Pular para o conteúdo principal

Dentes de leite: É preciso limpar? Leia o artigo de Diogo Paiva


Muita gente tem a impressão que não é preciso higienizar os dentinhos dos bebês e das crianças pequenas. Muito disso se deve ao mito que esses dentes são muito fortes pelo fato de geralmente serem mais branquinhos que os dentes permanentes. Bom, como disse anteriormente, isso é um mito. Devemos ter cuidado com a limpeza da boca antes mesmo dos dentes nascerem e após o surgimento deles o cuidado deve ser aumentado, pois a falta dos cuidados necessários pode fazer com que apareçam as lesões de cárie, o que pode prejudicar esses dentes e podem inclusive gerar danos aos dentes permanentes que virão após a queda dos dentes de leite.
Muitas mães acham mais fácil limpar os dentes do bebê com um paninho enrolado no dedo¹ (lembrando que devem estar limpos), porém podem utilizar escovas de dedo (conhecidas como dedeiras) feitas em silicone ou até mesmo escovas convencionais, desde que de tamanho compatível e com cerdas bem macias e cabeça emborrachada para evitar machucar a boca do bebê.²
                                  
Escova de dedo em silicone                            Escova convencional pequena
Por volta dos dois anos, a criança apresenta 20 dentes (podem ter mais ou menos, mas, em uma criança saudável e sem nenhuma patologia, esse é o número correto). Nessa fase é muito importante melhorar a limpeza e fazer uso de cremes dentais com flúor (uma porção do tamanho de um grão de arroz cru) para evitar o aparecimento da cárie². Devemos escovar os dentes quantas vezes forem necessárias, porém nessa fase por conta da alimentação, duas ou três vezes já é o suficiente, dando um maior cuidado na última escovação do dia, antes de ir dormir.
Após os dois anos a alimentação da criança muda bastante e ela passa a usar doces com maior frequência. Essa fase é crítica justamente por isso, pois o açúcar é o “combustível” para a formação da cárie, portanto devem-se escovar os dentes após as refeições e antes de dormir, e caso necessário, após o consumo de alimentos que contenham alto teor de açúcar e/ou que sejam muito pegajosos.
  Lesão de cárie (o dente começa a ser destruído)
Mesmo que a criança diga que já sabe escovar e que não quer ajuda, é muito importante a complementação da escovação por parte de um adulto³, pois as crianças ainda não tem uma coordenação motora eficientemente boa para correta limpeza dos seus dentes e geralmente não costumam limpar os dentes posteriores (aqueles que ficam lá atrás e são os que mais facilmente são atingidos pela cárie por conta de sua anatomia).
Bom, agora que você já sabe da importância de uma boa escovação, precisa ficar atento aos cuidados necessários para que seu filho tenha uma boca saudável e um sorriso lindo. Mas se tiver dúvidas de como realizar uma escovação corretamente fique atento ao nosso próximo artigo. E não esqueça: leve seu filho regularmente a um dentista, mesmo que aparentemente não se possa observar nenhuma alteração, pois esse profissional também é responsável pela prevenção na saúde bucal.

Da Redação 
Via: Diogo Paiva / Graduando do 8° Período do Curso de Odontologia da UFPB

As Mais Visitadas

Prefeitos baianos do PMDB, DEM e outras siglas fazem fila de quase uma hora para tirar selfies com Lula

Ontem (19) pela manhã, o petista participou de um evento com mais de 60 prefeitos de cidades do interior baiano. Na plateia havia políticos de partidos como PMDB e DEM, que apoiaram o Senado investigasse a ex-presidente Dilma Rousseff e integram a base do governo Michel Temer. Quem via de longe pensava que as filas próximas ao palco para tirar uma selfie com Lula era da comunidade local, mas eram compostas na realidade por gestores das mais variadas correntes.Apesar das críticas de Lula ao atual presidente Michel Temer, os prefeitos formaram uma fila de quase uma hora para tirar fotos com o petista. Um prefeito do PMDB que pediu para não ter o nome divulgado explicou tanta admiração. Segundo ele, Lula é muito admirado no Nordeste e pode ser um grande cabo eleitoral para 2018.Lula usou um palavrão para criticar a situação econômica do País. "Este País é grande demais. Este País não nasceu para ser a m. que é", disse o ex-presidente que logo em seguida tentou se desculpar. &qu…

Vergonha do que fizeram com Fábio Assunção

(Ou, sobre empatia, compaixão, solidariedade). (Fabrício Carpinejar)Fiquei chocado com os vídeos do ator Fábio Assunção estirado no chão e preso em viatura em Arcoverde (PE). Pasmo não por aquilo que ele fez, fora de si, mas pelo deboche de todos à volta, sóbrio e serenos, com consciência para ajudar e que não demonstraram nenhum interesse para socorrer e amparar alguém claramente necessitado e com dificuldades de se manter em pé e articular um raciocínio lógico. Em vez de ajudar, ridicularizavam o profissional em uma fase difícil da vida e apenas aumentavam a sua agressividade. Quem aqui já não bebeu além da conta e falou bobagem? Atiçar um bêbado é armar um circo de horrores, é se divertir com o sofrimento alheio, é renunciar à educação pelo bullying anônimo e selvagem de massa. Onde está a compaixão do país? O que identifico é que torcemos pela queda de nossos heróis, pelo fim de exemplos. Odiamos silenciosamente aquele que alcança o sucesso. E permanecemos à espreita, como urubus …

Em legenda de transmissão ao vivo, Câmara Municipal de Sapé/PB comete erro de português e internautas não perdoam

Um erro de português na legenda de uma transmissão ao vivo da Câmara Municipal de Sapé deu o que falar nas redes sociais.Ao anunciar a realização da sessão itinerante que estava acontecendo no distrito de Inhauá, o responsável pela atualização das redes sociais cometeu uma gafe, trocando a palavra ‘itinerante’ que significa aquilo que se movimenta de um local para outro, exercendo algum tipo de função, trabalho, ofício, por ‘intolerante’, que corresponde a quem não aceita uma opinião contrária à sua.Rapidamente o erro foi percebido pelos internautas que nos comentários da publicação informavam sobre o equívoco.Em um aplicativo de mensagem foi grande a repercussão sobre a gafe da Câmara, em um dos áudios, um morador de Sapé chega a dizer que a palavra intolerante veio bem a calhar com a maneira de gerir do presidente da Casa, Johni Rocha (PSDB). Informações do Blog do Ninja