Pular para o conteúdo principal

Doria 'constrói verdades' nas redes sociais

João Doria Jr. (PSDB) completa nesta terça-feira (31) um mês à frente da prefeitura de São Paulo. Desde que assumiu, o tucano se esforçou para mostrar que está "colocando a mão na massa" e usou intensamente as redes sociais para divulgar suas ações pela cidade.

Doria já vestiu roupa de gari, de funcionário da conservação urbana, pedreiro, agente de trânsito, de jardineiro e até andou de cadeira de rodas. As fantasias do prefeito geraram críticas de populismo, inclusive do apresentador José Luiz Datena, da Band, que comparou as ações às do ex-presidente Jânio Quadros e seu "varre, varre, vassourinha".

O político se defendeu na ocasião dizendo que não eram ações midiáticas. "O prefeito não vai [aos eventos] para posar para fotografia; eu vou trabalhar, às 7h, igualzinho o trabalhador que ganha R$ 1,2 mil [de salário]. E o trabalhador se sente prestigiado, valorizado", justificou.

O tucano quer mostrar que suas ações já estão mudando profundamente a cidade, mas no momento o que é possível de ser feito, como explicou o especialista em marketing político Victor Trujillo, professor da ESPM, é mais comunicar do que alterar realmente a vida do paulistano.

"Como início, o que está ao alcance da gestão atual em seus primeiros dias é se comunicar com os eleitores. Todas as decisões, tirando as de pequena monta e parciais – talvez a mais emblemática tenha sido a alteração da velocidade das marginais – levam tempo até para serem implementadas e mais tempo ainda para serem percebida pelos eleitores", disse Trujillo.

Crescimento nas redes sociais

Doria registrou um crescimento rápido nas redes sociais. Seu perfil no Facebook, por exemplo, tem mais de 1,3 milhão de seguidores. Em comparação, o do ex-prefeito Fernando Haddad (PT) vai pouco além dos 300 mil.

Em entrevista, o tucano afirmou que suas redes sociais são alimentadas "com trabalho" e "não com informação fictícia e nem falsa". "Quando você faz, quando você realiza, você constrói verdades – pode até cometer um erro aqui e acolá, faz parte do jogo", disse.

Para Victor Trujillo, porém, a postura de Doria não poderia ser diferente. "O prefeito não está em toda parte, mas o eleitor está. Ele não pode chegar e fazer qualquer anúncio que não seja fiel à verdade. Não é mérito dele, é inerente às redes sociais. Em qualquer lugar tem um eleitor, pronto, vigiando com seu smartphone para fotografar e desmenti-lo", analisou.

Sem julgar a administração do prefeito até o momento, o especialista em marketing disse que a tática de usar as redes sociais intensivamente é acertada do ponto de vista da comunicação, porque cria uma intimidade com a parcela dos eleitores que o seguem na internet.

"Essa tática é vitoriosa na medida que o eleitor se sente próximo ao prefeito", explicou Trujillo. "Como as mídias sociais são um meio de mão dupla, onde você consegue se comunicar, mesmo sabendo que talvez seja um assessor a responder. Cria-se uma relação de intimidade, de modo que eu, eleitor, estou conectado ao prefeito e tenho acesso a ele."

Comunicação no estilo Trump

Eleito no primeiro turno, algo inédito para uma disputa da prefeitura de São Paulo, João Doria Jr. se envolveu em polêmicas desde antes de assumir o mandato – além do já citado aumento da velocidade nas marginais, houve também a proposta de alteração do local de grandes shows na Virada Cultural.

Após ser empossado, o tucano decidiu colocar em prática o programa Cidade Linda, cuja ação mais criticada foi a remoção dos grafites que coloriam a Avenida 23 de Maio. Além disso, declarou guerra aos pichadores da capital.

"Faz parte da estratégia dele, se posicionar diantes das polêmicas. A gente faz um paralelo com o Trump, que ganhou a eleição [para a Presidência dos EUA] justamente por ter se posicionado em coisas polêmicas", afirmou o professor Trujillo. "Não há dúvidas no mundo inteiro que Trump venceu a eleição porque teve uma melhor comunicação."

Segundo o especialista em marketing político, esta postura de Doria, mesmo que seja alvo de polêmicas, surte um efeito positivo no seu eleitorado neste momento.

"A imagem que ele passa é de alguém que tem opinião própria, se posiciona e está próximo", explicou Trujillo. "O eleitor quer ‘pulso’, previsibilidade. Quer um prefeito que ele conheça o temperamento, as convicções e valores, de forma que não o surpreenda com uma decisão inesperada."

Band

As Mais Visitadas

Vergonha do que fizeram com Fábio Assunção

(Ou, sobre empatia, compaixão, solidariedade). (Fabrício Carpinejar)Fiquei chocado com os vídeos do ator Fábio Assunção estirado no chão e preso em viatura em Arcoverde (PE). Pasmo não por aquilo que ele fez, fora de si, mas pelo deboche de todos à volta, sóbrio e serenos, com consciência para ajudar e que não demonstraram nenhum interesse para socorrer e amparar alguém claramente necessitado e com dificuldades de se manter em pé e articular um raciocínio lógico. Em vez de ajudar, ridicularizavam o profissional em uma fase difícil da vida e apenas aumentavam a sua agressividade. Quem aqui já não bebeu além da conta e falou bobagem? Atiçar um bêbado é armar um circo de horrores, é se divertir com o sofrimento alheio, é renunciar à educação pelo bullying anônimo e selvagem de massa. Onde está a compaixão do país? O que identifico é que torcemos pela queda de nossos heróis, pelo fim de exemplos. Odiamos silenciosamente aquele que alcança o sucesso. E permanecemos à espreita, como urubus …

Ex-atriz da globo deixa vergonha de lado e fica completamente nua ao trocar biquíni em praia

Segundo fotógrafo que fez os cliques, Clariane Caxito estava posando para um catálogo de moda praia, por isso a desinibida troca de roupaClariane Caxito, atriz que participou do "Zorra Total" antes do programa ser reformulado, foi flagrada em poses bem indiscretas neste domingo, 22. Ela foi vista na praia do Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, enquanto trocava de biquíni.Isso mesmo que você leu. Sem a menor cerimônia, a morena ficou com os seios à mostra no momento de mudar o sutiã e depois também trocou a calcinha, deixando absolutamente tudo de fora!Segundo o fotógrafo que fez os cliques, Clariane estava acompanhada por uma equipe de profissionais, enquanto posava para um catálogo de moda praia, por isso a troca de biquíni. Nas imagens, no entanto, nenhum sinal de outra pessoa, a não ser a "peladona da praia".Após a troca de biquíni, a morena foi se refrescar no mar e, antes de entrar na água, deu uma empinada estratégica no bumbum. EGO

Adolescente de 14 anos é morta por ex-namorado após ‘ficar’ com outro rapaz em festa na PB

Uma adolescente de 14 anos foi assassinada com dois tiros na madrugada deste domingo (6) em São Sebastião de Lagoa de Roça (Agreste do estado, a 107 km de João Pessoa). O principal suspeito do crime é o ex-namorado da vítima.De acordo com o delegado Ramirez São Pedro, do Núcleo de Homicídios de Queimadas, o crime aconteceu horas após o suspeito ter visto a garota com outro rapaz em uma festa em um sítio da região. Ela havia terminado o namoro com ele há quatro meses e, desde então, recebia muitas ameaças.“Eles namoraram por dois meses e há quatro estavam separados, mas o suspeito não aceitava a situação e ameaçava muito a menina. Na noite de ontem [5], ele viu ela ‘ficando’ com outro rapaz em uma festa e novamente a ameaçou, dizendo que daquela noite ela não passava. A vítima relatou a ameaça a policiais militares que estavam na festa, mas o suspeito já tinha ido embora”, disse o delegado.Depois da festa, a garota foi dormir na casa de uma amiga. Por volta das 4h, o suspeito chegou lá…