Pular para o conteúdo principal

[Diogo Paiva] Importância do uso de protetor solar labial

Chegou o verão e com ele a necessidade de se tomarem alguns cuidados, principalmente com a proteção contra a radiação solar.
A região dos lábios é muito sensível, pois, é formada por uma mucosa fina, que geralmente não apresenta queratina para fornecer uma
maior proteção. Devido essa característica em sua anatomia, além da sua localização, numa área bastante exposta  e  susceptível ao recebimento de radiação solar
na face, torna-se imprescindível que tomemos algumas medidas para proteger nossos lábios e prevenir o aparecimento de lesões agudas e crônicas, algumas inclusive
podendo se tornar uma câncer de lábio.
Antes de falar da proteção, veremos o que pode acontecer caso não protejamos nossos lábios.
Quando ficamos expostos ao sol sem nenhuma  proteção nos lábios, dependendo do tempo e horário de exposição, a radiação pode nos prejudicar basicamente de duas maneiras. A primeira é aquela exposição não frequente  (aguda), onde o lábio fica inchado e a vítima sente queimação e formação de bolhas, mas a cicatrização é espontânea. A segunda é uma exposição frequente, constante (crônica), onde a queilite(lesão) permanece  na pele e piora conforme a exposição ao sol, podendo levar ao câncer.
Deve ficar clara a importância de se prevenir esse tipo de problema por estarem os lábios em região estética e numa área que mexe com a auto estima,   
pois em casos mais severos da doença, pode-se até remover um pedaço de lábio como forma de tratamento.
Essas lesões são mais comuns em homens idosos de pele clara e que mantêm hábitos ocupacionais ou de lazer ao ar livre, expondo-se a radiação solar. A menor frequência entre os negros ocorre pelo efeito protetor da melanina e acredita-se que, entre as mulheres, seja pelo uso do batom, que atuaria como fator de proteção.
Mesmo assim, independente de raça e gênero, torna-se necessário que nos protejamos para que não venhamos adquirir essa doença no futuro e correr o risco de adquirir um  câncer de lábio.
Para isso é recomendada a prevenção, através do uso de protetores solares labiais principalmente em pessoas que ficam expostas ao sol por períodos prolongados e
com alta frequência.
Lembre-se daquele velho ditado: melhor prevenir, que remediar.

Diogo Paiva

Comentários

As Mais Visitadas

Vereadora eleita de cidade do Maranhão faz sexo dentro de Cartório Eleitoral com amante

Fernanda Hortegal, a vereadora recentemente eleita de Dom Pedro/MA que ficou conhecida em todo o Brasil por trair o marido médico Sansão Hortegal, transando com o seu amante na portada da casa do casal e motéis. Realizou uma fantasia ousada: fazer sexo dentro do Cartório Eleitoral, onde trabalha o pé-de-pano (seu amante). O vídeo viralizou na cidade em Dom Pedro e Região do MA. Dos 20 vídeos que o marido encontrou no celular da vereadora, a transa no Cartório Eleitoral é o que mais chama a atenção, no dia de expediente. É mole isso? Fernando Cardoso / Bastidores de Notícias

Ex-atriz da globo deixa vergonha de lado e fica completamente nua ao trocar biquíni em praia

Segundo fotógrafo que fez os cliques, Clariane Caxito estava posando para um catálogo de moda praia, por isso a desinibida troca de roupa Clariane Caxito, atriz que participou do "Zorra Total" antes do programa ser reformulado, foi flagrada em poses bem indiscretas neste domingo, 22. Ela foi vista na praia do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, enquanto trocava de biquíni. Isso mesmo que você leu. Sem a menor cerimônia, a morena ficou com os seios à mostra no momento de mudar o sutiã e depois também trocou a calcinha, deixando absolutamente tudo de fora! Segundo o fotógrafo que fez os cliques, Clariane estava acompanhada por uma equipe de profissionais, enquanto posava para um catálogo de moda praia, por isso a troca de biquíni. Nas imagens, no entanto, nenhum sinal de outra pessoa, a não ser a "peladona da praia". Após a troca de biquíni, a morena foi se refrescar no mar e, antes de entrar na água, deu uma empinada estratégica no bumbu...

Blog destaca prestígio de vice-prefeita, desconforto de grupo governista e aparição de ex-prefeito durante evento em Mari/PB

Revista Páginas - O blog local Folhas do Araçá, mais uma vez narra os acontecimentos políticos do pequeno município de Mari, na Zona da Mata da Paraíba. Em sua recente publicação, o conceituado blog, fatiou e mostrou os bastidores. Prestígio da vice-prefeita Karina Melo No último sábado dia 5 de agosto, a vice-prefeita Karina Melo e seu esposo o ex-vereador Sérgio Melo foram recepcionados na residência do vereador Léo Teixeira (PSB). No entanto a vice-prefeita e o esposo participaram da tradicional festa da Rua Severino Cláudio - sendo ela (vice) uma das principais apoiadoras. Por lá! Segundo o Folhas do Araçá , Karina teria destribuido muito carisma e simpatia. Ainda no análise do referido blog, o mesmo "carisma" e a mesma "simpatia" utilizados pela vice na campanha vitoriosa da chapa do prefeito Antônio Gomes (PSD). Desconforto governista Como o evento é tradicionalmen...