Pular para o conteúdo principal

"Gengivite: fique atento!" Leia o artigo de Diogo Paiva

Gengivite: Fique atento!

Você alguma vez ao escovar os seus dentes já percebeu um sangramento na sua gengiva? As vezes até ao comer um alimento macio, como uma banana por exemplo, viu que a fruta ficou manchada com um vermelhinho? Pois bem, é muito comum isso ocorrer com algumas pessoas que não fazem a higienização da boca corretamente ou até mesmo não fazem. E será que isso tem algum problema? Veremos que esse é um problema em tese simples de se resolver, porém, se não tratarmos adequadamente, poderá evoluir para uma situação pior, que será um tema para outro momento, a periodontite.

A gengivite é uma inflamação da gengiva, que corresponde ao estágio inicial e mais fácil de ser tratado¹ dentre as doenças gengivais. Essa inflamação é causada por microrganismos organizados em colônias, que se encontram aderidos aos dentes e as estruturas não renováveis da cavidade bucal², o chamado biofilme, antigamente conhecido como placa bacteriana. Esse acúmulo de microrganismo, principalmente bactérias, é extremamente danoso a nossa gengiva. Nessa fase inicial da doença podemos observar a gengiva vermelha, inchada ou até mesmo sangrante ao leve toque³. A boa notícia é que se alguns cuidados forem tomados  podemos reverter esse quadro e “curar” nossa gengiva, deixando-a saudável novamente.

Para saber se você tem gengivite, basta observar os sinais citados anteriormente, podendo ainda ser observado o recuo ou retração da gengiva4, deixando os dentes com uma aparência mais alongada. Algumas pessoas também sentem mau hálito frequente e gosto ruim na boca¹. Esses sinais podem ser observados mesmo sem a doença estar em estágio avançado.
                                                                          Se o biofilme estiver endurecido (conhecido como tártaro), será necessária uma limpeza profissional, que deve ser feita por um dentista. E para evitar que a doença apareça ou retorne, uma vez que foi tratado com a limpeza feita no consultório odontológico, são necessários alguns cuidados, como por exemplo:

.Escovação correta e uso apropriado do fio dental para remover placa e restos de alimentos, e do controle do aparecimento de tártaro;
.Alimentação correta para garantir nutrição adequada;
.Evitar cigarros e outras formas de tabaco;
.Ir ao dentista regularmente.
.Seguindo esses passos, teremos uma gengiva saudável e livre de problemas, evitando assim problemas mais graves e perca precoce de dentes.

Diogo Paiva
Graduando do 8° Período do Curso de Odontologia da UFPB

Comentários

As Mais Visitadas

Vereadora eleita de cidade do Maranhão faz sexo dentro de Cartório Eleitoral com amante

Fernanda Hortegal, a vereadora recentemente eleita de Dom Pedro/MA que ficou conhecida em todo o Brasil por trair o marido médico Sansão Hortegal, transando com o seu amante na portada da casa do casal e motéis. Realizou uma fantasia ousada: fazer sexo dentro do Cartório Eleitoral, onde trabalha o pé-de-pano (seu amante). O vídeo viralizou na cidade em Dom Pedro e Região do MA. Dos 20 vídeos que o marido encontrou no celular da vereadora, a transa no Cartório Eleitoral é o que mais chama a atenção, no dia de expediente. É mole isso? Fernando Cardoso / Bastidores de Notícias

Ex-atriz da globo deixa vergonha de lado e fica completamente nua ao trocar biquíni em praia

Segundo fotógrafo que fez os cliques, Clariane Caxito estava posando para um catálogo de moda praia, por isso a desinibida troca de roupa Clariane Caxito, atriz que participou do "Zorra Total" antes do programa ser reformulado, foi flagrada em poses bem indiscretas neste domingo, 22. Ela foi vista na praia do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, enquanto trocava de biquíni. Isso mesmo que você leu. Sem a menor cerimônia, a morena ficou com os seios à mostra no momento de mudar o sutiã e depois também trocou a calcinha, deixando absolutamente tudo de fora! Segundo o fotógrafo que fez os cliques, Clariane estava acompanhada por uma equipe de profissionais, enquanto posava para um catálogo de moda praia, por isso a troca de biquíni. Nas imagens, no entanto, nenhum sinal de outra pessoa, a não ser a "peladona da praia". Após a troca de biquíni, a morena foi se refrescar no mar e, antes de entrar na água, deu uma empinada estratégica no bumbu...

Blog destaca prestígio de vice-prefeita, desconforto de grupo governista e aparição de ex-prefeito durante evento em Mari/PB

Revista Páginas - O blog local Folhas do Araçá, mais uma vez narra os acontecimentos políticos do pequeno município de Mari, na Zona da Mata da Paraíba. Em sua recente publicação, o conceituado blog, fatiou e mostrou os bastidores. Prestígio da vice-prefeita Karina Melo No último sábado dia 5 de agosto, a vice-prefeita Karina Melo e seu esposo o ex-vereador Sérgio Melo foram recepcionados na residência do vereador Léo Teixeira (PSB). No entanto a vice-prefeita e o esposo participaram da tradicional festa da Rua Severino Cláudio - sendo ela (vice) uma das principais apoiadoras. Por lá! Segundo o Folhas do Araçá , Karina teria destribuido muito carisma e simpatia. Ainda no análise do referido blog, o mesmo "carisma" e a mesma "simpatia" utilizados pela vice na campanha vitoriosa da chapa do prefeito Antônio Gomes (PSD). Desconforto governista Como o evento é tradicionalmen...