Pular para o conteúdo principal

"Gengivite: fique atento!" Leia o artigo de Diogo Paiva

Gengivite: Fique atento!

Você alguma vez ao escovar os seus dentes já percebeu um sangramento na sua gengiva? As vezes até ao comer um alimento macio, como uma banana por exemplo, viu que a fruta ficou manchada com um vermelhinho? Pois bem, é muito comum isso ocorrer com algumas pessoas que não fazem a higienização da boca corretamente ou até mesmo não fazem. E será que isso tem algum problema? Veremos que esse é um problema em tese simples de se resolver, porém, se não tratarmos adequadamente, poderá evoluir para uma situação pior, que será um tema para outro momento, a periodontite.

A gengivite é uma inflamação da gengiva, que corresponde ao estágio inicial e mais fácil de ser tratado¹ dentre as doenças gengivais. Essa inflamação é causada por microrganismos organizados em colônias, que se encontram aderidos aos dentes e as estruturas não renováveis da cavidade bucal², o chamado biofilme, antigamente conhecido como placa bacteriana. Esse acúmulo de microrganismo, principalmente bactérias, é extremamente danoso a nossa gengiva. Nessa fase inicial da doença podemos observar a gengiva vermelha, inchada ou até mesmo sangrante ao leve toque³. A boa notícia é que se alguns cuidados forem tomados  podemos reverter esse quadro e “curar” nossa gengiva, deixando-a saudável novamente.

Para saber se você tem gengivite, basta observar os sinais citados anteriormente, podendo ainda ser observado o recuo ou retração da gengiva4, deixando os dentes com uma aparência mais alongada. Algumas pessoas também sentem mau hálito frequente e gosto ruim na boca¹. Esses sinais podem ser observados mesmo sem a doença estar em estágio avançado.
                                                                          Se o biofilme estiver endurecido (conhecido como tártaro), será necessária uma limpeza profissional, que deve ser feita por um dentista. E para evitar que a doença apareça ou retorne, uma vez que foi tratado com a limpeza feita no consultório odontológico, são necessários alguns cuidados, como por exemplo:

.Escovação correta e uso apropriado do fio dental para remover placa e restos de alimentos, e do controle do aparecimento de tártaro;
.Alimentação correta para garantir nutrição adequada;
.Evitar cigarros e outras formas de tabaco;
.Ir ao dentista regularmente.
.Seguindo esses passos, teremos uma gengiva saudável e livre de problemas, evitando assim problemas mais graves e perca precoce de dentes.

Diogo Paiva
Graduando do 8° Período do Curso de Odontologia da UFPB

Comentários

As Mais Visitadas

CBF vai transmitir jogos da seleção sem a Globo

Um ousado projeto bancado pela CBF de produzir e transmitir as partidas de sua seleção a partir de agora vai ser testado no mês que vem. O clássico contra a Argentina, no dia 9, será o primeiro. Quatro dias depois, a confederação fará o mesmo no amistoso contra a Austrália. Os dois jogos serão realizados em Melbourne. No novo acordo, a TV Brasil vai exibir os amistosos. A CBF comprou o horário na emissora estatal para transmitir as partidas. Os valores não foram divulgados pelas partes. Os dois jogos vão começar às 7h (de Brasília). A Bandeirantes deve ser anunciada como parceira nesta semana. A confederação exibirá também o seu conteúdo na emissora sediada em São Paulo. A iniciativa da CBF segue uma tendência mundial no esporte. Atualmente, clubes e ligas já começam a produzir seus próprios eventos. Eles acreditam que vão arrecadar mais ao vender o...

Cruzeiro E C de Mari-PB, o mais querido do brejo.

O saudoso Cruzeiro Esporte Clube de Mari-PB, uma equipe de futebol amadora, que figurou no cenário do esporte paraibano nas décadas de 70, 80 e começo de 90. Mesmo não fazendo atuações no campeonato da elite do estado, a simpatica equipe de Mari sempre orgulhou os filhos da terra, sagrando-se campeão da Copa Matutão , em 1980 - (espécie de segunda divisão do paraibano de hoje). Devido a essa alegria, a forte equipe ganhou o apelido de " O mais querido do brejo" . O Cruzeiro de Mari, foi um adversário á altura para as principais equipes do futebol paraibano, enfrentando; Treze, Campinense, Botafogo, Guarabira e o também extinto Confiança de Sapé. Possível escalacão de uma das fotos, em pé: Guri, Adroaldo, Nozinho, Lula, Mison, Alcídes, agachados: Bibiu, Ribeiro, Nêgo, Romeu e Gordo. FONTES: Federação Paraibana de Futebol CRÉDITO: Aldoberg Ivanildo da Silva

Secretário de Esportes é morto a tiros em estádio, na Paraíba

Ele foi morto com três disparos de arma de fogo O secretário de Esporte do município de Mato Grosso, região de Catolé do Rocha na PB, Manoel Ozias de Oliveira, foi morto a tiros no final da tarde deste sábado (8). Ele foi morto com três disparos quando estava no Estádio Oliveirão, na própria cidade. Manoel Ozias era suplente de vereador e ocupava o cargo na gestão do prefeito Doca (PMDB). As informações são do Wscom .