Pular para o conteúdo principal

Lula: Dom Paulo Evaristo Arns, mereceu Nobel da Paz

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve na noite desta quinta-feira 15 na Catedral da Sé onde está sendo velado o corpo do cardeal e arcebispo emérito da Arquidiocese de São Paulo, dom Paulo Evaristo Arns. Lula chegou ao local por volta das 19h30 e antes das 19h45 ele já havia deixado a catedral.

Lula chegou acompanhado do vereador paulistano Antonio Donato (PT) e do ex-ministro da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República Paulo Vannuchi. Lula conversou por alguns minutos com parentes do cardeal e o padre Júlio Lancellotti  - que agora preside uma das missas em homenagem a dom Paulo. Lula deixou o local sem falar com a imprensa.

"Ele teve a coragem de se pronunciar, teve a coragem de receber gente que ninguém queria receber, de denunciar o que ninguém tinha coragem de denunciar, quando a imprensa estava calada, de acordo com o regime militar, uma voz gritava ao mundo, e era dom Paulo. Eu acho que ele morre... a carne se vai, mas as ideias, a dedicação aos pobres, o amor que ele dedicava ao povo de São Paulo e ao povo brasileiro vai continuar para sempre", declarou o ex-presidente no local.

Lula disse ainda que dom Paulo, "mais do que ninguém", merecia ter recebido o prêmio Nobel da Paz. "Eu acho que morre hoje a pessoa mais injustiçada por aqueles que escolhem o prêmio Nobel da Paz. Ele foi esquecido", afirmou. Na quarta, ao saber da morte de dom Paulo, Lula divulgou uma nota dizendo que o Brasil "perdeu um dos seus maiores símbolos na luta pela Justiça".

O velório de dom Paulo começou às 20h de ontem (14) e ocorrerá, de forma ininterrupta, até a tarde de amanhã, quando será realizado o sepultamento. A cada duas horas se inicia uma missa, totalizando 23 missas de corpo presente. No intervalo das missas, as pessoas podem se aproximar do corpo para as despedidas e orações.

A cerimônia de sepultamento será realizada amanhã, a partir das 15h, com uma missa de corpo presente presidida pelo arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer.

Agência Brasil

Comentários

As Mais Visitadas

Vereadora eleita de cidade do Maranhão faz sexo dentro de Cartório Eleitoral com amante

Fernanda Hortegal, a vereadora recentemente eleita de Dom Pedro/MA que ficou conhecida em todo o Brasil por trair o marido médico Sansão Hortegal, transando com o seu amante na portada da casa do casal e motéis. Realizou uma fantasia ousada: fazer sexo dentro do Cartório Eleitoral, onde trabalha o pé-de-pano (seu amante). O vídeo viralizou na cidade em Dom Pedro e Região do MA. Dos 20 vídeos que o marido encontrou no celular da vereadora, a transa no Cartório Eleitoral é o que mais chama a atenção, no dia de expediente. É mole isso? Fernando Cardoso / Bastidores de Notícias

O dia em que amizades superaram as rivalidades em Mari/PB - Aldoberg Silva

O dia de ontem (27) no pequeno município de Mari, localizado na Zona da Mata da Paraíba, surpreendeu... Foi mais um domingo normal como de costume onde as famílias e os amigos se encontraram e se confraternizaram na pequena cidade do interior. Porém um evento realizado pelo ex-vice-prefeito Jobson Ferreira, se destacou; na imprensa, na opinião política, e nas palavras desta humilde coluna. O batizado do filho do casal Jobson e Valeska - vereadora do município de Mari,  seguido de uma  confraternização em sua residência, acabou reunindo e ligando vários extremos. Por lá, estiveram o deputado federal Rômulo Gouveia (PSD), vereadores de oposição e a vice-prefeita Karina Melo. Além de outras lideranças políticas do município e, claro, bastante amigos da família. Seguindo à regra, a imprensa noticiou, mostrou e analisou. Olhando o lado político da 'coisa' ignorando a essência. A realização do evento de caráter privado foi visto por alguns, como ato político. Uma estratégia par...

Jornalista compara prefeito de Campina Grande/PB com Odorico Paraguassu, personagem de O Bem Amado

" Baixa um Odorico em Romero e prefeito faz de Campina uma sucupira ao ampliar feriadão para cinco dias " Revista Páginas - Este foi o título do artigo escrito pelo jornalista Dércio Alcântara, publicado hoje (10) em seu Blog. No seu escrito Dércio compara o prefeito de Campina Grande, PB, Romero Rodrigues (PSDB) ao folclórico prefeito Odorico Paraguassu da novela O Bem Amado. A inspiração do jornalista paraibano em descrever a comparação entre Odorico e Romero, foi logo após o prefeito de Campina Grande decretar ponto facultativo em plena quarta-feira de uma Semana Santa, ampliando assim para cinco dias o feriadão. O super feriadão em Campina Grande conhecide com a chegada das águas da Transposição ao açude de Boqueirão, um dos motivos que levou o chefe do executivo a decretar ponto facultativo na quarta. Na visão do jornalista, o super feriadão fará com que Campina Grande deixe de arrecadar. O jornalista explica que a antecipação do feriado, levará a debandada em massa ...