Pular para o conteúdo principal

Estudo revela que Lula e Dilma triplicaram investimento social

A redução expressiva da pobreza da população brasileira depois do aumento dos investimentos sociais promovidos pelos governos dos presidentes Lula e Dilma (2003-2016) ficou mais uma vez evidenciada, de acordo com o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), por um estudo oficial feito por um órgão público.

A Secretaria do Tesouro Nacional divulgou, nos últimos dias, ampla pesquisa sobre gasto social, aquele destinado a atender às pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e que proporcionam oportunidades de promoção social.

O estudo mostra que as transferências sociais diretas da União triplicaram entre 2002 e 2014, passando de R$ 112,2 bilhões para R$ 343,3 bilhões, ao passo que a proporção da população classificada como pobre reduziu cerca de 10 pontos percentuais.

A evolução dos investimentos públicos federais nos últimos anos, segundo Humberto, teve consequência direta na mudança de vida dos cidadãos de todas as regiões do país. O parlamentar ressalta que o Coeficiente de Gini, que mede a concentração de renda familiar per capita, também diminuiu significativamente no período de gestão petista: de 0,5942 em 2002 para 0,5227 em 2014.

“O estudo concluiu que os gastos com transferências sociais diretas foram responsáveis por uma parcela de 47% da redução da desigualdade de renda e 32% da melhoria da proporção da pobreza, resultando na saída de 6,8 milhões de pessoas da pobreza. Era algo inimaginável no Brasil, sempre tão desigual”, afirmou.

A Secretaria do Tesouro Nacional analisou o gasto social brasileiro a partir de 2002 em sete categorias: assistência social; educação e cultura; organização agrária; previdência social; saneamento básico e habitação; saúde; e trabalho e emprego. A construção dessa série de tempo criou uma impressionante base bruta de dados com quase 430 mil registros contábeis.

Diante da análise, o senador destaca que, em linhas gerais, observa-se crescimento expressivo do gasto social direto ao longo do tempo, com aumento próximo a 3 pontos percentuais do PIB quando se comparam os patamares de 2002 e de 2015. Os investimentos em educação e cultura e em assistência social, além da ampliação de dispêndios com previdência social, chamaram a atenção da STN.

“A pesquisa apenas reforça o que sempre afirmamos: programas como o Pronatec, o Fies e o Bolsa Família tornaram melhor a vida dos brasileiros, principalmente os mais desfavorecidos economicamente. É isso que sempre buscamos e, agora, cobramos desse governo elitista e golpista de Temer", disparou.

Lula.com.br

Comentários

As Mais Visitadas

Mari e mais cinco prefeituras da Paraíba têm contas bloqueadas pelo TCE

O não envio de prestações de contas, relativas ao exercício de 2016, levou o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba a determinar, na manhã desta quarta-feira (19), o bloqueio  das contas bancárias das prefeituras de Catingueira, Lastro, Mari, Natuba, Santa Helena e Sousa. O bloqueio foi comunicado na abertura da sessão plenária pelo conselheiro presidente André Carlo Torres e também se aplica, pelo mesmo motivo, às câmaras municipais de Diamante, Mari e Pilões. O prazo para entrega da documentação se expirou em 31 de março. As prefeituras de Mogeiro e Diamante, por haverem remetido seus balancetes de fevereiro/2017, tiveram suas contas desbloqueadas; como aconteceu, igualmente, com a prefeitura de Santa Helena, por enviar sua PCA/2016. Paraiba Já

Deputado paraibano comenta protesto em frente ao seu apartamento: “insignificante”

O deputado federal Benjamin Maranhão (SD), comentou, nesta tarde, o protesto feito por simpatizantes da presidente Dilma Rousseff (PT) em frente ao edifício em que mora, no Altiplano Cabo Branco, em João Pessoa. Segundo o parlamentar, apesar do barulho feito, a manifestação foi “insignificante”. “Isso é uma questão da democracia. Quem estiver na política tem que estar pronto para o aplauso e para a vaia, não há o que esperar de outra forma. A única coisa que eu coloco nisso é a questão da liberdade individual. Você não pode estar indo na porta da casa dos outros, num condomínio principalmente, pois não mora só eu aqui, existem senhoras lá que até levaram susto com zoada, mas foi uma manifestação minúscula”, disse. “Tinha pouca gente, sem muita representatividade, fora o incômodo que foi gerado pelos meus vizinhos que nada têm a ver ...

Será realizado hoje em Mari o 1º Encontro Literário

Venha participar do nosso 1º Encontro Literário a ser realizado no dia 28/11/2015 (Sábado), a partir das 08:30h, na Escola Estadual Augusto dos Anjos, à Rua Antônio de Luna Freire, em frente a antiga estação ferroviária, centro, Mari-PB. Durante o evento acontecerão palestras, debates e exposição de livros e contará com a participação de integrantes do grupo Sol das Letras que reúne escritores e poetas paraibanos, bem como, se farão presentes, o Jornalista Helder Moura e o advogado Gilvam Freire, além de escritores locais e outras personalidades. Da Redação Via: Organização do Evento