Pular para o conteúdo principal

Cuidados com a boca do bebê – O que fazer? Via: Diogo Paiva

É extremamente importante o cuidado com a saúde bucal desde o nascimento. Não é porque a boca dos bebês geralmente está sem dentes (existem bebês que já nascem com alguns dentes) que devemos relaxar nos cuidados. Recomenda-se higienizar a gengiva das crianças¹, mesmo que não apresentem dentes, mas muitas mães e pais não o fazem, talvez por descuido, talvez por desconhecimento. O que devemos saber é que é algo simples de se fazer e extremamente importante para a manutenção da saúde bucal. Como é algo novo para a criança, no início ele pode até se agitar, mas com o tempo ele acaba acostumando.

(bebê ainda sem dentes)

A prática desses cuidados cria na criança o hábito de cuidar bem da boca, evitando que ele recuse a escovação no futuro. E talvez para alguns, o cuidado com os dentes seja pouco importante, mas a falta de saúde bucal pode causar muitos transtornos, por isso, lembremos daquele velho ditado: “melhor prevenir, que remediar”.
Durante a infância, tanto em crianças que se alimentam diretamente no peito, quanto aquelas que fazem uso de mamadeiras, é muito comum que em algum momento do dia essas crianças acabem adormecendo durante ou após essa alimentação. Mesmo com a criança dormindo, torna-se imprescindível a limpeza da boca da criança. E isso muitas vezes gera dúvidas na mãe, principalmente as de primeira viagem. Mas não é nada de outro mundo, são procedimentos simples que podem ser feitos por qualquer pessoa, com objetos que temos em casa.

(bebê mamando no peito)  (bebê tomando mamadeira)

Para realizar essa limpeza, será necessário apenas gaze ou um pano limpo² (pode-se utilizar a fralda de pano que usamos para diversas coisas, lembrando que deve estar limpa) umedecidos em água, sem a utilização de pasta de dentes³ (afinal, ele ainda não tem dentes) depois das mamadas, principalmente após a última mamada a noite. Lembrar de limpar toda a boca: a gengiva, a parte interna da bochecha, na região entre a gengiva e  lábios e  língua. Deve-se realizar a limpeza delicadamente, pois enquanto os dentes estão nascendo a gengiva fica sensível. Mas não deixe de limpar por medo de machucar o bebê, porque, na verdade, esse cuidado diminui infecções na região, gerando alívio³.

(limpeza com gaze)   (pode fazer com um pano ou fralda)

Veja que não tem dificuldade nem demora nenhuma em fazer a higienização da boca dos bebês, é algo que depende apenas dos responsáveis para ser realizado. Com a adoção desses cuidados, seu bebê tem tudo para ter uma boca saudável e poder deixar um ambiente limpinho para a chegada dos primeiros dentinhos, mas isso é um assunto para outra oportunidade, onde falaremos justamente sobre os cuidados com os dentinhos para evitar principalmente o aparecimento da doença cárie.

Diogo Paiva
Graduando do 8° Período do Curso de Odontologia da UFPB

Comentários

As Mais Visitadas

Mari/PB: Na semana de comemorações dos 57 anos de emancipação, um resumo da história política e cultural

Resumo da história po lítica e cultural nos 57 anos de emancipação política da cidade de Mari/ PB . 1958-1968 Em 19 de Setembro de 1958, o governador da Paraíba, Pedro Moreno Gondim , eleva a categoria de cidade pelo decreto de lei n 1862/1958 . Posteriormente o senhor Ep itácio Dantas , foi nomeado como primeiro prefeito. Assumindo a responsabilidade de organizar o município. Ficando no cargo por um ano. Em 1959 , Pedro Leite vence a eleição pelo partido UDN . Na década de 60, assume o comando do município Pedro Tomé de Arruda . Sendo responsável pelo progresso no município. Criando uma mega estrutura para época, construindo; matadouro, estádio de futebol, escola, posto de saúde e o mais importante o início da construção do Hospital Santa Cecília . Neste período o município vivenciou a pior tragédia de sua história. Denominada de "A T ragédi...

Mari - Imagem traduz a letra de Maria Anuciada Dias/União e Trabalho

Esta imagem que tem a igreja de fundo traduz a letra de Maria Anuciada Dias, da primeira parte do hino da cidade de Mari PB. Hino:                                I Minha terra hospitaleira tem um lindo céu de a nil campos vastos e verdejantes Sol e luar primaveris é Mari , cidade amada que guardo no coração és por Deus abençoada pedaço do meu Brasil Oh !  Mari terra adorada Eu te tenho grande amor És cidade do trabalho Terra do agricultor O teu povo Bravo e forte tem por ti veneração segue o lema da tua bandeira União e Trabalho Hino de Mari/ PB Letra e música: Maria Anuciada Dias Criado em: 22/08/1989 FOTO: via Facebook 

Durante a madrugada, deputados modificam pacote anticorrupção

Ao final da votação, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), defendeu o resultado e disse que se tratou de uma decisão “democrática do plenário”. “Mesmo que não tenha sido o que alguns esperavam, isso foi o que a maioria decidiu”, disse. Desde que o projeto foi votado na comissão especial na semana passada, líderes partidários não esconderam o descontentamento com o relatório elaborado por Lorenzoni. Segundo os parlamentares, o projeto contemplava apenas os interesses do Ministério Público. Na madrugada desta quarta, o chamado texto-base do projeto foi aprovado praticamente por unanimidade, mas depois disso diversas modificações no projeto foram aprovadas. A primeira delas foi a inclusão no pacote da previsão de punir por crime de abuso de autoridade magistrados, procuradores e promotores. A emenda, que obteve o apoio de 313 deputados, foi vista como uma retalia...