia-Geral da União argumenta que a comissão desrespeitou o amplo direito à defesa da presidente. Caso o pedido seja aceito, o trâmite do impeachment voltaria algumas etapas atrás e a votação prevista para este domingo seria adiada.

Da Redação
Via: BBC Brasil

Comentários

As Mais Visitadas

Vereadora eleita de cidade do Maranhão faz sexo dentro de Cartório Eleitoral com amante

Fernanda Hortegal, a vereadora recentemente eleita de Dom Pedro/MA que ficou conhecida em todo o Brasil por trair o marido médico Sansão Hortegal, transando com o seu amante na portada da casa do casal e motéis. Realizou uma fantasia ousada: fazer sexo dentro do Cartório Eleitoral, onde trabalha o pé-de-pano (seu amante). O vídeo viralizou na cidade em Dom Pedro e Região do MA. Dos 20 vídeos que o marido encontrou no celular da vereadora, a transa no Cartório Eleitoral é o que mais chama a atenção, no dia de expediente. É mole isso? Fernando Cardoso / Bastidores de Notícias

Herdeiro do Grupo São Braz que matou agente da lei seca é preso na Paraíba

O juiz Marcos Willian decretou nesta segunda-feira, 24, a prisão de Rodolpho Carlos da Silva, filho do empresário Ricardo Carlos do Grupo São Braz, que atropelou e matou o agente da lei seca, Diogo Nascimento, no dia 22 de janeiro. Na Central de Polícia Rodolpho aguarda a audiência de custodia que deve acontecer nesta terça-feira. Informações do jornalista Marcos Wéric .

Casal e neta são amarrados durante assalto na PB; bandidos roubaram R$ 2,4 mil e eletrônicos

Caso aconteceu na noite dessa terça-feira, em Puxinanã, no Agreste Crime aconteceu em Puxinanã Três pessoas da mesma família foram feitas reféns e amarradas por assaltantes na noite dessa terça-feira (1º) na cidade de Puxinanã (Agreste do estado, a 121 km de João Pessoa). Os bandidos invadiram a casa por volta das 20h30 e renderam um casal e a neta deles. Segundo a Polícia Militar, com base no relato das vítimas, três homens armados participaram da ação. Os bandidos roubaram cerca de R$ 2.400, uma espingarda artesanal e vários aparelhos eletrônicos. As vítimas foram resgatadas pelo filho do casal, que chegou a casa minutos após a saída dos assaltantes. A polícia realizou buscas na região, mas até as 8h desta quarta-feira (2) nenhum suspeito tinha sido preso.  Da R edação Via: Portal Correio