Pular para o conteúdo principal

Renan Calheiros sofre derrota e senadores evitam manobra para votar pacote anticorrupção em regime de urgência

A toque de caixa, o Senado pode votar ainda nesta quarta (30) o pacote de medidas anticorrupção aprovado pela Câmara nesta madrugada.

Apenas algumas horas depois dos deputados desfigurarem o texto enviado pelo Ministério Público, com inclusão de diversas emendas no plenário, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), decidiu tentar bancar a aprovação do texto na Casa o quanto antes.

Mais cedo, ele havia dado indícios de que não levaria a proposta adiante. Concordou com as modificações feitas pelos deputados no pacote, que sempre criticou. Afirmou, contudo, que a colocaria para tramitar normalmente, passando pelas comissões da Casa.

Essa era, inclusive, a posição oficial da maioria dos senadores, que foram pegos de surpresa no plenário, por volta das 19h desta quarta, quando o presidente leu um requerimento para levar à votação ainda esta noite. Senadores debatem em plenário se votarão ou não o projeto.

O documento foi assinado pelas lideranças do PMDB, PSD e PTC.

A reação se deu após as manifestações dos procuradores, que criticaram a votação da Câmara e chegaram a afirmar que deixariam a Lava Jato caso as medidas fossem sancionadas.

Logo em seguida, Renan deu nova declaração, visivelmente irritado. Disse que a votação do pacote "é uma decisão sobre a qual não pode haver pressão externa" e que "não se pode fazer cadeia nacional para pressionar por nada que absolutamente conteste, esvazie o estado democrático de direito".

Folha de S.Paulo

Comentários

As Mais Visitadas

Vereadora eleita de cidade do Maranhão faz sexo dentro de Cartório Eleitoral com amante

Fernanda Hortegal, a vereadora recentemente eleita de Dom Pedro/MA que ficou conhecida em todo o Brasil por trair o marido médico Sansão Hortegal, transando com o seu amante na portada da casa do casal e motéis. Realizou uma fantasia ousada: fazer sexo dentro do Cartório Eleitoral, onde trabalha o pé-de-pano (seu amante). O vídeo viralizou na cidade em Dom Pedro e Região do MA. Dos 20 vídeos que o marido encontrou no celular da vereadora, a transa no Cartório Eleitoral é o que mais chama a atenção, no dia de expediente. É mole isso? Fernando Cardoso / Bastidores de Notícias

Silêncio do prefeito Roberto Feliciano, frustra população de Sepé/PB

A cidade de Sapé, distante pouco mais de 55km da capital João Pessoa na PB, vive dois momentos distintos. No mês de comemoração do aniversário de seu filho ilustre, poeta Augusto dos Anjos, o turismo local recebeu uma ótima notícia com a reinauguração do Memorial que leva o nome do poeta. Com o turismo e a cultura local, digamos em alta, não podemos dizer o mesmo do comércio popular e da saúde. O comércio  popular, sofreu uma baixa com a interdição judicial do abatedouro (matadouro local) prejudicando de forma direta dezenas de machantes. A péssima estrutura, a falta de higiene foram os reais motivos do fechamento do abatedouro. O que mais tem ferido os sapeenses além da ausência do poder público local nos serviços, é a falta de respostas sobre o assunto. Responsáveis pela comunicação do atual governo municipal não se manifestaram ainda de maneira ofic...

Candidatura em 2018 fica quase impossível para o ex-prefeito de Mari/PB

Revista Páginas - Virtual pré-candidato em 2018 ex-prefeito de Mari, na Paraíba, Marcos Martins (PSB), derrotado nas eleições municipais de 2016 nunca descartou a possibilidade de se candidatar um dia a Deputado Estadual representando a região da Zona da Mata. Porém para 2018 o ex-prefeito esbarra nas sua inevitável aproximação do paraibano líder do Governo impopular de Michel Temer, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP). Esse detalhe fará com que o ex-gestor da pequena cidade de Mari pense duas vezes antes na possibilidade de concorrer a uma vaga na AL. Sentindo-se na obrigação de apoiar a reeleição do líder do Governo Temer, Marcos Martins, terá a difícil missão de convencer seus aliados e os eleitores a votar no deputado que encabeça a lista de rejeitados na Paraíba por apoiar maciçamente e votar favorável as reformas do presidente Temer. Nos bastidores de se...