Pular para o conteúdo principal

Músico do Raça Negra vira motorista de Uber e dá conselhos amorosos a passageiros

O passageiro que entra no Uber de Fernando Alves de Lima pode ganhar, além das habituais água e bala, uma palhinha. Há cinco meses, o percussionista da banda Raça Negra passou a se dividir entre a carreira artística e o trabalho como motorista do aplicativo de transporte.

O grupo havia feito uma pausa neste ano. Entediado e precisando reforçar o orçamento, Fernando Monstrinho, apelido do músico de 45 anos, decidiu se arriscar no volante.

Também pretendia não deixar o tempo livre acabar com o amor. "Sou casado há onze anos. Se ficar em casa todos os dias você começa a arranjar confusão com a mulher, fica impaciente", brinca.

Um dos conjuntos de samba que mais sucesso fez no Brasil, o Raça Negra resiste após 33 anos na estrada. Atualmente, joga a seu favor uma espécie de culto -da internet a festas temáticas pelo país- ao chamado pagode dos anos 1990. Uma página do Facebook que homenageia o gênero tem cerca de 300 mil curtidas.

Esse resgate contribui para que os maiores sucessos atravessem gerações, e Fernando testemunha o efeito disso ao volante, durante as longas viagens que o trânsito de São Paulo proporciona.

"Dificilmente você encontra uma pessoa que diz que não conhece. O único que me disse que não conhecia foi um nigeriano, mas depois, por incrível que pareça, tocou 'É Tarde Demais' no rádio e ele falou que já tinha ouvido", conta.

Saber que a batucada do seu tantã atinge públicos diversos surpreendeu o artista. "Eu pego rockeiros e eles dizem que o único grupo de samba de que gostam somos nós, porque nós temos conteúdo", afirma, orgulhoso.

Quando o passageiro pergunta se ele exerce outra profissão além de motorista, a história completa sai aos poucos. "Procuro não falar direto que sou do Raça Negra. Mas, quando eu falo que sou músico, as pessoas ficam curiosas", explica. Com a identidade descoberta, porém, o percussionista não hesita em agradar. Há quem peça selfies, outros para que ele cante. Alguns vídeos já foram parar no aplicativo Snapchat.

"Naquele momento em que a pessoa descobre, você não é mais o motorista da Uber, mas o cara do Raça Negra. Tento deixar a viagem o mais divertida possível. Esse é o papel de cada um que está ali. Tem a balinha, tem água, e, se pedir pra cantar, a gente canta também. Eu falo antes que não sou o cantor, mas dá para quebrar o galho", diz.

Em uma quinta-feira chuvosa de outubro, Fernando transportava a advogada de uma grande empresa quando o trânsito intenso na marginal Pinheiros interrompeu a viagem. O dilúvio que derrubou árvores a assustou, e o ambiente carregado só se desfez quando ele mencionou o nome do grupo.

"Ela disse 'ah, não acredito', foi na internet e viu a minha foto lá. Logo em seguida me mostrou no celular um vídeo em que cantava uma música nossa em uma comemoração dois dias atrás. Aí começou a contar que conheceu o marido por causa das músicas e que é super fã", relembra.

VIDA CIGANA
Dentro do porta-luvas do carro fica um estojo repleto de CDs da banda, os quais o músico diz praticamente não escutar. A bíblia, por sua vez, está visível no console. Evangélico há seis anos, ele trocou o apelido Monstrinho -recebido na juventude- por Montinho para cantar nos cultos e lançar um disco de canções gospel. "As pessoas iam falar: 'um monstro na igreja, o que é isso'? Então monstrinho não ia dar certo".

O projeto religioso é a terceira jornada profissional dele, que também voltou a participar de 10 a 12 shows por mês pelo Raça Negra. O Uber fez com que a vida cigana, à qual o artista está acostumado pela agenda cheia, se repetisse dentro de São Paulo. Mesmo quando a viagem é curta, ele acumula histórias.

"Você vai aprendendo sobre a vida dos outros, como aceitar as pessoas. Sabe aquele filme do conselheiro amoroso com o Will Smith? Às vezes eu também sou isso. Já apaziguei, tentei colocar na cabeça das pessoas que a vida de casado é difícil", afirma, certo de que em amor e sofrimento o Raça Negra é especialista.

Folha de S.Paulo

Comentários

As Mais Visitadas

Mari/PB: rádio Araçá FM, sofre ataques midiáticos orquestrados por porta-voz do governo municipal

A rádio comunitária Araçá FM, situada na cidade de Mari, 60km da capital João Pessoa, na PB. Sofreu esta semana ao menos dois ataques no mínimo pirotécnico para ocasião, nas redes sociais, partido do principal porta-voz do governo municipal, o vereador Dedé da Prefeitura, muito conhecido entre os populares como rival número 1 da atual gestão da emissora comunitária. Os ataques explícitos do parlamentar contra a emissora e seus diretores, comunicadores e simpatizantes, vão desde a estrutura física onde fuciona as instalações da rádio até questionamentos sobre as posições política de diretores e de seus afiliados. No momento as tentativas de "amordaçar" a emissora orquestradas pelo vereador Dedé, e de alguns aliados de seu grupo político, estão todas correndo em juízo. Ao longo dos anos o novato vereador que assumiu recentemente uma cadeira no legislativ...

Mari - Professores lutam por melhores condições e mais valorização da classe

Em Mari/PB, professores lutam por melhores condições e mais valorização da classe, os professores, começaram uma paralisação no último dia 6 de maio e deve se estender até à tarde de hoje(8). A classe luta por mais dignidade e respeito à educação e aos educadores. Veja às reivindicações: - Alterações da data base para janeiro, de acordo com o ARTIGO 5° da LEI 11.738/2008; - Ajuste da carga horária de 25hs para 30hs com efeito retroativo em cumprimento à LEI 11.738/2008, bem como, o pagamento das horas trabalhadas e não pagas pela edilidade. - Ajuste da carga horária de acordo com § 4° do ARTIGO 2° da mesma LEI ("Na composição da jornada de trabalho observar-se-à o limite máximo de 2/3 da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os educandos"); - Reajuste de 15% do piso salárial dos professores; - Reformulação do PCCR (LEI 519/2008) - Incorporação das gratificações (Progressões Funcionais) ao vencimento; - Pagamento de 100% nas dobras de carga ho...

Na Paraíba é assim: enquanto os bandidos tocam o terror policial é preso por denunciar equívocos do Comando.

O desabafo da esposa de um policial militar tem causado intensa repercussão na Internet. Jackeline Vilarim postou no Facebook sua indignação contra a prisão do esposa, o Sargento Robson Xavier, pelo simples fato dele ter publicado, em junho de 2015, uma crítica à utilização de policiais, às 3h da madrugada, para custódia de presos, que é uma responsabilidade do Judiciário. O policial acaba de ser punido com cinco dias de detenção. “Devido à esse vídeo do link abaixo, meu esposo levou uma punição de 5 dias de prisão! Pelo amor de Deus, ISSO É UM ABSURDO! Abuso, arbitrariedades, covardia, um cidadão de bem, pai de família, trabalhador, ser preso por expor uma opinião, cadê os direitos de cidadão???” Diz ainda: “Pasmem, o vídeo onde se fala apenas de um direito de TODOS os policiais a NÃO fazer custódia de presos em hospitais!!! S...