Pular para o conteúdo principal

Cuidados com a boca do bebê – O que fazer? Via: Diogo Paiva

É extremamente importante o cuidado com a saúde bucal desde o nascimento. Não é porque a boca dos bebês geralmente está sem dentes (existem bebês que já nascem com alguns dentes) que devemos relaxar nos cuidados. Recomenda-se higienizar a gengiva das crianças¹, mesmo que não apresentem dentes, mas muitas mães e pais não o fazem, talvez por descuido, talvez por desconhecimento. O que devemos saber é que é algo simples de se fazer e extremamente importante para a manutenção da saúde bucal. Como é algo novo para a criança, no início ele pode até se agitar, mas com o tempo ele acaba acostumando.

(bebê ainda sem dentes)

A prática desses cuidados cria na criança o hábito de cuidar bem da boca, evitando que ele recuse a escovação no futuro. E talvez para alguns, o cuidado com os dentes seja pouco importante, mas a falta de saúde bucal pode causar muitos transtornos, por isso, lembremos daquele velho ditado: “melhor prevenir, que remediar”.
Durante a infância, tanto em crianças que se alimentam diretamente no peito, quanto aquelas que fazem uso de mamadeiras, é muito comum que em algum momento do dia essas crianças acabem adormecendo durante ou após essa alimentação. Mesmo com a criança dormindo, torna-se imprescindível a limpeza da boca da criança. E isso muitas vezes gera dúvidas na mãe, principalmente as de primeira viagem. Mas não é nada de outro mundo, são procedimentos simples que podem ser feitos por qualquer pessoa, com objetos que temos em casa.

(bebê mamando no peito)  (bebê tomando mamadeira)

Para realizar essa limpeza, será necessário apenas gaze ou um pano limpo² (pode-se utilizar a fralda de pano que usamos para diversas coisas, lembrando que deve estar limpa) umedecidos em água, sem a utilização de pasta de dentes³ (afinal, ele ainda não tem dentes) depois das mamadas, principalmente após a última mamada a noite. Lembrar de limpar toda a boca: a gengiva, a parte interna da bochecha, na região entre a gengiva e  lábios e  língua. Deve-se realizar a limpeza delicadamente, pois enquanto os dentes estão nascendo a gengiva fica sensível. Mas não deixe de limpar por medo de machucar o bebê, porque, na verdade, esse cuidado diminui infecções na região, gerando alívio³.

(limpeza com gaze)   (pode fazer com um pano ou fralda)

Veja que não tem dificuldade nem demora nenhuma em fazer a higienização da boca dos bebês, é algo que depende apenas dos responsáveis para ser realizado. Com a adoção desses cuidados, seu bebê tem tudo para ter uma boca saudável e poder deixar um ambiente limpinho para a chegada dos primeiros dentinhos, mas isso é um assunto para outra oportunidade, onde falaremos justamente sobre os cuidados com os dentinhos para evitar principalmente o aparecimento da doença cárie.

Diogo Paiva
Graduando do 8° Período do Curso de Odontologia da UFPB

Comentários

As Mais Visitadas

Mari/PB: Na semana de comemorações dos 57 anos de emancipação, um resumo da história política e cultural

Resumo da história po lítica e cultural nos 57 anos de emancipação política da cidade de Mari/ PB . 1958-1968 Em 19 de Setembro de 1958, o governador da Paraíba, Pedro Moreno Gondim , eleva a categoria de cidade pelo decreto de lei n 1862/1958 . Posteriormente o senhor Ep itácio Dantas , foi nomeado como primeiro prefeito. Assumindo a responsabilidade de organizar o município. Ficando no cargo por um ano. Em 1959 , Pedro Leite vence a eleição pelo partido UDN . Na década de 60, assume o comando do município Pedro Tomé de Arruda . Sendo responsável pelo progresso no município. Criando uma mega estrutura para época, construindo; matadouro, estádio de futebol, escola, posto de saúde e o mais importante o início da construção do Hospital Santa Cecília . Neste período o município vivenciou a pior tragédia de sua história. Denominada de "A T ragédi...

Parte da História da Cidade de Mari Paraíba-PB

Em 1873, com a passagem da Estrada de Ferro - CWRB (hoje Rede Ferroviária do Nordeste) na região onde se situa o município, foi construída uma Estação Ferroviária, hoje (Rádio Araçá), iniciando-se o povoamento do lugar que recebeu o nome de Araçá, fruto existente em grande quantidade na região. Em 1900, construiu-se a Capela, hoje (Paróquia do Sagrado Coração de Jesus) que atraiu novos moradores. Foi aberta, então, a primeira rua, a rua do comércio, progredindo o povoado, que alcançou a categoria de Vila, em 1938. Em 1946, as famílias de Manoel de Paula Magalhães e de José Leão de Oliveira, procedentes de Alagoas, implantaram e desenvolveram a cultura do fumo, antes uma das maiores riquesas do município. Em 1953, a Capela foi elevado à Paróquia, tendo como primeiro vigário o padre João de Noronha. Sua formação administrativa: Distrito criado com a denominação de Araçá, por ato municipal anterior a 02-03-1938 e em virtude do Distrito no parágrafo único do artigo 10 da Lei Estadual N° 42...

Mari e mais cinco prefeituras da Paraíba têm contas bloqueadas pelo TCE

O não envio de prestações de contas, relativas ao exercício de 2016, levou o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba a determinar, na manhã desta quarta-feira (19), o bloqueio  das contas bancárias das prefeituras de Catingueira, Lastro, Mari, Natuba, Santa Helena e Sousa. O bloqueio foi comunicado na abertura da sessão plenária pelo conselheiro presidente André Carlo Torres e também se aplica, pelo mesmo motivo, às câmaras municipais de Diamante, Mari e Pilões. O prazo para entrega da documentação se expirou em 31 de março. As prefeituras de Mogeiro e Diamante, por haverem remetido seus balancetes de fevereiro/2017, tiveram suas contas desbloqueadas; como aconteceu, igualmente, com a prefeitura de Santa Helena, por enviar sua PCA/2016. Paraiba Já